Índice
Com esse friozinho, o nosso paladar parece que pede algo mais adocicado, não é mesmo? Doce e quente! Nada melhor para satisfazer essa combinação do que a tradicional canjica.
Muita gente pensa que a canjica é um prato tipicamente brasileiro, mas ele também é encontrado em vários países da América Latina.
A canjica, também conhecida como mungunzá no Nordeste, e é uma iguaria popular feita de grãos de milho branco.
Em apenas 100 g de canjica, são encontrados vários nutrientes: proteínas, vitaminas, fósforo, zinco e ácido fólico. Confira algumas de suas propriedades nutricionais e benefícios:
Ajuda o cérebro a manter-se saudável e é responsável pela formação de outras células do corpo.
Fonte de energia para o organismo, garante a saciedade, evitando comer alimentos fora de hora.
As fibras fazem o intestino funcionar, evitando a constipação. Aumentam a sensação de saciedade, ajudando no emagrecimento. As fibras também ajudam a controlar a diabetes, pois diminuem os níveis de açúcar no sangue.
As vitaminas do complexo B encontradas na canjica são: B1, B2, B3, B5 e B6, as quais contribuem para o bem-estar do corpo e da mente.
As proteínas auxiliam o crescimento e reparação dos tecidos, a produção de hormônios, enzimas e anticorpos.
A canjica doce é um prato muito popular nas festas juninas e julinas de todo o Brasil. As receitas podem variar bastante, mas todas são saborosas! Vamos aproveitar este inverno para mexer a canjica?
Aqui vão as dicas gerais sobre o modo de fazer canjica. Abaixo seguem algumas receitas específicas.
Primeiramente, lave a canjica em água corrente, usando as mãos para ajudar a eliminar a água branca que vai sair. Use um escorredor de arroz ou de macarrão ou uma peneira para ajudar nesse procedimento.
Claro que é bem mais fácil cozinhar a canjica na panela de pressão. Se você for utilizá-la, coloque água suficiente para cobrir a canjica, cerca de 2 litros de água. Cuidado para não deixar a água ultrapassar o limite indicado na panela! Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos. Após esse tempo, abra a panela (com toda a segurança) e verifique se os grãos estão cozidos. Se a canjica ainda estiver um pouco dura, coloque mais água e volte com a panela para o fogo por mais uns 15 minutos.
O cozimento depende do seu gosto: mais cozida ou mais durinha.
Se você não tem uma panela de pressão, não se preocupe: você também poderá fazer a sua canjica. Para um pacote de canjica, que tem 500 g, há gente que deixa os grãos de milho branco de molho na água por 24 horas. Mas, deixando a canjica de molho por 12 horas, ela já amolece bem. Escorra a água. Após essa etapa, é hora de cozinhar a canjica. Cozinhe-a em uma panela normal, enchendo sempre de água quente para não deixá-la secar.
A dica para apurar o sabor da canjica seja na pressão, seja na panela comum é adicionar o cravo e a canela durante o cozimento.
Essa receita é a mais tradicional, muito popular em todo o Brasil e na América do Sul.
Os ingredientes são:
Não tem muito segredo. É cozinhar a canjica na pressão por aproximadamente 40 minutos, acrescentar os demais ingredientes e deixar ferver sem pressão por mais uns 15 minutos. O cravo e a canela dão um gostinho todo especial para a canjica. A canela em pó deixa o prato mais bonito. Use-o a gosto.
Confira no vídeo a seguir essa receita de canjica simples e fácil de fazer da Marilene Sarah Fialho:
Ingredientes:
Essa receita deixa a canjica com um sabor maravilhoso, bem puxado pro coco! E ainda fica bem cremosa! A única ressalva é a quantidade de açúcar que, 1 xícara de chá da receita, pode ser reduzida ou eliminada dado que o leite condensado já é bastante doce. Fica a teu critério. Confira a receita no vídeo:
Ingredientes:
Você pode comprar um pacote de amendoim e torrá-lo no fogo. Após torrado, lembre-se de tirar a casca do amendoim. Depois é só batê-lo no liquidificador.
Uma dica para quem não tiver tempo ou paciência de fazer o procedimento é comprar paçoca e esfarelar sobre a canjica já pronta, mas lembre-se da questão açúcar e o diminua da receita.
Também é possível já comprar o amendoim já torrado e sem casca. Daí, em casa, é só triturá-lo no liquidificador ou no processador.
Há quem prefira servir o amendoim individualmente.
Confira o vídeo com a receita do Alessandro Dutra do Nascimento, que tem a vantagem de ser genuína porque não leva leite condensado:
Ingredientes:
Com creme de leite, leite condensado e leite de coco, essa receita é pura cremosidade! Quer aprender a fazer esse creme de canjica? Confira no vídeo:
Quem é vegano também pode e deve comer canjica!
Ingredientes
Resíduos de leite de amêndoas ou paçoca esfarelada.
A dica aqui é no lugar do leite de amendoim usar leite de coco caseiro, leite de amêndoas ou leite de soja.
Siga o vídeo desta receita que é do Canal Presunto Vegetariano:
A canjica pode ser servida quente ou gelada. Se gostar, salpique canela em pó quando for servi-la ou amendoim torrado ou paçoca esfarelada.
Não tem desculpa para não comer canjica este ano! É fácil de fazer, é nutritiva e simplesmente é uma delícia!
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER