Índice
O espinafre é uma verdura muito nutritiva, não é à toa que o personagem de desenho animado, o marinheiro Popeye, quando precisa de força, recorre a esse vegetal!
Essa verdura é um alimento muito versátil, leve e saboroso e que serve de ingrediente em várias receitas culinárias, como tortas, sanduíches, pesto, macarrão, empadão, suflê, saladas, sopas, sucos detox e vitaminas.
Essa hortaliça pode ser consumida crua ou cozida e para reforçar os nutrientes que precisamos em nosso organismo, o espinafre é um alimento ideal para fazer parte de nossos refeições no dia a dia.
Saiba mais sobre o espinafre e suas propriedades, além de outras informações importantes para você usufruir dos benefícios e nutrientes desse vegetal.
Seguem as várias propriedades saudáveis do espinafre e os seus benefícios que proporcionam ao nosso corpo:
O espinafre é um alimento com poucas calorias, para se ter uma ideia, 2 xícaras de espinafre cru contém 14 calorias, ou seja,é pouco calórico, além disso, essa hortaliça possui um grande valor energético, ausência de gorduras e promove boa digestão.
Assim sendo, consumir o espinafre pode sim ajudar em dietas de emagrecimento e controle de peso, de forma saudável devido à gama de nutrientes que possui.
Outra vantagem que o espinafre oferece para manter a forma, com saúde, é que é um alimento bem hidratante, composto por 93% a 95% de água, o que o torna desintoxicante e depurativo, favorecendo a eliminação de toxinas e a eliminação de gorduras.
Esse alimento rico em fibras e constituído por tilacoides, que são membranas das folhas verdes que têm a capacidade de reduzir a velocidade da digestão dos lipídios, prolonga a saciedade, o que contribui para se comer menos, com a vantagem de manter o corpo nutrido e sem fome.
Segundo um estudo da Universidade de Lund sobre folhas verdes para o emagrecimento, como as do espinafre, para aproveitar as propriedades emagrecedoras destas, de forma mais eficiente, o ideal é o consumo do suplemento dietético com membranas das folhas verdes (5g), pois, o nosso corpo não separa e libera os tilacoides da planta de maneira direta.
Porém, esse fato por si só não diminui e desmerece o efeito e as propriedades do espinafre benéficos para a saúde do corpo e a boa forma. No caso específico do emagrecimento, mesmo que ingerido sem ser na forma de suplemento e o resultado ocorra em menor proporção, ainda sim, o espinafre é um alimento pouco calórico e que pode colaborar para o controle do peso.
O uso de suplementos para emagrecimento ou outros fins deve ser feito apenas sob recomendação médica.
Existem algumas contraindicações relacionadas ao consumo do espinafre, como:
Por ser laxativo e estimular a secreção gástrica, é desaconselhado para pessoas com gastrite ou úlcera no estômago.
Devido conter uma grande quantidade de oxalato, uma substância que pode desencadear a formação de cálculos renais, o espinafre deve ser evitado por indivíduos com tendencia à ter pedras nos rins.
Além disso, o ácido oxálico, contido no espinafre, em excesso, pode dificultar a absorção do cálcio.
Para neutralizar e diminuir o efeito dessas substâncias presentes no espinafre, o recomendável, antes de consumi-lo é cozinhá-lo levemente e para preservar o ferro, mineral contido nessa verdura, adicionar um pouco de suco de limão.
Existem basicamente duas principais variedades de espinafre, que são:
A variedade conhecida como Savoy com folhas frisadas, mais enrugadas, escuras e grossas, é que é comercializado fresco e o tipo de espinafre mais consumido no Brasil.
A outra variedade é o espinafre americano, que possui folhas lisas, largas e fáceis de limpar, este é o que encontrado enlatado, como no desenho do Popeye, ou congelado.
Nosso corpo é um laboratório vivo que realiza seus processos químicos através dos nutrientes que ingerimos, por isso, alimentos saudáveis como o espinafre, salvo contraindicações, precisam fazer pare de nosso cardápio alimentar.
Afinal, “somos aquilo que comemos“, essa conclusão foi divulgada por Hipócrates, pai da medicina, há mais de 2500 anos, que ainda completou: “que o vosso alimento seja o vosso primeiro medicamento”.
Talvez te interesse ler também:
SUFLÊ DE ESPINAFRE → 5 RECEITAS DELICIOSAS E DIFERENTES
LUTEÍNA É EXCELENTE PARA O CÉREBRO: TEM NO ESPINAFRE, NO AGRIÃO E EM OUTROS ALIMENTOS
OH, POPEYE!: ESTUDO INVESTIGA A RELAÇÃO DO ESPINAFRE COM GANHO MUSCULAR
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER