Índice
Sabemos que ele tem um sabor picante, mas… é quase impossível não gostar de agrião. Sabe por quê? Segundo um estudo da CDC (Centers for Disease Control and Prevention – USA), o agrião é o vegetal mais nutritivo do planeta!
Além de fibras, vitaminas, minerais, proteínas e pouquíssima gordura, o agrião realmente é o tipo de alimento que não deve faltar em pelo menos uma de suas refeições diárias.
O agrião é um superalimento, pois é rico em nutrientes, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que acabam sendo essenciais e indispensáveis em uma dieta saudável, proporcionando muitos benefícios à saúde.
De acordo com um estudo da CDC em relação à densidade nutricional dos alimentos (com base em 17 nutrientes e constituintes fitoquímicos, considerados os mais importantes para a saúde pública pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e Instituto de Medicina), o agrião é o vegetal que está em primeiro lugar no ranking (pontuação recebida = 100,00).
Agrião é rico em:
Mas o agrião é bom, ou faz bem, pra quê especificamente?
Devido à grande quantidade de beta-caroteno e outros carotenóides, que são conhecidos por serem potentes antioxidantes, o agrião está associado a uma redução dos radicais livres no corpo.
Isso leva a menos estresse oxidativo e menor risco de danos celulares, câncer e outras doenças crônicas, como doenças cardiovasculares, diabetes e artrite.
Comer agrião pode ajudar a manter um coração saudável.
Antioxidantes (em particular, os carotenóides) têm sido associados à:
O agrião também pode ajudar a diminuir o colesterol.
A riqueza do agrião em antioxidantes, substâncias que protegem o organismo dos danos celulares causados pelos radicais livres, ajuda a reduzir o risco de doenças crônicas.
Os radicais livres são moléculas nocivas que levam as células ao estresse oxidativo, que por sua vez tem sido associado à várias doenças crônicas como diabetes, câncer e doenças cardiovasculares.
O agrião é um verdadeiro escudo contra o estresse oxidativo. Estudos indicam que este é o vegetal que mais contém antioxidantes.
Além disso, o agrião é uma excelente fonte de três minerais importantes para a saúde dos ossos:
O cálcio é o mineral mais comum no nosso corpo. Se não comermos o suficiente, nossos ossos podem enfraquecer lentamente ao longo do tempo, levando à osteoporose.
O magnésio e o potássio afetam indiretamente a saúde do esqueleto, prejudicando o crescimento das células ósseas.
Consumir o suficiente desses minerais pode ajudar a fortalecer os ossos, reduzir o risco de complicações da osteoporose e do envelhecimento.
O agrião contém 15 mg de vitamina C por xícara (34 gramas).
A vitamina C é conhecida por seus efeitos benéficos na saúde imunológica. Ela estimula o sistema imunológico aumentando a produção de glóbulos brancos que combatem infecções.
O agrião também pode trazer benefícios para o controle de peso.
É um alimento extremamente rico em nutrientes, que pode ajudar a saciar com poucas calorias: uma xícara (34 gramas) contém apenas quatro calorias.
Se você está tentando perder peso, certamente vale a pena tentar adicionar este vegetal nutritivo e de baixa caloria à sua dieta.
Os vegetais da família Brassicaceae, e agrião é um deles, contêm altos níveis de compostos nitratos.
Nitratos também são encontrados naturalmente em alimentos como beterraba, rabanete e vegetais verdes folhosos.
Eles relaxam os vasos sanguíneos e aumentam a quantidade de óxido nítrico no sangue, o que pode melhorar o desempenho do exercício.
Além disso, o nitrato dietético reduz a pressão arterial em repouso e reduz a quantidade de oxigênio necessária durante o exercício, o que pode aumentar a tolerância ao exercício.
Vários estudos sobre nitratos dietéticos de beterraba e outros vegetais demonstraram melhor desempenho de exercícios em atletas.
O agrião contém luteína e zeaxantina, que são compostos antioxidantes da família dos carotenóides.
Muitas pesquisas mostraram que a luteína e a zeaxantina são essenciais para a saúde ocular. O agrião ajuda a proteger os olhos contra danos causados pela luz azul.
A luteína e a zeaxantina, e também, a vitamina C, foram associadas a um menor risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade e catarata.
O agrião pode ser usado em uma grande variedade de receitas.
No entanto, para obter o máximo de benefícios de seus compostos antioxidantes ativos, é melhor comê-lo cru ou levemente cozido à vapor.
Agora que você já sabe os benefícios do agrião, quando estiver no mercado, faça-o a sua prioridade!
Agrião é tudo de bom.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Luteína é excelente para o cérebro: tem no espinafre, no agrião e em outros alimentos
ACELGA: os benefícios da 3ª verdura mais nutritiva do planeta
Beterraba: PERFEITA PARA A SAÚDE! Veja os Benefícios, Como Usar e Fazer o Suco
Categorias: Alimentação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER