Índice
Vamos falar a verdade: nada melhor do que um bom bolinho para acompanhar a cerveja, ou a sua bebida preferida, em casa com os amigos para animar aquele papo!
Veja aqui receitas fantásticas e vegetarianas para você que adora cozinhar coisas diferentes e fazer sucesso na cozinha!
Algumas receitas acompanham um molhinho para servir!
Essa receita é muito boa, gostosa e fácil. Leva basicamente abobrinha, ricota e temperos.
Rala-se as abobrinhas, deixando-as escorrer para a retirada do excesso d’água. Depois acrescente à abobrinha a ricota, misturando estes dois ingredientes com temperos de preferência (sal, salsinha, pimenta-do-reino, etc). Faça as bolinhas e passe-as no ovo batido e na farinha de rosca antes de fritar.
Veja AQUI a receita completa.
Batata é o melhor ingrediente para fazer bolinhos. Tudo com batata fica bom. Essa receita é ótima, fácil e econômica:
Leve as batatas para cozinhar com casca e retire-as enquanto estiverem cozidas mas bem firmes.
Tempere com sal, junte a rúcula picada. Acrescente farinha de trigo para conseguir uma consistência boa para modular. Faça bolinhas, acrescente um pedaço de queijo tipo muçarela dentro da bolinha.
Passe por farinha de rosca e ovo batido para deixar uma casquinha crocante e frite.
Veja aqui a receita completa -> Receita de bolinha de batata com rúcula
Nada melhor que bolinho de aipim (pu mandioca, se preferir).
Fácil de fazer e com poucos ingredientes:
Amasse tudo com as mãos, faça bolinhas. Passe na água, na farinha de rosca e frite.
Ver essa foto no Instagram
Ótimo para reaproveitar as sobras de arroz da sexta-feira. Na verdade dá para fazer de todo tipo a depender da vontade dr freguês: com queijo, sem queijo, com salsinha ou sem, com cebola ou alho… Depende do que tiver em casa.
Veja aqui a -> RECEITA TRADICIONAL DE BOLINHO DE ARROZ PASSO A PASSO
Receita muito fácil, é só bater no liquidificador uma lata de milho com caldo de legumes ou água. Levar o batido para cozinhar em fogo com manteiga, trigo e creme de leite.
Depois é montar, rechear e fritar!
Assista ao vídeo, é rapidinho. Não precisa usar as marcas indicadas, use o que tiver em casa ou o que tiver em promoção no supermercado. O melhor milho é o cozido a vapor.
Ingredientes para 4 pessoas:
Picar as cenouras, o aipo e a cebola bem pequeninhos (use um liquidificador se preferir), corte o queijo em pequenos pedaços e em seguida, despeje tudo em uma tigela grande.
Separadamente, em outro recipiente, mergulhe o pão amanhecido no leite até ficar bem macio, esprema-o bem e coloque-o na tigela onde você colocou os legumes e os pedaços de queijo picados.
Enquanto isso, ligue o forno a 180 graus.
A este ponto, adicione as ervas aromáticas, a páprica, um pouco de sal e pimenta do reino, um pouco de azeite e os quatro ovos.
Misture tudo com as mãos até obter uma massa lisa e faça as bolinhas.
Forre a assadeira com papel manteiga e leve os bolinhos para assar.
Se preferir, frite.
Leia também:
Depois de assadas, coloque as “almôndegas” em uma bandeja e prepare o molho com o qual temperá-las:
Despeje em uma tigela 6 colheres de sopa de pesto, 3 xícaras de iogurte branco, misture tudo e jogue o molho sobre as almôndegas fresquinhas ou coloque em um potinho à parte para ser servido a gosto.
fonte foto: espressoandcream.com
Ingredientes:
No processador de alimentos, bata levemente as lentilhas até que eles fiquem macias mas ainda com algumas lentilhas inteiras. Transfira tudo para uma tigela grande.
Adicione os ovos, queijo ricota, parmesão, alho, sementes de funcho, salsa, sal, pimenta do reino e a farinha de rosca. Mexa até misturar bem. Leve à geladeira por 20 minutos ou até que a mistura ainda esteja em ponto de fazer bolinhas.
Faça as bolinhas de cerca de 2 centímetros de diâmetro. Coloque em uma assadeira forrada de papel manteiga e leve ao forno a 189°C por 20 minutos, virando uma vez no meio do cozimento, ou até que as “almôndegas” estejam de cor marrom dourado na parte externa. Deixe esfriar um pouco na assadeira.
Sirva com molho pesto de espinafre e manjericão.
Rende de 4 a 6 porções. Veja a receita do pesto:
Ingredientes:
Em um recipiente misture o espinafre, manjericão, queijo parmesão, nozes, suco de limão e alho com a ajuda de um processador de alimentos.
Com processador de alimentos ligado, coloque o azeite até atingir a consistência desejada (azeite cerca de 1/4 a 1/2 xícara).
Use este molho para condimentar pastas, para passar sobre o pão ou para mergulhar os bolinhos e outros vegetais.
Leia mais:
Falafel é um bolinho árabe feito com grão-de-bico. Nutritivo e muito saboroso.
Ingredientes:
Aqui abaixo é a gosto, mas vai uma referência (depois q estiver homogêneo frite uma bolinha e prove, ajuste se faltar mais sal, pimenta ou outros temperos):
Primeira coisa: Deixar os grãos com o feijão ou só os grãos de bico de molho em água numa tigela grande e com mais um palmo de água em temperatura ambiente de uma noite para o dia para que hidratem.
Como não entra tudo de uma vez no processador, divida a quantidade em 2 ou mais partes e depois junto tudo.
Misturar todas as partes no processador, liquidificador, robot ou varinha elétrica de mão dando paradas para mexer e para que bata tudo fique homogêneo já que a tendência do grão de bico é da parte sólida subir e as laminas não alcançarem tudo.
Depois faça bolinhas ou em forma de croquete mais gordinho e frite em óleo de amendoim bem quente até ficarem douradinhos.
O molho que fica delicioso para acompanhar o falafel é o TZATZIKI, feito de iogurte natural (uns 4 copinhos) ou grego (melhor ainda!) com um punhado de menta fresca (ou dill), alho picado, uma pitadinha de canela e outra de pimenta cayena, além de sal e azeite de oliva a gosto.
Mexa tudo e está pronto!!!
BOM APETITE!!!
Talvez te interesse ler também:
LASANHAS VEGETARIANAS: 5 RECEITAS DELICIOSAS
MOLHOS E CONDIMENTOS PARA MASSAS: 10 RECEITAS VEGETARIANAS PARA COZINHAR EM 5 MINUTOS
12 RECEITAS DE ESPETINHO VEGETARIANO PARA O CHURRASCO
Categorias: Receitas saudáveis
ASSINE NOSSA NEWSLETTER