Índice
Prato amado pelos brasileiros, o purê de batatas (aquele feito em casa, não aquele pó semi-pronto) realmente é uma delícia. Mas pode ser feito com outros ingredientes que não a batata, o que é uma ótima ideia para variar o cardápio.
Veja algumas receitas super simples e fáceis de fazer. Bom apetite!
7 cenouras
1 batata grande
azeite de oliva
sal e noz moscada a gosto
Despele ou raspe as cenouras, descasque a batata e leve-as para cozinharem em água ou a vapor. A consistência do purê dependerá do quanto tempo os ingredientes ficaram cozinhando (absorvendo água). Portanto, assim que ficarem cozidas, retire-as da panela para baterem no mixer ou liquidificador. Junte um fio de azeite de oliva, sal e noz moscada a gosto e sirva.
foto: gestionedeisoffriti.com
500 gr de abobrinha
30 gr de manteiga
100 ml de leite
Queijo parmesão ralado, sal e pimenta-do-reino a gosto
Lave, retire as extremidades das abobrinhas e corte-as em pedaços grandes. Jogue-as em água fervente por 5 minutos. Retire-as da água e deixe-as escorrerem bem. Amasse-as com um espremedor de batatas ou com um garfo.
Em uma panela, junte o leite, a manteiga, o sal e a pimenta a gosto e leve ao fogo baixo por 20 minutos aproximadamente (dependendo da quantidade de água que as abobrinhas absorveram) misturando sempre para não grudarem no fundo.
No final do cozimento desligue o fogo e junte o parmesão a gosto (sem exagerar para nao retirar o sabor da abobrinha).
foto: blog.giallozafferano.it
400 gr de ervilhas congeladas
30 gr de manetiga
1 cebola fresca
100 ml de água salgada (ou se preferir com caldo “knorr” caseiro)
8 folhas de menta
Derreta a manteiga em uma panela e leve a cebola cortada finamente para dourar. Junte a ervilha, a água e as folhinhas de menta e deixe cozinhar em fogo médio por 15 minutos aproximadamente (ou o tempo indicado na confecção da ervilha).
Quando a ervilha estiver cozida, bata tudo no liquidificador ou mixer: ajuste o sal, coloque pimenta-do reino se gostar, e sirva.
foto: sweet-occasions.it
300 gr de grão-de-bico já previamente cozido
1 limão
1/2 colher de café de páprica
1/2 colher de café de culmino em pó
2 colheres de óleo de sésamo
sal e pimenta-do-reino a gosto
Misture o suco de um limão em uma tigela juntamente com as especiarias, o óleo e o sal. Misture tudo bem. Com um mixer ou liquidificador, bata o grão-de-bico e junte o creme obtido ao tempero. Sirva frio com torradinhas.
foto: cuko.com
500 gr de polpa de abóbora
2 cebolas pequenas
um raminho de alecrim
meio litro de leite
10 gr de manteiga
sal e pimenta-do-reino a gosto
Corte em pedaços a polpa da abóbora e as cebolas.
Em uma panela leve o leite para ferver e junte a abóbora, a cebola, o sal e o alecrim, levando-os para cozinharem com a panela semi tampada por 30 minutos.
Quando cozidos, bata tudo no liquidificador ou mixer. Junte a manteiga, a pimenta do reino e sirva.
foto: ricette.donnamoderna.com
1 couve-flor grande (600 gr aproximadamente)
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 ou 3 colheres de leite de soja
sal
noz-moscada (opcional)
Leve a couve-flor devidamente lavada e cortada para cozinhar al dente (ou seja, no máximo 5 minutos ou preferivelmente a vapor)
Bata em um liquidificador ou mixer a couve-flor cozida com o óleo e o leite (coloque uma colher de cada vez para regular a consistência), o sal e a noz-moscada. Leve o composto ao fogo baixo mexendo sempre para não grudar.
foto: veganblog.it
250 gr de feijão
1 cebola
5 colheres de azeite de oliva
sal a gosto
pimenta vermelha e coentro a gosto
Deixe o feijão de molho de um dia para o outro e leve-o para cozinhar na panela de pressão por aproximadamente 40 minutos, com a cebola descascada e cortada, e uma pimenta vermelha (ou meia, dependendo do gosto).
Quando cozido, bata o feijão (sem a água) no liquidificador regulando a consistência acrescentando a água do cozimento. Tempere com azeite de oliva cru e coentro (ou salsinha) fresca picadinha.
foto: cucina-naturale.it
Leia também: Chips para todos os gostos: 10 receitas alternativas para a batatinha frita
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER