Índice
Quem não conhece o falafel, em árabe فلافل, maravilha culinária do Oriente Médio – hoje consumida no mundo inteiro – não sabe que delícia está perdendo. São bolinhos fritos feitos de grão-de-bico ou de fava, geralmente temperados com alho, cebola, coentro, cominho, ás vezes uma pitadinha de canela para quem gosta, salsinha, etc.
O falafel é muito apreciado por vegetarianos e veganos, é saudável para além de gostoso pois é cheio o GRÃO-DE-BICO de BENEFÍCIOS E PROPRIEDADES CURATIVAS.
Não vou dizer que falafel é fácil de fazer. Difícil não é tampouco. É, digamos, um pouco trabalhoso, mas garanto que o sabor caseiro compensa. Vamos à receita?
A primeira coisa a se fazer é se lembrar um dia antes de fazer o falafel porque é preciso deixar o grão-de-bico de molho, em abundante água numa tigela grande, da noite para o dia (12 hs).
No dia seguinte vamos bater este grã-de-bico, cru. Use mixer ou liquidificador. Bata em pequenas partes (até para não estragar o liquidificador) e vá acrescentado os temperos (cebolas, etc) juntamente com o grão-de-bico sempre em partes. Os temperos como a cebola, soltam água e ajudam a bater mais facilmente.
Depois de ter batido o grão-de-bico em partes, agora é hora de bater as pequenas partes tudo junto, para conseguir uma mistura homogênea e em ponto de “enrolar”.
Com a mistura pronta, homogênea e no ponto, faça bolinhas ou bolinhas achatadas.
Frite os bolinhos em óleo bem quente e pronto!
Esta iguaria fica completa se servida acompanhada de um molho fresco, tipo de iogurte como o tzatziki, ou até mesmo um vinagrete ou homus tahine.
Misture iogurte grego com folhas de hortelã, acrescente uma pitada de sal, um fio de azeite, pimenta-do-reino ou caiena em pó a gosto, ou mesmo cominho e canela em pó, se te agrada tanto o sabor do meio oriente e…
Bom apetite!
A RECEITA TRADICIONAL DE ROLINHO PRIMAVERA
SOPA DE LEGUMES, QUE DELÍCIA! 10 RECEITAS SIMPLES E LIGHT
GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER