Esta é a história de Maya, uma menina que desde muito pequena sofria de uma forma grave de eczema que deixava toda a sua pele vermelha e escamosa, obrigando sua mãe a submeter-se a tratamentos regulares para aliviar o problema, feito principalmente com cremes esteróides.
Inicialmente, a conselho do pediatra, Maya retirou o leite de vaca de sua dieta e o substituiu por leite de cabra, porque se pensava que a reação de sua pele poderia ser causada por uma alergia à proteína do leite de vaca. Uma melhora nos primeiros dias de fato houve, mas depois de um curto período de tempo, a situação da criança voltou a piorar.
A garota ficava sempre doente, provavelmente um efeito colateral do uso frequente de cremes esteróides, e a mãe começa a perceber que, se quisesse realmente resolver o problema não poderia continuar a agir com soluções tópicas que aliviam os sintomas temporariamente, mas não agem sobre a causa do problema.
Aqui então começa a transformação alimentar. Da dieta de Maya foram eliminados uma série de alimentos: leite, glúten e açúcar refinado. Por alguns anos isso foi suficiente e a menina esteve realmente melhor. Com a idade de sete anos, no entanto, o eczema voltou e de forma ainda pior e algumas análises laboratoriais constataram que Maya tinha cândidas e parasitas intestinais.
A mãe, então, decidiu tirar da dieta da criança carne e ovos, mas a situação era sempre grave, com pouco peso e medo de que Maya não fosse capaz de absorver os nutrientes necessários, a mãe temia seriamente pela saúde da filha. Este é o ponto onde a mãe se depara com uma comunidade vegan no Instagram, onde, entre outras coisas, se falava dos êxitos alcançados na superação da cândida através de uma dieta feita a base de alimentos crus.
Assim, toda a família começou uma pequena dieta vegan baseada em frutas, legumes, nozes e sementes, todos estritamente crus. Devido a essa mudança, a pele de Maya em poucos meses voltou completamente saudável, as manchas secas e a vermelhidão que tinha em todo o seu corpo sumiram, e agora tanto a menina quanto o resto da família são totalmente adeptos do crudivorismo.
Os primeiros três meses da dieta de alimentos crus foram difíceis para a garota porque seu corpo inicialmente ativou um meticuloso processo de desintoxicação, após o qual, começaram as melhorias que levaram a uma recuperação completa.
Hoje Maya está com excelente saúde, e sua família para documentar e sensibilizar para a sua história, abriu um site, além de um perfil no Istagram onde o que se vê são belas e coloridas fotos dos alimentos que todos os dias vão para a sua mesa.
Como dizia Hipócrates: “Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio”
Leia também:
CONHECENDO AS PRINCIPAIS DIETAS: CRUDIVORISMO
ESTUDO DA USP ANALISA E INCENTIVA A DIETA CRUDÍVORA
Fonte fotos: dehappy5_mama
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER