Sempre é bom a gente conhecer de onde vêm as nossas iguarias. E a broa de milho, salgada ou doce, aerada ou massuda, é uma delícia com café quentinho coado na hora. Neste artigo falo um pouco das origens desse pão, tão nosso, tão português, tão americano de todo o continente. A gente fala “broa de milho” mas ela, na verdade, é de fubá.
Fubá é palavra de origem africana, uns dizem que banto, outros que quimbundo mas, de qualquer maneira, fubá quer dizer “farinha fina” e, no Brasil, é da farinha finamente moída do milho que se trata. E a broa? Broa deve ser uma corruptela de “bread”, pão em inglês, suponho eu. A broa de fubá é bem brasileira, mineira de raiz.
O milho que dá o fubá, americano, possivelmente nascido no México onde a planta foi domesticada uns 7.500 anos atrás e depois disso, pelas idas e vindas indígenas, espalhou-se por todo o continente. Nossos povos originários, do Canadá ao Chile, em alguma época dos últimos 5.000 anos, já usavam milho em sua alimentação.
Mas, afinal, e a broa que é mineira mas também existe fartamente em Portugal, o que é? A nossa broa pertence às cargas de tropeiros, que entre Minas Gerais e São Paulo, plantavam milhos de maturação trimestral para poderem sempre ter pão para a viagem. Portanto, a nossa broa é pão que dura, pão de pobre que anda a cavalo pelo sertão. E tão gostosa, a danada.
Existem muitas receitas de broa de fubá, todas deliciosas, mas aqui apresento uma que me chamou a atenção por ser feita com fubá de canjica. Essa broa, broinha de fubá de canjica com queijo é uma receita da Mariza Martins, da Pão e Poesia.
Lá vai, então, a receita de “Broinhas de fubá de canjica com queijo”:
Ingredientes
2 xícaras de chá de leite
2 xícaras mal cheias de óleo
1 xícara de chá de açúcar
8 ovos
1 colherinha de café de sal (atenção ao queijo salgado, não abuse do sall)
3 xícaras de fubá de canjica artesanal (diz Mariza que, com fubá industrializado não dá certo)
1 queijo fresco pequeno ou médio, a gosto
Fubá para untar a xícara para dar forma às broinhas
Primeiro ligue o forno em temperatura de mais ou menos 250 graus Depois, bater no liquidificador o leite, óleo, ovos, sal e açúcar.
Despejar em uma bacia e misturar o fubá até dissolver bem as bolinhas, até ficar uma massa bem lisa. Quando a massa estiver completamente lisa é porque já absorveu todo o fubá.
Então, encha uma colher de massa, erga e faça como se fosse entornar. A massa, quando está no ponto, não cai rápido mas cai. Se estiver meio mole, acrescente mais,um pouquinho de fubá. Se estiver muito dura, ponha mais um pouquinho de leite.
Quando a massa está no ponto certo, esfarele o queijo com as mãos em pedaços não muito miúdos e misture delicadamente.
Unte uma xícara de chá ou coisa parecida com óleo ou manteiga, jogue um pouco de fubá, pegue mais ou menos uma colher de sobremesa de massa e despeje na xícara untada.
Chacoalhe até a broinha ficar redonda, retire o excesso de fubá e coloque na forma guardando um certo espaço, pois ela cresce bem. Repita até acabar a massa. Não precisa untar a forma. É preciso manter a xícara sempre com um pouco de fubá para formar as bolinhas.
Asse por uns 15 minutos assim e abaixe o fogo depois de começar a crescer, para secar. Nunca gasta menos de 30 minutos para assar.
Essa medida dá mais ou menos 45 broinhas. A massa pode ser guardada na geladeira por uns 3 dias sem problema.
Também vale a pena fazer essa receita gostosa para um lanche da tarde, no final de semana. Experimente!
Talvez te interesse ler também:
BRASIL É REFERÊNCIA EM SEMENTES CRIOULAS PARA AMÉRICA LATINA
BOLO DE FUBÁ COM LARANJA – UMA DELÍCIA DA NOSSA TERRA
RECEITAS SAUDÁVEIS E DELICIOSAS PARA SUBSTITUIR A FARINHA DE TRIGO
Categorias: Receitas saudáveis
Publicado em 18/07/2022 às 1:07 pm [+]
Queria receita de pão q leve não tenha farinha de trigo. Será q posso substituir a farinha de trigo por fubá de canjica?
Publicado em 19/07/2022 às 12:31 pm [+]
Experimenta pois fubá de canjica é usado para fazer broa <3