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Na Espanha, o Ministério do Consumidor vai proibir a publicidade de alimentos e bebidas não saudáveis. A restrição usará medidas da OMS com base no que pode ou não ser mostrado aos jovens e crianças nas redes sociais, internet, aplicativos, TVs e rádios.
O ministro do Consumidor, Alberto Gazón, explicou ontem, 5, que o chamado “Código Paos“, meio de autorregularização da indústria alimentícia, se mostrou insuficiente.
Garzón optou por usar um decreto para reduzir os índices alarmantes de obesidade infantil na Espanha.
A classificação dos índices alarmantes para alimentos e bebidas é baseada em valores nutricionais, uma espécie de “semáforo para alimentos“.
A regulamentação deve entrar em vigor no próximo ano e afetará cinco categorias de produtos que serão proibidos de ser anunciados para menores.
Os produtos incluídos na proibição vão de
Segundo o nutricionista Juan Revenga, a OMS publicou um documento em 2015 que estabelecia os níveis máximos de açúcar, gordura e sal em produtos anunciados para crianças. Poderiam ser anunciados os alimentos que não ultrapassassem uma quantidade determinada de 100 g destes elementos. Os mais prejudiciais à saúde não seriam anunciados.
De acordo com o relatório do ministério, a publicidade de produtos não saudáveis será proibida o dia todo nos canais infantis da TV. Redes sociais, aplicativos, internet e mídia impressa não terão publicidade voltada para menores de 16 anos.
Com estas medidas de proibição, o governo da Espanha pretende combater a questão da obesidade infantil no país.
Um estudo realizado pela Agência Espanhola de Nutrição e Segurança Alimentar (AESAN), mostra que na maioria dos casos de obesidade em crianças, os pais dessas crianças com excesso de peso não consideram o problema realmente um problema e, frequentemente, consideram o peso dos filhos normal ou algo como “acima do peso”.
De acordo com outro estudo, Aladino 2019, as pesquisas com crianças de seis a nove anos na Espanha, mostram um resultado onde 40,6% dos menores estão acima do peso recomendado, 23,3% têm sobrepeso e 17,3% são obesos.
No Twitter, o Ministério do Consumidor afirmou:
“Na Espanha, uma em cada três crianças tem sobrepeso ou é obesa. A publicidade é uma das causas deste número”.
👦 La regulación de la publicidad es una medida para proteger los derechos de los más vulnerables.
La norma establece unos criterios mínimos y cualquier empresa podrá incrementar el nivel de restricción 🚫
🗣️ El ministro de Consumo, @agarzon, en @LaHoraTVE.#LHAlbertoGarzón pic.twitter.com/eYMmtVUj9R
— Ministerio de Consumo (@consumogob) October 29, 2021
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Categorias: Alimentação
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