Índice
Já falamos várias vezes aqui sobre os benefícios da sálvia, do louro, da canela e do limão – cada uma dessas plantas, de per si, é curativa com diversas ações medicinais comprovadas. Esta receita que apresentamos aqui hoje é uma daquelas boas para um montão de situações, especialmente no âmbito da desintoxicação e limpeza interna.
Talvez te interesse ler também:
Claro que, para emagrecer, a gente precisa fazer mais do que tomar chá, por mais termogênicas que sejam as ervas que o compõem – limão e canela são termogênicos consagrados – e, também é preciso melhorar a função digestiva, para que os nutrientes que ingerimos sejam melhor aproveitados – função do louro – mas, fundamentalmente, para emagrecer, é preciso limpar o organismo de resíduos acumulados (toxinas, metais pesados, etc), função para a qual a sálvia é a mestra.
A infusão que indicamos aqui – sálvia, louro, canela e limão – também é bastante diurética, ação fundamental para a desintoxicação pois, com o aumento da eficiência da função renal e urinária e o deslocamento das águas residuais para sua excreção, limpamos o organismo e renovamos as células. Afinal, somos feitos de água e alguns sais combinados, não é verdade?
Leia também:
A composição de cada chá composto, ou infusão, que pretendemos tomar, tem que ser equilibrada em suas funções medicinais para que obtenhamos o efeito pretendido.
O consumo frequente da infusão de sálvia, louro, limão e canela vai agir diretamente na redução dos processos inflamatórios que são a base dos problemas digestivos, intestinais e de acúmulo de gordura, assim como origem de diversas doenças.
Qualquer das quatro plantas necessárias para esta infusão são habituais na culinária brasileira e você poderá tê-las frescas ou secas, lembrando que a dose de ervas secas é sempre a metade daquela recomendada para as ervas frescas, por unidade de água fervente.
Para preparar esta infusão curativa, use:
As plantas são diferentes e você vai colocá-las na água, seguindo esta ordem:
Desligue o fogo e coloque o limão cortado em pedaços, com casca e tudo (se preferir, use somente o suco do limão inteiro).
Deixe o recipiente tampado por mais 5 minutos, coe e tome quente, morno ou frio, como preferir.
Adoce se quiser mas, não há benefício no adoçamento, só adequando o sabor ao seu paladar acostumado com o doce.
Para melhores resultados, tome uma xícara em jejum. Esta quantidade é suficiente para 4 dias de tratamento. Guarde o chá na geladeira.
Durante os dias em que tomar esse chá desintoxicante faça também uma dieta baseada em vegetais, para ajudar no processo de limpeza interna.
Você pode repetir esse processo sempre que sentir que está com o organismo sobrecarregado mas, não tome este chá medicinal (ou qualquer outro) por mais de 3 semanas ininterruptas pois, nosso organismo se acostuma, se adapta e os benefícios se reduzem.
Leia também:
FOLHA DE LOURO → 8 USOS ALTERNATIVOS QUE VÃO TE SURPREENDER!
DESINTOXICAR O FÍGADO TOMANDO CHÁ À NOITE – 5 RECEITAS
PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS
CHÁ MEDICINAL TEM JEITO CERTO DE SE FAZER, VOCÊ SABIA?
CHÁS DETOX → QUAIS ERVAS USAR PARA LIMPAR E DESINTOXICAR O CORPO
CHÁ DE CANELA AJUDA A PERDER PESO! BENEFÍCIOS E COMO FAZER
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER