Índice
O caldo de cana é uma bebida muito apreciada pelos brasileiros, por isso este conteúdo apresenta as propriedades e benefícios de consumir esse refrescante e saboroso suco natural.
Muitos brasileiros têm até memória afetiva dessa bebida, dos tempos de infância, quando iam à feira com os pais e paravam para saciar a sede e refrescar-se do calor com um refrescante caldo de cana!
Levando em conta todos estes aspectos, este conteúdo vem elucidar dúvidas frequentes sobre:
Além de outras informações e esclarecimentos.
Confira!
O caldo de cana é obtido através da moagem da cana-de-açúcar, por isso é uma bebida natural.
Ademais, o caldo de cana é fonte de nutrientes como:
Para se ter uma ideia, uma porção (28,35 gramas) de caldo de cana contém:
O caldo de cana-de-açúcar é dotado das seguintes propriedades benéficas para a saúde:
O caldo de cana fornece diversos benefícios para a saúde, tais como:
De acordo com a Havard Health Publishing, consumir açúcares naturais (como por exemplo, da cana de açúcar) não está ligado a efeitos negativos à saúde, já que a quantidade de açúcar tende a ser modesta e é “embalada” com fibras e outros nutrientes saudáveis.
Por outro lado, nossos corpos não precisam ou se beneficiam da ingestão de açúcar adicionado (refinado).
Partindo desse princípio, consumir caldo de cana é bem mais saudável do que alimentos adoçados com açúcar refinado.
Este suco natural recarrega rapidamente os fluidos corporais e açúcares, por isso é uma boa maneira de energizar o corpo e, ao mesmo tempo, hidratár o organismo.
Isso se dá porque os açúcares simples desse suco são facilmente absorvidos pelo organismo e utilizados para repor os níveis de açúcar.
Além do mais, possui várias vitaminas e minerais, por isso ajuda a recuperar a perda de nutrientes.
Este refresco natural contém compostos antioxidantes, como:
Os compostos antioxidantes presentes no caldo de cana, reduzem a ação danosa dos radicais livres que aceleram o desgaste celular, e com isso ajudam a retardar o envelhecimento, além de prevenir o risco de doenças como Alzheimer e Parkinson.
A maioria dos casos de anemia ocorrem por deficiência de ferro.
O caldo de cana é rico neste mineral, que é responsável por ajudar no transporte dos nutrientes e oxigênio pelo sangue.
Quando o ferro está em falta, a pessoa pode sentir sintomas como:
A icterícia é uma condição caracterizada pela pigmentação amarela da pele, das mucosas e das membranas causada por níveis elevados de bilirrubinas nos fluidos corporais e por conta da função hepática deficiente.
O caldo de cana também coopera para a saúde do fígado por ter baixo teor de colesterol e ajudar na eliminação de toxinas do corpo.
Consumir caldo de cana misturado-o ao suco de limão e à água de coco ajuda a reduzir a inflamação e alivia a sensação de ardor ou disúria (desconforto ao urinar), associada a:
O caldo de cana tem propriedade diurética e pode ser eficaz no tratamento de micção escassa, promovendo o fluxo de urina clara e função renal adequada.
Além disso, o caldo de cana ajuda a prevenir infecções do trato urinário e pedras nos rins.
Por ser um alimento natural com baixo teor de sódio, sem gorduras saturadas, o caldo de cana ajuda a manter a saúde dos rins.
O consumo regular de caldo de cana pode substituir as proteínas perdidas durante certas doenças febris.
É útil em período de convalescença, para a prevenção e tratamento da dor de garganta, resfriado e gripe.
Por ser de natureza alcalina, o caldo de cana ajuda a manter o equilíbrio eletrolítico (proporção adequada de líquido nas células) do corpo.
A alta concentração de cálcio, magnésio, potássio, ferro e manganês torna o caldo de cana alcalino por natureza.
Devido à essa natureza alcalina, o caldo de cana ajuda na luta contra o câncer.
Além disso, a presença de flavonóides ajuda a combater o desenvolvimento de células cancerígenas, especialmente câncer de próstata e mama.
Beber caldo de cana pode ajudar a melhorar a digestão daqueles que sofrem de problemas digestivos.
Esse benefício se deve principalmente ao potássio contido no caldo de cana.
O potássio é um mineral que equilibra os níveis de pH no estômago, por isso, facilita a secreção de sucos digestivos, além de prevenir infecções estomacais.
Apesar do alto teor de açúcar contido no caldo de cana, se consumido com moderação, o caldo de cana pode beneficiar os diabéticos devido ao fato de seu açúcar ser natural e combinado com fibras e nutrientes, além de possuir um baixo índice glicêmico. Dessa forma, pode ajudar a evitar picos intensos e frequentes nos níveis de glicose no sangue.
O cálcio e o magnésio contidos no caldo de cana também beneficiam o desenvolvimento adequado do sistema esquelético, ossos e dentes.
Beber caldo de cana ajuda no fortalecimento do esmalte dentário, o que ajuda a evitar a formação da cárie. Por contribuir com a saúde dos dentes, também previne e impede o mau hálito.
Como o caldo de cana contém alfa-hidroxiácidos (AHAs) como o ácido glicólico, contribui para a renovação celular. Sendo assim, o uso tópico (externo) do caldo de cana tem a capacidade de ajudar a reduzir e curar problemas de pele como acne.
Usado na composição de máscara facial, elimina as chances de acúmulo de acne.
Para tal finalidade, basta misturar o suco da cana com terra de Fuller (argila composta, principalmente, por silicato de alumínio e magnésio) e fazer uma máscara para aplicar no rosto e pescoço e deixar por 20 minutos. Em seguida, lavar com água fria.
Aplicado topicamente em uma ferida, o caldo de cana ajuda em sua cicatrização.
Beber caldo de cana é benéfico para o cabelo e promove o seu crescimento.
A aplicação de caldo de cana no couro cabeludo condiciona o cabelo, melhora a sua textura e nutre a raiz dos fios capilares, evitando o ressecamento.
Esse estudo teve como objetivo ver os efeitos do caldo de cana sobre o desempenho dos atletas e a queima de calorias.
O resultado foi que o caldo de cana apresentou ser tão eficaz quanto as bebidas esportivas durante o exercício, e mais eficaz para a reidratação, depois da atividade física.
O caldo de cana pode ser consumido, como alternativa, para substituir bebidas gaseificadas que contêm açúcares artificiais.
Além de ser consumido puro, pode adicioná-lo ao suco ou à vitamina, junto com outras frutas.
Esta bebida é uma boa opção para refrescar o organismo no verão e ainda ter mais energia e disposição.
Este suco natural pode ser utilizado para fazer:
Apesar do caldo de cana ser naturalmente doce, se consumido adequadamente não contribui para o ganho de peso.
O componente mais doce do caldo de cana, que é a sacarose, é assimilado pelo organismo para manter e suprir o nível de açúcar no organismo.
Inclusive, beber caldo de cana regularmente contribui para promover o processo natural de limpeza do corpo, eliminando assim as toxinas do organismo e potencializando o metabolismo.
Este processo de desintoxicação pode acelerar a perda de peso.
A exceção neste caso, é consumir o caldo de cana de forma exagerada ou dentro de um contexto insatisfatório, junto com alimentos gordurosos, processados, industrializados e ou contendo açúcar refinado.
Como dito anteriormente, o açúcar natural do caldo de cana tem um baixo índice glicêmico. Dessa forma, diferentemente do açúcar refinado, não intensifica os picos nos níveis de glicose no sangue.
No caso específico dos diabéticos, recomenda-se evitar o caldo de cana, porque mesmo que não intensifique os picos de glicose, ainda assim produz um aumento no índice glicêmico.
Apesar de tantos benefícios, o caldo de cana é muito calórico, um copo de 250 ml fornece aproximadamente 125 calorias, por isso deve ser consumido com parcimônia.
Não há uma quantidade e uma frequência exatas estabelecidas para consumo, pois depende muito do estilo de vida, da dieta alimentar da pessoa e a prática de atividades físicas.
A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda a restrição da ingestão de açúcares livres, classificação que inclui o caldo de cana, em no máximo de 10% das necessidades calóricas individuais.
Como exemplo disso, uma dieta de 2.000 calorias para um adulto saudável, corresponderia a 50 gramas (200 kcal) de açúcares livres, que trocando em miúdos, equivale a ingestão de cerca de 300 ml de caldo de cana.
Nesse contexto, quem treina pode tomar 200 ml no pós-treino, o que já é o suficiente para repor o glicogênio muscular.
Se a pessoa tem uma dieta equilibrada e faz exercícios físicos, é possível, sim, se permitir a tomar aproximadamente um copo de caldo de cana ao dia.
Caso contrário, o recomendável é consumir esporadicamente, de repente, somente uma vez por semana.
É bom prestar atenção nos cuidados com a higiene na hora da extração do caldo de cana e também com a sua conservação, já que a bebida estraga rápido e em temperatura ambiente dura apenas algumas horas.
Melhor consumir o caldo até meia hora após o seu preparo.
Se produzido de forma inadequada e sem higiene, pode provocar intoxicação e diarreia.
Consumido em excesso ou de forma inapropriada, o caldo de cana pode provocar os seguintes efeitos colaterais:
A maioria desses efeitos colaterais pode ocorrer se a pessoa consumir altas concentrações de caldo de cana.
O médico Dayan Siebra explica neste vídeo do seu canal como consumir adequadamente o caldo de cana, para usufruir dos seus inúmeros benefícios:
O consumo de caldo de cana é contraindicado nos seguintes casos:
Observação: se não sofre de nenhuma dessas doenças e, ainda assim, ao consumir caldo de cana apresentar alguma reação adversa, consulte um médico para avaliar se no seu caso específico existe alguma contraindicação.
O nutricionista Dr. Eduardo Corassa, focado em dietas cruas e vegetais, fala sobre os benefícios do caldo de cana:
Como visto, é possível brindar à saúde com o caldo de cana! Mas, lembre-se! Sem excessos, por que até água demais pode fazer mal!
Fontes:
Conheça outros alimentos e seus benefícios em:
Painço: benefícios de um dos alimentos mais saudáveis do mundo
Conheça os incríveis benefícios do repolho roxo
Conheça os benefícios nutricionais das sementes de uva
12 Benefícios das Sementes de Maracujá
Abacate: usos na saúde e na beleza. Benefícios comprovados!
Extrato de chá verde contra diabetes e inflamação intestinal
Para que serve a farinha de grão de bico? Veja benefícios e novas receitas
Couve-flor e Brócolis: dois verdadeiros alimentos anticâncer
Gengibre com limão: o que acontece ao corpo se bebermos os dois juntos todo dia?
Cúrcuma: fortalece o sistema imunológico e protege contra infecções
Categorias: Alimentação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER