Índice
Vamos aproveitar a época da abóbora (que vai de março a agosto) e fazer várias receitas deliciosas para desfrutar de todos os seus benefícios e sabor?
A abóbora é um alimento rico em vitaminas A, B1, B2 e C, e contêm fibras, fósforo, ferro e magnésio. Além de ser um alimento super saudável e pouco calórico, é uma delícia e pode ser usado de diversos modos. Seu sabor levemente doce agrada também aos pequenos. Então, mãos à obra que a família inteira vai gostar!
Prepare a massa para a sua torta como de costume. Uma receita muito simples é misturar 250 gr de farinha de trigo, 2 colheres de sopa de azeite extra-virgem e apenas água suficiente para obter uma massa lisa e homogênea, para ser espalhada em uma assadeira coberta com papel de forno.
Para preparar o recheio da torta, doure no azeite extra-virgem uma cebola pequena e um pedaço de alho-poró cortados em tiras. Junte 400 gr de abóbora (somente a polpa já limpa, descascada e cortada em cubos pequenos) e deixe cozinhar com uma pitada de sal em uma panela tampada, no fogo bem baixo. Vire de vez em quando para não queimar. Se o seu fogo baixo for alto, coloque um pouquinho de água para evitar que se queime. Quando a abóbora estiver cozida, espere que o recheio se esfrie e coloque-o sobre a massa para ir ao forno. Adicione seus ingredientes preferidos: champignons, azeitonas, pimenta-do-reino em pó ou parmesão ralado em cima, se preferir. Asse a torta no forno a 180 °C por cerca de 25-30 minutos, até dourar.
Você pode fazer essa receita com a abóbora que sobrou de um outro prato ou cozinhá-la especialmente para esta.
Cozinhe 250gr de abóbora com pouca água em panela tampada e fogo baixo, juntamente com meia cebola média cortada em quadradinhos.
Enquanto a abóbora cozinha, corte 100gr de champignon e leve em uma frigideira para dourar juntamente com um fio de azeite, um dente de alho pequeno, sal e pimenta-do-reino a gosto.
Bata 100gr de avelãs no liqüidificador ou mixer, até obter um pó. Leve o pó para tostar em uma frigideira antiaderente com uma colher de azeite em fogo médio por 3-4 minutos.
Quando a abóbora estiver cozida, bata-a no liqüidificador e depois junte o champignon, as avelãs, 70 gr de parmesão ralado e um potinho (ou menos, regule a consistência) de iogurte natural desnatado ou iogurte vegetal, até obter a consistência desejada.
O patê pode ser usado quente: para condimentar pastas (macarrão, etc) ou frio: para ser passado em torradinhas.
fonte foto: myrecipes.com
Descasque e corte a abóbora em fatias finas, com uma espessura de poucos milímetros. Tempere com sal e azeite. Cozinhe em uma assadeira forrada com papel manteiga no forno a 180°C por cerca de 40 minutos, ou até ficarem crocantes.
fonte foto: mercadocalabajio.com
Para 6-8 pessoas:
Cozinhe a polpa da abóbora a vapor ou em panela tampada no fogo bem baixo. Deixe-a esfriar e bata a abóbora com o tomate, a cebola e o alho. Adicione uma fatia de pão velho amolecido em água, duas colheres de sopa de azeite de oliva. Tempere com sal e pimenta. Deixe repousar o gazpacho de abóbora por pelo menos 2 horas antes de servir. Decore cada prato com salsinha, croutons e alguns cubinhos de pimentão vermelho.
Para preparar um risoto de abóbora para 4 pessoas você vai precisar de:
Coloque a água para ferver (com uma colher de chá de sal ou um caldo de legumes*) e quando ferver abaixe o fogo e comece a fazer o risoto. Primeiro coloque a cebola para dourar em uma panela tipo wok. Junte o arroz e deixe-o tostar bem, mexendo sempre. Uma vez tostado, junte a abóbora e vá acionando a água fervendo em fogo baixo, aos poucos, com uma concha, e mexendo sempre, em fogo médio. Quando a água estiver quase secando, junte outra concha d’água e vá procedendo assim até que o arroz esteja cozido al dente. Nesse ponto desligue o fogo, junte a salsa, a noz moscada, o parmesão ralado e sirva.
Se a abóbora estiver cortada grande o arroz vai cozinhar e abóbora não. Então, uma outra opção é dar uma leve cozida na abóbora antes de levá-la ao fogo com o arroz, uns 10 minutos. A abóbora não deve desaparecer e virar uma sopa. Deve ficar uns pedacinhos pequenos.
Veja aqui como fazer caldo de legumes “Knorr” caseiro.
Uma opção muito fácil para se cozinhar abóbora em um prato light, saudável e gostoso.
Para 4 pessoas:
Faça dourar a cebola cortada em pedacinhos no azeite extra-virgem. Junte a abóbora, sem casca e sem sementes, cortada em pedaços pequenos e também as batatas, cortadas e descascadas. Deixe que cozinhem em fogo bem baixinho. Junte pouco-pouco de água, somente para que não grudem no fundo da panela. O próprio vegetal solta sua água por isso, não precisa acrescentar muita água. Acrescente algumas “agulhas” de alecrim e sal a gosto. Se não gostar de alecrim (mas vai por mim que é bom), deixe para temperar a sopa no final com noz-moscada e ou pimenta do reino em pó.
Depois que a abóbora e a batata estiverem cozidas, bata tudo no liquidificador ou mixer e sirva quente.
foto: salepepe.it
Tão simples que voce não vai acreditar:
Depois de lavada, descascada e limpa, corte a abóbora em fatias de 1,5 cm de espessura. Cozinhe-as ao vapor por uns 10 minutos e disponha os pedaços cozidos, um ao lado do outro, em uma travessa untada de azeite. Polvilhe por cima dos pedaços, uma pitada de sal, o queijo e por último a farinha de rosca. Leve a travessa ao forno pré-aquecido a 200° por 15 minutos. Sirva quente.
Muito fácil! Basta limpar e cortar em cubos a abóbora (calcule a quantidade dependendo do número de pessoas que irão comer) e leve-as para cozinhar em água fervente por poucos minutos (deve ficar al dente). Tempere com azeite, limão, sementes de sésamo, sal, noz-moscada, pimenta-do-reino e ou com suas ervas frescas preferidas: salsinha, cebolinha, sálvia ou alecrim). Sirva com alface, rúcula ou com a sua hortaliça preferida. Não se esqueça que a água usada no cozimento pode ser reutilizada.
Não só de batata se faz purê. Com a abóbora também se faz e fica muito bom. Você pode ver aqui a receita de purê de abóbora e de tantos outros.
A melhor abóbora para este prato é a japonesa, também conhecida como abóbora hokkaido ou cabotiá.
Dependendo do número de pessoas que irão comer, use uma abóbora inteira pequena (para 6 ou mais pessoas) ou metade para 4 pessoas, 1/4 para 2 pessoas.
* Antes de cortar a abóbora lave-a bem, retirando qualquer resíduo de terra de sua casca.
* Descasque a abóbora (na verdade desta espécie até a casca pode ser comida por isso se descascar, faça-o delicadamente, sem retirar muita casca que também é muito rica).
* Corte a abóbora em pedaços bem pequenos (pois se cozinham mais rapidamente), retirando suas sementes.
* Leve uma frigideira grande ao fogo com umas 2 ou 3 colheres de azeite e 1 ou 2 dentes de alho inteiros e descascados.
* Coloque na frigideira as abóboras cortadas, uma pitada de sal, um pouquinho de água e um ramo de alecrim (alecrim combina demais com abóbora), tampe a frigideira e deixe-a em fogo baixo e espere uns minutinhos que já estará cozida.
* Enquanto isso, leve ao fogo a panela grande com água levemente salgada para cozinhar o macarrão.
* Preferivelmente use macarrão curto (penne, rigatoni)
* Sem jogar a água do cozimento fora, retire o macarrão bem al dente da água e jogue-o na frigideira para temperar com a abóbora. Use a água do cozimento para dar a consistência desejada ao molho final e para terminar o cozimento da massa (cuidado para não passar do ponto e deixar o macarrão mole, vai experimentando)
* Salpique um bom queijo parmesão ralado por cima e sirva em um prato fundo com folhas de alecrim para enfeitar.
E o que fazer com as sementes que sobraram das receitas acima? Deliciosos petiscos, doces e salgados feitos com sementes de abóbora – veja as receitas clicando na parte verde da frase – pois as sementes também são muito nutritivas e saudáveis.
Talvez te interesse ler também:
15 RECEITAS VEGANAS: DA ENTRADA À SOBREMESA
SAIBA DA IMPORTÂNCIA DE SE ALIMENTAR COM ALIMENTOS DA ESTAÇÃO
IDEIAS PARA FAZER RISOTOS VEGETARIANO E VEGANO
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER