Índice
Do Oriente um alimento antigo e muito nutriente, o trigo para quibe, triguilho ou bulgur, é um grão integral de trigo que não cresceu e que é submetido a um processo específico: os grãos germinados são primeiramente cozidos, depois secos e finalmente moídos para formarem pequenos pedaços semelhantes a grãos de arroz quebrados.
Este alimento concentra todas as propriedades nutritivas do cereal integral, é rico em fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, zinco, potássio, magnésio e selênio. Os benefícios para a saúde na ingestão do trigo para quibe são: controle da diabetes (a digestão lenta de cereais integrais evita picos de alta e baixa nos níveis de açúcar no sangue); peso (além de ajudar no bom funcionamento do intestino, o triguilho proporciona a sensação de saciedade por causa de suas fibras; é um antioxidante por conta do selênio e da vitamina E.
Este ingrediente é muito usado em países orientais (especialmente Turquia, Paquistão e na cozinha sírio-libanesa) e tem uma longa tradição visto que é conhecido desde o tempo dos babilônios. Pode ser usado todo dia como substituto do arroz. É importante variar!
Depois de todas estas vantagens, eis aqui três receitas para se deliciar com este Superalimento.
Ingredientes
É a receita mais comum, juntamente com o quibe, para cozinhar usando o triguilho. Mas esta é a receita original, com os ingredientes básicos e muito limão amarelo (siciliano): as outras são variações de uma tradição:
Modo de preparo
Leia a instrução na embalagem do trigo, que geralmente deve ser lavado e deixado de molho por 1-2 horas. O trigo não deve ficar muito mole, deve ser um pouco crocante. Esprema o excesso d’agua com as mãos.
Junte os outros ingredientes, deixe pegar o sabor e sirva. O tradicional tabule tem mesmo o sabor acentuado do limão. E quer coisa mais saudável?
foto: wikipedia.org
Ingredientes para 6 pessoas
Para o guisado de grão-de-bico
Modo de preparo
Pique a cebola e o alho finamente e leve-os ao fogo baixo por 3-4 minutos com o alecrim, até ficarem levemente dourados.
Adicione o grão-de-bico cozido com os tomates pelados, a pimenta e uma pitada de sal. Deixe cozinhar por cerca de 25-30 minutos em fogo baixo. Quando cozido, conserte o sal.
Enquanto isso, prepare o triguilho. Pique a cebola e a deixe dourar levemente em um pouco de azeite. Adicione a folha de louro, o trigo para quibe, 400 ml de água e sal; cubra e cozinhe em fogo baixo por cerca de 15 minutos, até que a água tenha secado e o trigo para quibe esteja macio. Se necessário junte um pouco mais de água.
Coloque o trigo ainda quente, ao centro de um prato e o guisado de grão-de-bico em volta. Repita a mesma operação com as outras porções e sirva.
foto: cuninanaturale.it
Ingredientes para 2 pessoas
Lave as abobrinhas. Leve-as ao fogo por 10 minutos em água fervente com sal, escorra e deixe-as secar em papel toalha ou pano de prato. Quando elas estiverem frias, retire as suas extremidades, corte-as ao meio no sentido do comprimento e use uma colher de esvaziá-las.
Aqueça duas colheres de sopa de azeite em uma panela, adicione a cebola picadinha, a polpa da abobrinha retirada anteriormente, as azeitonas e as alcaparras, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo.
Leve o trigo para quibe para cozinhar em água fervente e salgada, por 10-15 minutos, experimente e, se cozido, retire do fogo e lave-o em água fria corrente.
Em uma tigela grande misture o trigo, o recheio da abobrinha cozinha, o provolone, o parmesão e as folhas de tomilho, o sal e misture levemente.
Use essa mistura para encher as abobrinhas, coloque-as em uma assadeira untada com óleo.
Asse em forno a 170 graus por cerca de 15 minutos.
foto: mentaeliquirizia.com
Talvez te interesse ler também:
SALADAS NO POTE DE VIDRO: RECEITAS GRINGAS
RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS
12 RECEITAS DE ESPETINHO VEGETARIANO PARA O CHURRASCO
IDEIAS PARA COZINHAR ABOBRINHA: RECEITAS FÁCEIS E RÁPIDAS
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER