Março é mês de quê? Você conhece as frutas e verduras da época que estamos iniciando, as de outono?
Março é mês de abacate, banana, caqui, carambola, goiaba, limão taiti, maçãs gala e fuji, maracujá, pinha, tangerinas cravo e ponkan, pêra willians, abobrinha, berinjela, milho-verde, pepino, pimentão, quiabo, tomate, vagem, batata inglesa, cará, mandioca, mandioquinha.
E é isso tudo que a gente pode encontrar nas feiras livres deste mês, pelo melhor preço e na melhor condição de amadurecimento.
A vantagem de se comer a fruta e a verdura da época é essa: melhor preço e melhor condição de amadurecimento.
Quer dizer, para além de você gastar menos na feira, obterá maior quantidade de energia de boa qualidade de cada mordida que der. Isso, claro, que a fruta, o legume, a folhagem, puderem ficar na terra, ao ar livre, vento, sol e chuva, até o ponto certo de maturação.
Mas, lembre-se, não é isso que acontece na produção extensiva e, muito menos, não é isso que acontece na produção não ecológica. Isso só acontece, de verdade, em um tipo de agricultura que respeite os ciclos naturais e que não envenene o ambiente.
O que comemos terá sempre melhor e maior qualidade, se seu ciclo de vida for completo e não terá, se o produtor usar de artifícios para sua maturação, como gases que inundam a atmosfera da fruta impedindo seu amadurecimento precoce ou luzes artificiais que as farão amadurecer rapidamente quando chegarem ao seu destino, ou outras invenções.
Claro, todas essas invenções são necessárias para a manutenção de um mercado globalizado onde você compra banana da Tailândia na Bélgica ou tomate da Espanha na Dinamarca.
Mas, saúde mesmo você terá quando puder se alimentar daquilo que a sua terra dá – quero dizer, daquilo que a terra onde você mora produz naturalmente. E todas as terras produzem exatamente aquilo que a sua população precisa.
Aproveite então para melhorar seu cardápio e experimentar novas receitas. Não se esqueça das vitaminas – abacate com laranja, banana, maçã e pera, carambola e kiwi, e muito suco de maçã, maçã ao forno, purê de maçã. Março é mês de maçã nacional, não se esqueça.
Abuse também das receitas com abóbora, abobrinha, berinjela e até quiabo, para aqueles que gostam – o caruru faz parte do menu de Belém, cidade que recebeu da Unesco o título mundial de Cidade Criativa da Gastronomia 🙂
Veja abaixo algumas das nossas melhores receitas com o que há em março, e se esbalde. Ah, e nos conte como ficaram suas experiências culinárias. Se quiser, mande suas fotos e seus comentários, nós vamos adorar saber.
Talvez te interesse ler também:
RECEITAS COM BERINJELA: SAUDÁVEIS, RÁPIDAS E FÁCEIS
GAZPACHO: A RECEITA ORIGINAL E OUTRAS 10 VARIANTES
GUACAMOLE: A RECEITA ORIGINAL E 5 VARIANTES
Categorias: Alimentar-se, De Estação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER