Índice
É época de caqui! Você ja deve ter visto várias bandejas com a fruta nos mercados e hortifruti. Vamos aproveitar, então, para comer caqui lambendo os dedos!
Caqui é o fruto do caquizeiro, uma árvore da família Ebenaceae. O nome dióspiro (Diospyros), usado para a fruta em Portugal, não pegou por aqui. Adotamos o nome japonês kaki, porque a fruta chegou ao país pelas mãos dos imigrantes japoneses, encontrando terreno fértil e clima adequado para o seu cultivo.
Existem variedades da fruta:
O caqui é uma fruta de baixo teor calórico (cerca de 120 calorias por 100 g), então, é uma boa opção para quem tem uma dieta restritiva em calorias. Quem é diabético deve tomar cuidado para não comer uma bandeja inteira de caqui, já que a fruta é rica em açúcares.
Entretanto, o caqui é uma fonte de fibras, auxiliando, portanto, na regulação do sistema digestivo.
Sobre os benefícios práticos dessa pequena fruta, com base nas informações de Luciana Mastrorosa, do Blog Menu do Dia, e da nutricionista Paola Lisboa, listamos:
O caqui é rico em vitaminas A, B1, B2, C, E e A, além de cálcio, ferro, potássio e proteínas.
Contém, ainda, polifenóis, que ajudam a evitar doenças crônicas e inflamação no organismo.
Os minerais cálcio e fósforo preservam a saúde óssea e dental, enquanto o potássio ajuda a regular a pressão arterial.
Além de delicioso, o caqui tem muitas propriedades para serem aproveitadas nesse curto período do outono em que ele é colhido. Então, vamos aproveitar dessa fruta antes que a gente não encontre mais dela por aí!
Talvez te interesse ler também:
LICOPENO O QUE É E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS AO ORGANISMO
COMO AS NOZES REDUZEM O CÂNCER DE MAMA. NOVO ESTUDO CONFIRMA
A BANANA AZUL É MESMO SURREAL: TEM TEXTURA DE SORVETE E SABOR DE BAUNILHA
Categorias: Alimentar-se, De Estação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER