Índice
Embora todos os vegetais sejam saudáveis, alguns se destacam por serem considerados superalimentos, pois são ainda mais ricos em nutrientes, fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, que acabam sendo essenciais e indispensáveis em uma dieta saudável, pois proporcionam muitos benefícios à saúde.
Veja quais são eles e varie o cardápio escolhendo mais de um por dia se puder. Melhor ainda, se forem de estação. A alimentação, quanto mais variada e colorida, melhor.
Este estudo publicado pela CDC (Centers for Disease Control and Prevention – USA) traz uma definição sobre frutas e vegetais poderosos (PFV na sigla em inglês) com uma abordagem relativa à densidade nutricional dos alimentos, com base em 17 nutrientes e constituintes fitoquímicos, considerados os mais importantes para a saúde pública pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação e Instituto de Medicina.
Os 17 nutrientes poderosos são:
O primeiro alimento da lista nesse estudo é, adivinhem… o agrião.
Saiba quais são, além do agrião, os outros vegetais mais saudáveis e ricos em nutrientes do planeta Terra:
Conhecido pelos seguidores de dietas de emagrecimento, o agrião tem muitas propriedades benéficas para a saúde. Rico em vitaminas A, E, C e do complexo B (B1, B2, B6 e B12), também é rico em minerais como ferro, ácido fólico, enxofre, potássio, cálcio, fósforo, iodo, betacaroteno (precursor da vitamina A) e magnésio.
Além de fibras, carboidratos, proteínas e pouquíssima gordura, o agrião realmente é o tipo de alimento que não deve faltar em pelo menos uma de suas refeições diárias.
1 xícara (30 gramas) de espinafre cru fornece (totalizando apenas 7 calorias).
O espinafre também possui antioxidantes, que podem ajudar a reduzir o risco de doenças.
Um estudo descobriu que folhas verdes escuras, como as do espinafre, são ricas em betacaroteno e luteína, dois antioxidantes associados a uma diminuição do risco de câncer.
Além disso, o espinafre também pode beneficiar a saúde do coração, ajudando a reduzir a pressão arterial.
Leia mais:
As cenouras são embaladas pela natureza com vitamina A, fornecendo 119 % do VD em apenas 1 xícara (128 gramas).
Também contêm betacaroteno, um antioxidante que fornece sua cor laranja e pode ajudar a prevenir o câncer. O corpo converte este composto em vitamina A.
Um estudo em mais de 57.000 pessoas associou comer pelo menos 2 a 4 cenouras por semana com um risco 17 % menor de câncer colorretal a longo prazo.
Outro estudo descobriu que as cenouras também podem reduzir o risco de câncer de pulmão.
As cenouras são especialmente ricas em beta-caroteno e muitos outros nutrientes importantes, incluindo potássio e vitaminas C e K.
O brócolis é rico em um composto vegetal chamado glucosinolato, bem como seu subproduto sulforafano.
Este vegetal crucífero ajuda a prevenir cânceres e outros tipos de doenças crônicas.
Um estudo descobriu que os brotos de brócolis diminuíram os níveis de vários marcadores de inflamação, que foram associados a condições crônicas, como doenças cardíacas.
1 xícara (91 gramas) de brócolis cru fornece
O alho é usado como planta medicinal há milênios. Seu principal composto ativo é a alicina, que ajuda o açúcar no sangue e a saúde do coração.
Segundo um estudo, aqueles que tomaram 1.600 mg de alho em pó por dia tiveram reduções significativas na gordura da barriga e diminuição nos níveis de pressão arterial e triglicerídeos em comparação ao grupo placebo.
A suplementação de alho em pó também levou a melhorias na resistência à insulina, uma condição que pode contribuir para o diabetes tipo 2.
Suplementos devem ser consumidos apenas mediante prescrição médica. Agora alho na comida… à vontade mas sem exageros.
Como o brócolis, a couve-de-Bruxelas é um vegetal crucífero e contém os mesmos compostos vegetais benéficos.
A couve-de-Bruxelas também possui kaempferol, um antioxidante que pode ser particularmente eficaz na prevenção dos danos às células.
O kaempferol tem propriedades anti-inflamatórias e de combate ao câncer, que podem proteger contra doenças.
Este vegetal também é uma ótima fonte de fibra, um nutriente importante que ajuda a regularidade intestinal, a saúde do coração e o controle do açúcar no sangue.
Além disso, as couves-de-Bruxelas possuem muitos nutrientes. Nesse vegetal encontram-se substâncias como
Como outras folhas verdes, a couve é conhecida por seus nutrientes e conteúdo antioxidante.
1 xícara (21 gramas) de couve crua contém
De acordo com este estudo, beber suco de couve pode diminuir a pressão arterial, colesterol e níveis de açúcar no sangue.
A couve é uma das melhores fontes vegetais de cálcio, um mineral que desempenha um papel fundamental na função muscular, transmissão nervosa, produção de hormônios e saúde óssea.
As ervilhas são vegetais ricos em amido, o que significa que têm mais carboidratos e calorias do que vegetais sem amido e podem afetar os níveis de açúcar no sangue quando ingeridos em grandes quantidades.
No entanto, as ervilhas verdes são incrivelmente nutritivas. 1 xícara (160 gramas) contém
Por serem ricas em fibras, as ervilhas ajudam a saúde digestiva, aumentando as bactérias benéficas do intestino e promovendo movimentos intestinais regulares.
Além disso, as ervilhas são ricas em saponinas, um grupo de compostos vegetais conhecidos por seus efeitos anticancerígenos.
A acelga é pobre em calorias, mas rica em muitas vitaminas e minerais essenciais.
Uma xícara (36 gramas) contém
A acelga também é cheia de antioxidantes e compostos vegetais que promovem a saúde, incluindo betalaínas e flavonóides.
A beterraba é uma raiz que contém
Elas também são ricas em nitratos, que o corpo converte em óxido nítrico (um composto que pode ajudar a dilatar os vasos sanguíneos).
De acordo com estudos, os nitratos no suco de beterraba podem ajudar a diminuir os níveis de pressão arterial, reduzindo o risco de doença cardíaca.
Além disso, a beterraba e seu suco foram associados a uma melhor resistência e desempenho atlético.
Beterraba é tudo de bom. Leia mais:
O aspargo é rico em várias vitaminas e minerais e é um excelente complemento para qualquer dieta.
1/2 xícara (90 gramas) de aspargos cozidos fornece
O folato proveniente dos aspargos pode proteger contra doenças e prevenir irregularidades no desenvolvimento do tubo neural durante a gravidez.
O repolho roxo é outro vegetal crucífero repleto de antioxidantes e propriedades benéficas. 1 xícara (89 gramas) crua contém
O repolho roxo também é rico em antocianinas, um grupo de compostos vegetais que contribuem para sua cor distinta e inúmeros benefícios.
Uma batata-doce média contém
Este vegetal também é rico em betacaroteno, que o corpo converte em vitamina A.
1 batata-doce contém 132 % do VD de vitamina A.
Além disso, a ingestão de betacaroteno está ligada a um risco reduzido de certos tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão.
Segundo pesquisas, a batata-doce pode ser particularmente eficaz para regular os níveis de açúcar no sangue e colesterol.
Eis um alimento super nutritivo e medicinal. A chicória é rica em cálcio, carboidratos, ferro, fósforo, potássio, proteínas, sódio e vitaminas A, B e C.
É popularmente conhecida por depurar o fígado sendo uma verdura amarga. É tônica, vermífuga, diurética e depurativa renal também.
Chicória é tudo de bom.
Leia mais:
A couve-flor é conhecida por sua versatilidade na cozinha e seu perfil nutricional riquíssimo.
1 xícara (155 gramas) de couve-flor cozida contém
Como outros vegetais crucíferos, a couve-flor é uma ótima fonte de compostos como glucosinolatos e isotiocianatos, ambos com potentes propriedades de combate ao câncer.
Este vegetal também é frequentemente usado como uma alternativa de baixo teor de carboidratos e baixa caloria para ingredientes como arroz, batatas e farinha.
Agora que você já sabe quais são os melhores vegetais com altos teores nutritivos, que tal adicionar na sua alimentação?
Uma dieta com produtos naturais e, de preferência, sem agrotóxicos, é a melhor opção para uma vida saudável.
Voltando ao estudo ao qual nos referimos no começo desse artigo, olha a lista das Frutas e Verduras mais Poderosas do Ranking de Densidade de Nutrientes compilado pela CDC americana:
A lista está com o nome do alimento e a pontuação recebida.
Veja aqui mais detalhes.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Os saborosos alimentos do mês de março. Confira!
Alimentos que ajudam na cicatrização (e os que atrapalham)
Fontes veganas para aumentar a produção de colágeno e outros cuidados
10 alimentos alcalinos para comer todos os dias
Categorias: Alimentação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER