Índice
A jovem espanhola Maitane Alonso tem 18 anos, mas já é famosa por ter projetado uma máquina inovadora para armazenar e conservar alimentos. Sua invenção recebeu o prestigioso prêmio do MIT.
Maitane Alonso nasceu em 2001 em Bilbau-Espanha e atualmente estuda na Faculdade de Medicina da Universidade do País Basco (UPV).
Essa máquina de preservação de alimentos recebeu o primeiro prêmio em Sustentabilidade e o segundo em Microbiologia no concurso de ciência e tecnologia organizado pelo distinto Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), com a participação de mais de 2.000 pessoas de 80 países, além de ter despertado o interesse da NASA para ser utilizada em viagens espaciais.
Agora, vem a pergunta: o que é e como funciona exatamente esse invento que pode armazenar alimentos em temperatura ambiente?
Esta invenção tecnológica tem a finalidade de ser uma alternativa contra o desperdício de alimentos perecíveis. Este foi o objetivo de Maitane Alonso para com essa criação.
A jovem ao recordar como isso começou lembra que anos atrás, ela percebeu quanta comida era desperdiçada em sua casa, o que a levou a pesquisar mais sobre essa questão e à descoberta que o problema não era apenas na sua família, mas que ocorre desperdício em um terço da produção mundial de alimentos, devido às dificuldades de armazenamento e conservação.
A ideia desse aparelho surgiu acidentalmente, depois que seu irmão esqueceu as chuteiras ao lado de um gerador de eletricidade e a jovem percebeu que o cheiro havia desaparecido, levando-a a uma associação dos fatos de forma perspicaz e inteligente: se o mau-cheiro é causado por microrganismos, o que aconteceria se esse mecanismo fosse aplicado à preservação da comida?
A partir daí, ela deu início à cristalização desta invenção revolucionária que prolonga a validade dos alimentos com um método chamado “embalagem tratada com ar“, que em síntese tem a função, através de descarga elétrica, de dissociar as moléculas de ar nos alimentos de tal maneira que eliminem os microrganismos responsáveis pela deterioração da comida e assim, através deste processo, aumentar a durabilidade dos nossos alimentos.
Além de tudo, esse invento trará ainda mais benefícios à nossa saúde e o motivo é esclarecido pela própria jovem espanhola:
“Não apenas prolonga a vida útil, como reduz o uso de produtos químicos que podem ter efeitos nocivos ou desconhecidos. Conseguimos reduzir o uso de plástico em todas as casas e prevenir doenças transmitidas por alimentos.”
Esta invenção pode ser utilizada de duas formas: uma destinada à conservação nas cozinhas das residências e a outra nas indústrias de produção de alimentos.
Para levar esse aparelho a beneficiar mais gente, o próximo passo de Maitane Alonso é lançá-lo no mercado para poder ser adquirido pelas pessoas, pois, com o uso dessa máquina, muitos tipos de câncer causados por problemas relacionados à preservação de alimentos poderiam ser resolvidos. Essa preocupação da jovem também se deve ao fato dela estar se especializando em oncologia.
Com todas essas contribuições, além da premiação já mencionada, a jovem terá mais um importante reconhecimento conferido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts que batizou um asteroide com o nome dela.
Jovens como Maitane Alonso trazem perspectivas promissoras para os problemas que afligem a Humanidade, por isso senhores governantes, é de vital importância investir em educação de qualidade para todos!
Talvez te interesse ler também:
COMO VOCÊS SE ATREVEM? GRETA REPUDIA DISCURSO COMERCIAL DOS LÍDERES NA CÚPULA DO CLIMA
ESSE JOVEM INVENTOU UMA MANEIRA BRILHANTE DE LIMPAR O MAR DO MICROPLÁSTICO
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER