Índice
Ras el hanout é uma mistura de especiarias típica da culinária do Oriente Médio e do Norte da África, cujo nome significa algo como “o top da loja”, ou seja, o melhor que o comerciante pode oferecer.
{index}
Embora seja uma mistura tradicional da culinária árabe, é muito comum na cozinha muçulmana e é ícone da culinária marroquina, cuja combinação é formada por ingredientes afrodisíacos.
O Ras el hanout é picante, tem nuances sutis de uma fragrância floral dentro de um sabor robusto e ao mesmo tempo doce. É composto por vários ingredientes que podem ou não ser utilizados em sua totalidade e, a preparação, varia de região para região. No entanto, os ingredientes mais utilizados para preparar este tempero são:
Além dos ingredientes tradicionais, ele pode ainda levar ingredientes exóticos como pétalas de rosas, açafrão espanhol, pimenta “cubeba”, lavanda e outros.
O Ras el hanout é extremamente versátil, sua cor levemente dourada dá coloração a preparações como tagines, arroz, cuscuz, leguminosas e vegetais. Também pode ser utilizado no preparo de legumes assados como por exemplo batatas, abobrinhas e berinjelas.
Apesar da lista de ingredientes ser bem extensa, uma receita simples de Ras el hanout leva apenas os seguintes ingredientes:
Modo de preparo:
Armazene em um pote de vidro hermeticamente fechado, podendo ser conservado por até um mês. Capaz que antes mesmo deste prazo, terá utilizado em quase todas as suas receitas. Bom apetite!
Talvez te interesse ler também:
ERVAS, ESPECIARIAS E TEMPEROS: O QUE COMBINA COM O QUÊ
COMO CONSERVAR ERVAS AROMÁTICAS E FAZER TEMPEROS SAUDÁVEIS
10 ESPECIARIAS QUE QUEIMAM AS CALORIAS
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER