Índice
A forma como alguém se alimenta pode se refletir de várias maneiras em sua existência. Por isso, ensinamentos milenares como a Ayurveda e a Yoga ressaltam a importância da alimentação.
Esses ensinamentos agrupam os alimentos em 3 Gunas (atributos/propriedades), conforme o estado que promovem na energia no emocional, na mente e no corpo.
Um desses Gunas é o sattva que tem relação com a dieta alimentar sáttvica, que é considerada a melhor alimentação pelos iogues.
Saiba como é essa alimentação e os alimentos que fazem parte dela.
O Bhagavad Gita, o Ayurveda e o Yoga compreendem que os atributos, propriedades ou estados que influenciam nosso corpo e mente são chamadas de Gunas.
E estes são:
De acordo com a abordagem terapêutica da medicina ayurvédica o recomendado é gradualmente aumentar a qualidade Sattva na alimentação e diminuir Raja e Tama.
Seres, elementos e alimentos expressam estes estados e se distinguem através deles.
No que diz respeito à alimentação, os alimentos relativos a Sattva são os que mais são qualificados para a saúde do corpo, da mente e da energia.
Saiba mais sobre a relação dos alimentos com os 3 Gunas.
Ayurveda e Yoga têm como base o princípio dos 3 Gunas. Os Gunas influem nas características presentes nos seres, nos alimentos e na natureza.
Entenda e saiba como utilizar esse conhecimento a favor de seu equilíbrio, saúde e bem-estar.
Quando sattva está presente, aparece a leveza, paz e serenidade no corpo e mente. Este é o nosso estado ideal, aquele que reflete a verdadeira saúde e equilíbrio.
Quando o rajas é dominante, provoca agitação e excitação.
Demasiado rajas desequilibram o corpo e a mente, causando ansiedade, estresse e perturbação do sono.
Quando tamas é dominante, ele produz sensação de corpo pesado, sonolência, letargia, falta de propósito e depressão.
Cada alimento faz parte de um Guna, de acordo com sua natureza e características.
Com base nos Gunas, existem 3 tipos de alimentação:
Os alimentos sáttvicos são equilibrados, harmoniosos, nutritivos, integrais, frescos, naturais, sustentáveis, abundantes, basicamente vegetarianos e cruelty-free.
Por exemplo:
Já os alimentos rajásicos são considerados excessivamente estimulantes, provocando a agitação de mente e pensamentos conturbados e dispersão mental.
Os alimentos tamásicos produzem a descompensação da energia do corpo, aumentam a fraqueza, a preguiça, a falta de consciência e fortalecem os baixos instintos.
Os alimentos tamásicos são impuros e produzem letargia e estagnação.
Um dieta predominantemente tamásica provoca desânimo, falta de motivação, negatividade e problemas de saúde.
Saiba mais como os tipos de alimentos podem influenciar nossa energia em:
A dieta alimentar sáttvica faz parte da prática das tradições do Yoga da Índia antiga e adotada como tratamento terapêutico pela medicina ayurvédica.
A Natureza sattva confere aos alimentos as seguintes características:
Por sua natureza, a dieta sáttvica promove o alinhamento com Ahimsa, que é o princípio de não causar sofrimento aos outros seres vivos. Inclusive, é por isso que os iogues costumam ser vegetarianos.
Dos 3 tipos de alimentação, a sáttvica é a mais nutritiva e pura, por estar associada a uma alta ingestão de nutrientes, promovendo a longevidade, força física e saúde mental.
Os fatores que contribuem para a dieta sáttvica ser considerada de alta qualidade dizem respeito ao fato de os alimentos serem saudáveis, integrais, frescos, ricos em vitaminas, proteínas, aminoácidos, minerais, fibras, antioxidantes e baixo teor de gordura.
A adoção da dieta sáttvica pode trazer uma série de benefícios para a saúde, tais como:
Inclusive, existem várias pesquisas que destacam e comprovam os benefícios da dieta vegetariana, que é a base da alimentação sattva:
Veja mais benefícios de uma alimentação com base em vegetais, em:
De acordo com a Medicina Ayurvédica, existem condutas que podem ser muito terapêuticas para se ter e preservar uma boa saúde.
De acordo com os princípios do Ayurveda são recomendados:
Para ter uma boa saúde, o Ayurveda orienta a desenvolver hábitos alimentares, como:
Existem pontos comuns e algumas diferenças entre as dietas sáttvica e vegana.
Segue a comparação:
Ambas as dietas não envolve abate de animais para consumo alimentar.
A base do ambas as dietas são os alimentos vegetais.
A dieta sáttvica prioriza uma alimentação mais natural, integral, fresca e de natureza sattva.
Já quem segue a dieta vegana, nem sempre tem essa preocupação e acaba tendo uma alimentação desequilibrada.
Contudo, é possível seguir uma dieta vegana aliada à natureza sattva, o que seria o ideal para ter uma alimentação mais nutritiva e saudável.
Cabe aqui acrescentar que, algumas interpretações do Yoga incluem o mel e o leite orgânicos, coletados sem crueldade, como alimentos sáttvicos. No entanto, há controvérsias, pois existem concepções que não consideram esses alimentos como sendo sattva.
Além dos alimentos do corpo, temos também os alimentos da Alma que também podem se enquadrar nos 3 Gunas: Sattva, Raja e Tamas.
Nesse contexto, é importante frisar que as impressões e informações que entram pelos 5 sentidos interferem na saúde de nossa Alma, por isso é de vital importância filtrar o que vem de fora, dando atenção às seguintes influências:
Todos essas influências, dependendo do tipo de conteúdo, informação e vibração que trazem, podem afetar positivamente ou negativamente a Alma. Sendo assim, preste atenção em suas escolhas e como repercutem em sua saúde e bem-estar.
Por falar em saúde e bem-estar veja alguns conteúdos que têm essa proposta:
Ansiedade: remédios naturais e atitudes que realmente funcionam
Relaxamento: como acalmar a mente e relaxar. Veja 20 alternativas
Método Self-Healing: a cura que vem do movimento e consciência corporal
A importância da saúde preventiva para evitarmos novas pandemias
Zeólita, um mineral desintoxicante, veja como utilizá-lo para purificar o corpo
Purificar o fígado: 13 remédios naturais caseiros
Purificar o ambiente: que plantas usar para fazer limpeza energética
Categorias: Alimentação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER