Índice
O arroz é uma das nossas comidas do dia a dia pois constitui a base da nossa alimentação. Bem por isso, acontece muitas vezes de sobrar arroz na geladeira. O que fazer? Arroz de forno, é claro! Neste conteúdo veremos algumas das receitas mais procuradas de arroz de forno (tradicional, cremoso e com molho de tomate, entre outras) para dar uma segunda chance às sobras. Vamos lá?
A primeira receita foi extraída do livro Bonito, Barato e Gostoso do cineasta (e chef) Pedro Asbeg. Neste livro, Pedro ensina várias receitas para reaproveitar alimentos, dividindo as receitas nos itens que mais acabam sendo desperdiçados: pão, arroz, macarrão, batata, carnes e outros alimentos variados.
O arroz é um clássico do reaproveitamento, como diz Pedro. E para fazer com ele dure mais na geladeira, a dica é guardá-lo na geladeira em recipiente bem fechado, logo após ele ter sido cozido. Arroz temperado com cebola, alho, etc dura menos. Leia abaixo nossa receita de arroz mais simples, saudável e fácil do mundo.
COMO FAZER ARROZ: A RECEITA MAIS SIMPLES DE TODAS
Uma outra dica para quando for reaproveitar o arroz, é retirá-lo da geladeira uma meia hora antes de começar a preparar a receita.
Ingredientes
Modo de fazer
Em uma pequena travessa de vidro (refratário), coloque o arroz, a ervilha e a sardinha, fazendo escorrer o seu excesso d’óleo.
Misture tais ingredientes com delicadeza.
Acrescente a páprica, a pimenta-do-reino, ajuste o sal e regue tudo com azeite.
Leve a travessa ao forno pré-aquecido 220°C por apenas 10 minutos.
Se o arroz resultar um pouco ressecado, regue-o com um pouco mais de azeite e sirva imediatamente.
Vamos ser sinceros: o arroz de forno tradicional para muita gente é aquele feito de mix de legumes em latinha + salsicha ou bacon ou presunto picados. Nosso site não é, digamos, nem vegetariano nem vegano mas realmente a carne vermelha, principalmente estas embutidas (presunto, salsicha, bacon, salame, chouriço) não são nada saudáveis: O consumo de carne provoca câncer: o alerta chocante vem da OMS.
Sendo assim escolhemos a receita da Mussinha, no vídeo abaixo, que é muito simples e saudável feita de legumes frescos como berinjela e tomate, além de temperinhos também frescos e deliciosos. Confiram:
Como ensina essa receita da Band, você pode fazer um arroz de forno cremoso, sem ter que usar presunto.
Os ingredientes são
A receita rende bastante (6 porções), então você pode reduzir as medidas ajustando a receita conforme tuas necessidades, e também reaproveitando o que tiver em casa. Veja aqui o vídeo da Band que mostra o modo de fazer. Praticamente basta misturar todos os ingredientes e levar a mistura ao forno em um refratário por 30 minutos.
Se sobrar arroz e molho de tomate, misture tudo, dê uma renovada no sabor e leve ao forno. Um outro clássico do reaproveitamento em nossa cozinha é o molho de tomate. Então lá vai a receita:
Ingredientes:
Utilize a sobra de arroz que está dando sopa na geladeira e, a olho, misture o molho de tomate que também sobrou. Você pode dar uma revigorada no seu sabor acrescentando temperos como:
Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Unte um refratário e reserve.
Se tiver pouco molho pra muito arroz, acrescente por exemplo azeite de oliva ou umas colheres de requeijão, creme de leite ou mesmo maionese. Confira a consistência e acrescente, se for do teu gosto, muçarela ralada ou queijo tipo parmesão. Corrija o sal e leve a mistura para o refratário que irá ao forno por uns 20 ou 30 minutos. Cubra o refratário com papel alumínio para evitar que o arroz se seque muito e retire o papel ao final do cozimento para dar aquela gratinada final se tiver acrescentado o queijo por cima.
Essa receita super colorida vai dar água na boca de quem gosta de cogumelos. Ela leva cebola-roxa, alho-poró, brócolis, cenoura e pimentões coloridos. Confira a receita do Canal DeThales
E para fechar com chave de ouro as nossas receitas de arroz de forno, deixamos com vocês esta receita do chef e dono do restaurante vegetariano Goa, Augusto Pinto, que faz um arroz especial, que leva castanhas e shimeji. Para quem gosta deste ingrediente esta é uma iguaria, sem sombra de dúvidas. Confiram!
O importante é nunca desperdiçar alimentos. Use a imaginação e reutilize o que tiver em casa, dando sopa na geladeira. Esperamos que tenham gostado e, se quiserem saber mais receitas para fazer com sobras, leia também:
SOBROU ARROZ E FEIJÃO? 8 RECEITAS VEGANAS PARA FAZER COM SOBRAS
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER