Índice
O potássio é um mineral de suma importância para o nosso organismo, e sua falta, ou excesso, pode desencadear muitos distúrbios orgânicos e disfunções metabólicas.
Por isso, este conteúdo traz esclarecimentos sobre o que é o potássio, para que ele serve, quais benefícios para a saúde e em quais fontes de alimentos esse nutriente pode ser encontrado.
Vamos lá?
O potássio é um mineral e também um eletrólito, dessa forma, ele tem como propriedade conduzir impulsos elétricos por todo o corpo, atuando no bom funcionamento do metabolismo.
Esse nutriente é um dos principais componentes das células, além de ter participação na síntese de ácidos nucleicos e das proteínas.
O potássio é muito importante porque além de funcionar como eletrólito, ele ajuda:
O bom nível de potássio permite o equilíbrio da pressão arterial, previne retenção de água, além disso:
Sendo um eletrólito que determina a quantidade de água no interior das células, o potássio atua “em parceria” com outro mineral, o sódio, que é um outro eletrólito responsável por regular a quantidade de água fora das células.
Dessa forma, esses dois minerais mantêm o equilíbrio hídrico do organismo, através do controle da pressão arterial e do transporte de nutrientes para as células, evitando assim a retenção de líquidos no corpo.
Em suma, para o corpo estar em bom funcionamento, é preciso haver um equilíbrio desses dois minerais, a fim de não faltar água dentro e nem fora das células.
Ter uma alimentação com fontes de potássio contribui para manter o corpo hidratado, com bom equilíbrio de fluidos no organismo e suas funções vitais em plena atividade.
Para suprir o nosso corpo com potássio é necessário que certos alimentos façam parte de nossa alimentação.
Segue uma lista de alimentos vegetais que são fontes desse mineral:
A deficiência de potássio provoca a hipocalemia (nível baixo de potássio) e pode ser desencadeada por diversas causas:
Os sinais que denotam a falta de potássio no corpo podem ser:
Para saber com precisão o grau de carência do potássio, o médico solicita exame de sangue. Também, dependendo da situação, pode requisitar eletrocardiograma do coração e uma gasometria arterial para medir o pH do corpo.
O tratamento para reverter o baixo nível de potássio pode compreender a administração de suplementos de potássio, ou até a utilização de medicamentos diuréticos poupadores de potássio.
Em casos mais graves, onde já esteja ocorrendo anormalidade cardíaca, pode ser necessário tratamento intravenoso.
As causas que podem provocar o excesso de potássio no organismo, caracterizando um quadro de hipercalemia, podem ser:
O potássio em excesso pode causar arritmia (batimento cardíaco anormal), e se não for tratado em tempo, pode até levar a morte.
O tratamento para esse desequilíbrio pode ser prescrito com a utilização de medicamentos que aumentam a excreção de potássio, como diuréticos (mas não os poupadores de potássio).
Nos casos de maior gravidade, o médico pode recomendar insulina e glicose, a fim de transportar o potássio do sangue às células, e encaminhá-lo para sua devida remoção orgânica.
Se o paciente sofrer de insuficiência renal, pode ocorrer o tratamento com diálise renal, que é uma intervenção artificial para suprir a função renal, com a finalidade de remover o potássio.
Além do consumo de uma alimentação balanceada para suprir a quantidade necessária de potássio, de acordo com a necessidade específica de cada organismo, é preciso cuidar da saúde dos rins e manter o bom funcionamento deles, consumindo a quantidade necessária de água que o corpo precisa.
Dessa forma, o potássio, que é um mineral com tantas funções fundamentais para o metabolismo humano, pode ser melhor metabolizado pelo organismo.
Talvez te interesse ler também:
Terapia da água: o que é e como funciona
Zinco como prevenção à Covid-19. Quais alimentos contêm
Farinha de ora-pro-nóbis: como fazer, benefícios, usos e receitas
Categorias: Alimentação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER