Índice
Brusqueta é um antepasto delicioso, fácil e rápido de fazer. Ideal para oferecer antes da refeição para os convidados que chegam já famintos para o almoço ou jantar que você preparou. Mas é também um alimento que sacia, portanto pode ser servido como merenda ou refeição leve para acompanhar um vinho ou a cervejinha do happy hour.
Difusa em toda Itália, a bruschetta tem origem em Nápoles. Vem dos camponeses napolitanos que inventaram essa “técnica” para conservarem o pão que vem “bruscatto” – torrado – para durar mais.
Hoje se usa mais como antepasto e existem realmente 1001 maneiras de fazer brusquetas, usando a imaginação e o que tiver em casa.
Vejamos algumas dicas de combinações para te dar várias ideias incríveis de se preparar brusquetas:
Na verdade, o que tiver em casa está bom, inclusive aquele que está ficando duro e indo para o lixo. Se for comprar, fica melhor com pães tipo baguete, mas até com pão de forma se pode fazer e claro, com pão italiano, integral, feito em casa…
Este é o passo a passo básico que será usado em qualquer receita:
Assim que retirar o pão do forno, esfregue um alho cortado ao meio (com a parte onde se fez o corte) sobre o pão. Coloque uma pitada de sal por cima e um fio de azeite de oliva. Pronto! Dos Deuses!
A receita básica e originalíssima é a de brusqueta com tomate, ou seja, a brusqueta tradicional, verdadeira italiana.
Pizzaiola é o nome que se dá a uma mistura de tomate, azeitona, orégano e alcaparras:
Gorgonzola é um queijo que fica ótimo em brusquetas e existem mil maneiras de usá-lo. Gorgonzola com mel é uma combinação incrível:
Faça as brusquetas como indicado no procedimento básico. Retire o pão do forno, passe uma camada de gorgonzola por cima e volte-o ao forno por alguns segundos para que o gorgonzola gratine um pouquinho. Retire a brusqueta do forno e coloque um fio de mel por cima.
O mesmo escrito acima serve para marmeladas e geleias. Um sabor doce combina com o gorgonzola. Pode ser geleia ou marmelada de morango, mirtilo, amora… O gorgonzola também combina com um fio de aceto balsâmico porque tem um toque doce.
É a receita mais simples e para aqueles que adoram o sabor do gorgonzola. Siga o quanto escrito acima e salpique pimenta-do-reino por cima antes de servir a brusqueta.
O mesmo procedimento de fazer a brusqueta: retirar o pão do forno e voltar o pão ao forno com a gorgonzola espalhada por cima para dar aquela gratinada especial! Retire a brusqueta do forno e acrescente folhas de rúcula antes de servir. Fica realmente muito bom!
Radicchio é uma espécie de chicória de cor roxa. Nas cidades grandes é fácil de achar até nas feiras, nas cidades pequenas talvez seja mais difícil.
Para fazer uma brusqueta de radicchio com gorgornzola, que é uma combinação boa demais, siga o procedimento abaixo.
Outra combinação incrível é o gorgonzola com nozes. Depois de ter levado a brusqueta com o gorgonzola por cima para a gratinada final, retire-a do forno e polvilhe nozes grossamente picadas por cim para dar aquele toque e crocanteza à tua brusqueta.
As nozes também podem ser colocadas na receita de radicchio com gorgonzola acima.
Você pode usar qualquer creme de queijo (tipo Philadelphia) para fazer tuas brusquetas. Muitas pessoas não gostam de gorgonzola então aqui vai uma opção, digamos, suave. Você pode simplesmente temperar o creme de queijo com páprika e cebolinha fresca, como na foto. Mas veja abaixo, outras combinações possíveis:
Assim como no caso do gorgonzola, retire as brusquetas um minutinho do forno, passe o creme do queijo por cima e volte ao forno por uns segundos para dar uma gratinada. Retire-as do forno e acrescente as azeitonas pretas, sem caroço e cortadas, antes de servir.
O mesmo se pode fazer utilizando umas folhas de rúcula antes de servir a brusqueta.
Use tomates picados em quadradinhos. Coloque-os por cima da brusqueta com creme de queijo e salpique uma pitadinha de sal, pimenta-do-reino e salsinha picada (se gostar).
Neste caso, não precisa voltar a brusqueta ao forno. Creme de queijo e guacamole combinam. Use a receita original do guacamole, ou seja, apenas o abacate amassado ou batido e temperado com suco de limão, sal e azeite.
Leia também: GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES
Faça o procedimento básico, passe o creme do queijo sobre a brusqueta e acrescente abobrinhas raladas na parte mais grossa do ralador ou cortada em tiras bem fininhas. Uma piadinha de sal por cima. Retorne ao forno para gratinar um segundando e sirva!
Basta colocar tomates secos picados junto ao creme de queijo para servir esta iguaria. Fica bom temperado com orégano e, neste caso, pode-se passar o alho no pão antes de preparar.
Clique aqui para ler as receitas: SUPER IDEIAS PARA COZINHAR PIMENTÃO
Aqui você pode usar lascas de abobrinha com queijo, como na foto acima, o pesto de abobrinha ou as abobrinhas ao forno misturadas com um creme de queijo.
As duas útimas receitas podem ser lidas neste artigo aqui: IDEIAS PARA COZINHAR ABOBRINHA: RECEITAS FÁCEIS E RÁPIDAS
Ficam ótimas feitas com creme de berinjela tipo baba ghanoush cuja receita você vê aqui: RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS. Ou com berinjelas em conserva, receita aqui: COMO FAZER CONSERVA DE BERINJELA (VÍDEO)
Sabe uma combinação incrível para experimentar é usar o queijo brie com alguma marmelada de fruta. Fica demais com marmelada de laranja, de amora, pitanga, ou com aquela que tiver em casa. Decore, se quiser, com sementes e frutas secas, como na foto acima.
Brotos comestíveis, ou grãos germinados, são sementes que deram início ao processo de transformação para gerar uma nova planta. São muito saudáveis pois concentram todos os nutrientes necessários para o seu crescimento. E esta maravilha fica demais em brusquetas pois dão, além de sabor e saúde ao prato, um toque especial gourmet, dada a sua beleza.
Use qualquer broto comestível para decorar e dar sabor às brusquetas feitas com queijos leves (cremes de queijo) ou com a guacamole.
Passe patê de azeitona sobre o pão torrado (brusquetado), e pronto.
É muito simples fazer patê de azeitona. Veja receitas aqui -> 5 RECEITAS de Patê de Azeitona Para Você se Deliciar
Está aí dois ingredientes que super combinam: rúcula com tomate seco. Você pode bater o tomate seco marinado para que ele vire um patê, ou cortá-lo em tirinhas e servir com umas folhinhas de rúcula em cima do pão. A combinação é perfeita.
Com o pão torrado, passe alho e óleo (como no procedimento base) e sirva com húmus tahine ou com húmus diretamente. Veja aqui -> a receita original árabe, saudável e deliciosa de húmus tahine.
É muito comum nos restaurantes italianos servirem brusqueta com patê de alcachofra mas no Brasil é raro porque alcachofras custam caro. Por isso, deixamos essa sugestão por último.
Fica muito legal fazer várias brusquetas diferentes para servir. Não é dificil. Por exemplo, depois de ter os pães brusquetados, ou seja, quase torrados, coloque os temperos por cima e volte-os ao forno nos casos das receitas com queijo ou sirva “frio” nos casos em que você usar guacamole ou rúcula.
Basicamente com pouquíssimos ingredientes (azeite, alho, azeitonas, tomates, rúcula, gorgonzola e creme de queijo) você pode fazer várias brusquetas diferentes e, claro, usando a imaginação, são infinitas as variantes que se pode criar de brusquetas. Bom apetite!
Talvez te interesse ler também:
LASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS
CHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA
16 RECEITAS DE ESPETINHO VEGETARIANO E VEGANO
Categorias: Receitas saudáveis
Publicado em 27/07/2022 às 5:53 pm [+]
[…] 25 Ideias para preparar brusquetas incríveis – greenMe […]
Publicado em 27/07/2022 às 5:53 pm [+]
[…] 25 Ideias para preparar brusquetas incríveis – greenMe […]