Índice
Tepache é uma bebida de origem mexicana, que vem sendo consumida desde o período Pré-Colombiano Mexicano. Uma bebida fermentada com ingredientes saudáveis e saborosos, que contém probióticos que contribuem para a saúde da flora intestinal. Vamos aprender a fazer em casa?
Para restaurar a flora intestinal, é só tomar um copo de Tepache em jejum ou meia hora antes das refeições.
Saiba mais sobre como é essa bebida, quais são as suas propriedades e benefícios e aprenda a fazer o Tepache tradicional e suas outras versões, com as informações que seguem:
{index}
O abacaxi, que é um de seus principais ingredientes, tem várias propriedades benéficas para a saúde: é fonte de fibras, vitaminas A, C, do complexo B, magnésio, cobre, cálcio, manganês e ferro.
É uma fruta com propriedades digestiva, desintoxicante, anti-inflamatória, cicatrizante, antioxidante, emagrecedora e diurética.
Os benefícios desta fruta para nossa saúde são vários, tais como: promove a limpeza dos rins, elimina o excesso de líquidos no organismo e”queima” gorduras no corpo.
O tepache possui baixo teor alcoólico, parece com a cerveja, porém é doce.
Possui uma coloração de âmbar e no México, para fazer essa bebida, é utilizado piloncillo, açúcar típico da América Central parecido com a rapadura.
Outros ingredientes básicos do Tepache são além do abacaxi, a cerveja, a canela em pau e outras especiarias, que podem ser o cravo e a pimenta.
A palavra “Tepatti” tem origem do idioma náhuatl e significa “bebida de milho”, pois em tempos remotos era feita com milho.
Esta bebida mexicana proporciona várias propriedades e benefícios para nossa saúde, veja logo mais a seguir.
O Tepache é uma bebida com pouco teor alcoólico, com porcentagem por volta de 1%, de álcool, por conta da fermentação. É boa bebida para saciar a sede e refrescar do calor, mas além disso tem propriedades que favorecem a saúde, trazendo vários benefícios para o corpo.
Confira quais são as propriedades e os benefícios do consumo de Tepache.
Recomenda-se beber um copo de duas à três vezes por semana.
O tepache pode ser feito com a adição de cerveja, para reforçar o processo de fermentação, entretanto aumenta um pouco mais o teor alcoólico. Ma essa bebida pode ser feita também sem a cerveja, fica na preferência de cada um.
Quando o Tepache fica no ponto da fermentação, se forma um mofinho (uma espécie de espuma meio sólida e esbranquiçada) na superfície, que deve ser retirado.
A fonte da qual é baseada esta receita é o livro Diana Kennedy’s Recipes from the Regional Cooks of Mexico.
Ingredientes
Observação
Por amor aos animais segue indicação de algumas marcas de cervejas que não têm ingredientes de origem animal, como ocorre com as marcas das grandes empresas de cervejas que conhecemos e que patrocinam rodeios, vaquejadas ou eventos cuja diversão fica às custas do sofrimento e da exploração animal.
As Marcas de cervejas veganas brasileiras são Coruja, Madalena, Backer, Tupiniquim e Germania e as marcas de cervejas veganas estrangeiras à venda no Brasil são Corona extra, Pilsner Urquell, Stella Artois, Samuel Adams e Pabst Blue Ribbon.
Preparo
Corte a base e a coroa do abacaxi.
Lave bem o abacaxi com casca em água corrente.
Corte-o em cubos de 3 cm, com a polpa e casca.
Coloque o abacaxi cortado em um recipiente grande de vidro, barro ou de cerâmica.
Amasse os temperos e junte ao abacaxi, adicionando 8 xícaras de água e misture.
Cubra o recipiente com um papel toalha ou pano de prato bem limpo e prenda-o com um elástico em volta do boca do recipiente.
Coloque-o em lugar com uma temperatura morna, a temperatura ideal é entre 23 a 30 C, para ajudar a mistura a fermentar, ficando borbulhante na superfície.
A fermentação ocorre aproximadamente em 3 dias, dependendo da temperatura.
Em uma panela de barro coloque 1 e 1/2 xícara de água com 500 gr de rapadura ou açúcar mascavo e leve ao fogo, mexa bem para dissolve-lo.
Deixe esfriar.
Despeje essa água açucarada ao recipiente com o abacaxi fermentando e adicione a cerveja vegana e misture bem.
Cubra novamente e deixe fermentando por mais 2 dias, até completar a fermentação.
Coe a bebida, coloque em garrafas ou potes de vidro e os conserve tampados, para manter a bebida gaseificada.
Mantenha na geladeira, para tomar geladinho.
Informações adicionais
O Tepache começará o processo de fermentação após o primeiro dia.
Coe o Tepache com uma peneira ou coador de voal 100% algodão.
Para o Tepache ficar com uma textura mais suave, pode ser necessário coá-lo mais uma vez.
Variações desta receita
Na hora de acrescentar o abacaxi, pode-se adicionar outras frutas, fazendo as seguintes combinações:
laranjas e tamarindo
maçãs e peras
abóbora crua
Esta versão do Tepache não tem cerveja e nem vai ao fogo, confira:
Ingredientes
Material necessário
1 frasco de vidro (do tamanho que caiba o abacaxi com 1 litro de água).
Modo de preparo
Descasque e corte o abacaxi em pedaços.
Coloque as cascas e os pedaços da polpa do abacaxi dentro do frasco de vidro com a canela em pau, o açúcar mascavo e a água.
Mantenha o frasco bem tampado, com um pano limpo preso com um elástico, para que o Tepache fermente e fique protegido da entrada de impurezas.
Guarde o frasco dentro de um armário por 4 dias para fermentar, esta é a primeira etapa da fermentação.
Após os 4 dias, coe a mistura e despeje a bebida em uma garrafa, e tampe bem, este é o início da segunda etapa da fermentação.
Mantenha a bebida mais dois dias dentro do armário.
Após isso, retire a garrafa do armário e a bebida está pronta para consumo.
Mantenha o Tepache na geladeira em recipiente tampado.
Informações Adicionais
Se preferir, pode fazer esta bebida somente com as cascas do abacaxi.
No lugar da água pode colocar água de coco.
Neste caso, não precisará de 4 dias para a primeira fermentação e mais dois para a segunda, somente 2 dias para primeira fermentação e mais 2 dias para a segunda.
Não jogue fora a polpa e nem as cascas do abacaxi utilizadas para preparar a bebida, pois poderão ser usados para fazer novas bebidas ou em receitas culinárias.
Para novas fermentações é só seguir as etapas já descritas, acrescentando água ou água de coco, com uma diferença, só serão necessários apenas 2 dias para a primeira fermentação e mais 2 dias para a segunda.
Guarde a bebida na geladeira para parar o processo de fermentação, caso contrário, virará uma bebida alcoólica e se ficar mais tempo fora da geladeira se transformará em vinagre.
A fermentação da bebida “neutraliza” o açúcar, por isso quando se usa a água de coco, no lugar do açúcar, diminui pela metade o tempo de fermentação.
Se puder utilize abacaxi orgânico, é mais saudável, pois não tem agrotóxicos.
Agora, aprenda como fazer o Tepache tradicional e uma versão sem açúcar, veja os ingredientes e em seguida assista o vídeo mostrando o passo a passo das receitas.
Ingredientes
Ingredientes
Este vídeo do canal Seja Leve mostra como fazer duas versões deliciosas e saudáveis do Tepache, uma feita com açúcar mascavo e outra com água de coco.
Confira, vale a pena aprender!
Com todas estas opções não tem como não saborear esta bebida e desfrutar de seu sabor e refrescância, ainda mais que estamos no Verão!
Aproveite que você já sabe como faz o Tepache e refresque-se com essa deliciosa bebida probiótica!
Talvez te interesse ler também:
10 RECEITAS DE ÁGUA AROMATIZADA
COQUETEL SEM ÁLCOOL: 10 RECEITAS PARA BEBER O QUANTO QUISER
Categorias: Receitas saudáveis
Publicado em 10/05/2021 às 2:00 pm [+]
goste da fermentação de abacaxi agora que estou aprendendo sobre fermentação