Índice
A agência de saúde pública CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças) fez um ranking de frutas e vegetais mais poderosos do planeta, considerando a densidade de nutrientes neles contidos. A acelga está em 3° lugar no ranking, com a nota 89,27 (em um máximo de 100, que recebeu o agrião).
Além de nutritiva, a acelga é uma verdura bem interessante! É resistente, de fácil conservação, tem boa durabilidade, consistência crocante e é farta de folhas, rendendo bastante. Além do mais, é uma verdura é bem baratinha e fácil de encontrar em supermercados ou feiras.
Seu frescor e crocância cai muito bem crua em saladas, fica boa em sopas, conservas, fermentados, refogados e feita de forma escaldada ou a vapor.
Conheça os benefícios da acelga, valorize esse alimento e o inclua cada vez maios em seu dia a dia.
De origem mediterrânea, a acelga, ou beterraba branca (Beta vulgaris var. cicla), tem talo longo e firme e folha com coloração verde ou avermelhada.
Rica em diversos nutrientes, a acelga é um alimento bem funcional.
Sua composição nutricional, considerando 100 gramas da verdura cozinha em água sem sal, é:
E pobre em calorias.
Ou seja, sua densidade nutricional é grande, não à toa é a 3ª colocada no ranking da CDC.
Além das vitaminas e minerais, a acelga também é rica em antioxidantes como beta-caroteno e flavonoides, que ajudam a prevenir problemas de saúde como doenças cardíacas e cânceres, evitando o envelhecimento celular precoce.
Sendo uma excelente fonte de vitamina K, um nutriente essencial para a circulação sanguínea, a acelga ajuda a evitar coágulo, pode ajudar a baixar a pressão e os níveis elevados de colesterol, que são fatores de risco para doenças cardíacas.
Rica em fibras e pobre em calorias, acelga ajuda a emagrecer, pois promove um bom trânsito intestinal e dá saciedade devido à sua riqueza nutricional.
Resumindo, a acelga faz bem para a saúde das seguintes maneiras:
A acelga contém oxalatos dietéticos que contribuem para a formação de cálculos renais, causando dores ao urinar, dores genitais e fibromialgia. Os oxalatos também dificultam a absorção de cálcio pelo organismo, por isso, quem tiver esses tipos de problemas, devem estar atentos, mas nada de preocupante, pois os benefícios da acelga superam seus malefícios. De qualquer forma, converse com um nutricionista.
A acelga também pode desencadear reação alérgica em algumas pessoas.
Além de nutritiva, a acelga é muito versátil. Pode-se prepará-la de inúmeras maneiras, combinada com outros vegetais e ou como ingrediente principal em receitas como quiches, pizzas, tortas, omeletes, etc.
Veja alguns exemplos:
Leia mais:
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
FLEXITARIANA: A DIETA CONTRA O AQUECIMENTO GLOBAL
MILHO-VERDE: COMO UTILIZAR? BENEFÍCIOS E RECEITAS
BOK CHOY, A ACELGA CHINESA. BENEFÍCIOS, RECEITAS, ONDE COMPRAR E COMO PLANTAR
Categorias: Alimentação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER