Índice
Você conhece o topinambo? Trata-se de uma planta que na verdade é um tubérculo comestível, cheio de propriedades e benefícios que podem complementar a nossa alimentação. Dizem que ele é um excelente substituto da batata, com a vantagem de não prejudicar quem tem diabetes. Entenda o porquê!
O topinambo ou Helianthus tuberosus, é uma planta nativa das Américas e que pertence à família das Asteraceae. Trata-se de um tubérculo comestível, assim como a batata por exemplo, e é conhecido também como alcachofra-girassol, tupinambo, alcachofra-de-jerusalém, girassol-barateiro, pera de terra e raiz-do-sol.
Os galhos dessa planta crescem até 4 metros de altura e suas folhas são simples, ovadas, serrilhadas e ásperas. As flores do topinambo possuem cor amarelo-ouro, por isso também é conhecida como alcachofra-girassol ou girassol-barateiro.
Uma característica peculiar do topinambo é o fato de suas raízes armazenarem inulina ao invés de amido, que é um carboidrato que transforma-se em frutose quando é cozido. Essa característica também é comum na alcachofra, talvez por este motivo seja utilizado o mesmo nome em algumas regiões.
A origem do nome tupinambo se dá pelo fato dos povos indígenas da tribo dos Tupinambás no Brasil terem sido levados para difundir o cultivo dessa planta em outras regiões, inclusive em outros países da Europa, como a França e Portugal, onde são os tupinambos conseguem ser bem desenvolvidos.
O principal benefício no consumo do topinambo é o fato dele diminuir a concentração de açúcar no sangue. Isso ocorre por causa da inulina, o que faz desse tubérculo um alimento indicado para os diabéticos. Além disso, a inulina também é capaz de remover substâncias tóxicas do organismo e melhora a digestão dos alimentos.
O topinambo é composto basicamente por:
Devido às propriedades diuréticas, o topinambo também é considerado um poderoso descongestionante de edemas renais ou cardíacos. Possui também antioxidantes que neutralizam os radicais livres e fortalecem a imunidade.
Outro benefício importante é com relação ao equilíbrio da flora intestinal que ele promove, ajudando a evitar doenças como giardíase e opistorquíase. O topinambo também garante uma microbiota saudável e ajuda a prevenir outras doenças como:
O uso de topinambo é recomendado principalmente para que vive em regiões cuja condição ambiental é ruim, pois ele ajuda a extrair metais pesados do corpo e também na cosmetologia para diminuir rugas, inflamações e irritações.
O consumo dessa planta pode ser feito através do seu cozimento, seja no forno, na brasa ou em forma de purê. Também é possível consumi-lo cru, ralado em saladas como a cenoura e a beterraba. Orienta-se apenas para evitar cozinhar o topinambo em água abundante, pois pode causar flatulência. No entanto, esse efeito pode ser minimizado quando adicionadas suas sementes no preparo.
Veja como fazer uma torta salgada de topinambo, fácil e rápida, no vídeo do Petitchef.
Os efeitos colaterais do topinambo, seja por intolerância a algum componente ou por consumo excessivo, são caracterizados por desconforto intestinal, flatulência e erupções cutâneas raras. Por isso o melhor a ser feito é testar antes de consumir grandes porções e, se possível, combiná-lo com outros legumes e tubérculos.
De modo geral, o topinambo é um excelente substituto da batata, pois além de diminuir o açúcar do sangue, ficou provado que possui muito mais nutrientes e vitaminas que favorecem a manutenção de um organismo saudável.
Talvez te interesse ler também:
SEITAN: RECEITAS PARA FAZER CARNE DE GLÚTEN EM CASA
FRITURA FAZ MAL? QUANTO, COMO E POR QUÊ? INFORMAÇÕES E DICAS
A MANTEIGA MAIS SAUDÁVEL DE TODAS – COMO FAZER MANTEIGA DE AZEITE
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
Publicado em 16/03/2021 às 9:40 am [+]
Estou muito interessado em testar este tuberculo que francamente desconhecia e como me aoraz aprender ate por inerencia viso ser agronomo alem de que tudo que e natural me fascina e atrai, ate porque ja beneficiei em varios aspectos, especialmente com o aloe vera