Índice
Nosso corpo é um laboratório vivo que processa várias combinações químicas para produzir energia, força e desenvolvimento físico. Para estas combinações, são necessárias várias substâncias. Algumas são produzidas pelo próprio organismo e outras são extraídas dos alimentos. Uma dessas substâncias é a leucina, também chamada de l-leucina, que é um aminoácido essencial, ou seja, que o corpo não é capaz de produzi-lo, sendo assim, é obtido através dos alimentos ou suplementação. Vamos saber mais sobre este nutriente?
A leucina é um dos 20 aminoácidos que as células do nosso corpo utilizam para sintetizar proteínas.
Esse aminoácido tem importantes funções no aumento das proteínas e age como fonte de energia durante atividades e exercícios físicos, aumentando a resistência e diminuindo a fadiga.
Esse nutriente contribui para manutenção do peso corporal, para a formação da massa muscular magra e para o controle do colesterol em nosso organismo.
Para saber mais sobre os benefícios da leucina e porque precisamos desse nutriente, confiram o que vem a seguir:
{index}
A leucina serve para os seguintes casos:
A leucina é um tipo de aminoácido que faz parte da formação dos músculos.
É o único aminoácido que pode ser utilizado como energia pelos músculos.
Entre os três aminoácidos de cadeia ramificada – leucina, isoleucina e valina – a leucina é a mais eficaz na manutenção de massa muscular, isso se deve ao fato desse aminoácido ser convertido em glicose de forma mais rápida que os outros dois.
Devido a isso, o suplemento de leucina é um dos mais populares entre fisiculturistas e praticantes de musculação.
A leucina, além de contribuir para o fortalecimento dos músculos promove a saúde dos ossos, pele e é recomendada à pessoas em processos de recuperação pós-cirúrgico, pois ajuda na cicatrização e recuperação.
Além dos já citados,conheçam outros benefícios da leucina para nosso corpo:
Redução de peso:
Por contribuir para a formação dos músculos reduz a possibilidade do acúmulo de gordura por conta da deficiência muscular.
Aumenta o Colesterol Bom:
Este aminoácido contribui para o aumento nos níveis de colesterol HDL, o colesterol bom.
Previne diabetes:
A leucina previne a resistência à insulina e a hiperglicemia, ou seja, os níveis altos de açúcar no sangue.
Melhora a imunidade:
Aumenta as defesas do organismo fortalecendo nossa imunidade.
Contribui para recuperação dos ossos:
Ajuda no consolidação de ossos fraturados.
Conheça os alimentos que tem boa concentração de Leucina:
Leucina + isoleucina + valina = BCAA
Existem suplementos quem vem com a combinação da leucina com outros aminoácidos como: isoleucina e valina.
Esses três aminoácidos em conjunto constituem BCAA (sigla em inglês de branched-chain amino acids) que traduzido significa aminoácidos de cadeia ramificada (sigla em português “ACR”) e que constituem 35% da musculatura, sendo indispensáveis para a manutenção e desenvolvimento dos músculos, por isso quando combinados estes aminoácidos são muito eficazes para essa finalidade.
Na atualidade existem vários suplementos contendo estes aminoácidos com formulação a base de ingredientes vegetais e de marcas veganas (sem crueldade animal), um exemplo é suplemento BCAA da marca VeganWay, que inclusive é livre de transgênicos.
Veja alguns casos em que pode ser indicada uma suplementação de leucina ou BCAA:
ALIMENTAÇÃO DEFICIENTE:
Com a correria da vida moderna existem momentos em que descuidamos de ter uma alimentação saudável e equilibrada, o que pode causar deficiências nutricionais várias.
DESNUTRIÇÃO:
Existem várias situações que podem nos levar à desnutrição como: doenças, desequilíbrios metabólicos e má-alimentação, e nesses casos pode haver necessidade de suplementação.
ATIVIDADES FÍSICAS INTENSAS:
Há quem pratica exercícios intensos, como a musculação, devido ao gasto energético e esforço intenso muscular, pode ser indicado um reforço de leucina, através de suplementação.
ENFRAQUECIMENTOS MUSCULAR:
A acentuada perda de massa, força e função da musculatura esquelética pode ocorrer por diversos fatores: má-alimentação, falta de atividade física, desnutrição, vida excessivamente sedentária, doenças, problemas da idade mais avançada como a sarcopenia, nestes casos pode ser indicado fazer suplementação e só o profissional de saúde pode avaliar com consulta e exames.
DOSAGEM E FORMA DE ADMINISTRAÇÃO:
A dose recomendada e como tomar o suplemento de leucina ou BCAA vêm especificados na embalagem ou bula do produto.
Lembrete: antes de fazer uso de qualquer suplemento consulte um profissional de saúde, médico ou nutricionista, para verificar qual a dosagem e a forma específica de o suplemento, pois cada caso é um caso, levando em conta o estado nutricional e saúde de cada indivíduo.
O suplemento de leucina ou BCAA pode ser encontrado em lojas de produtos naturais, farmácias ou em sites especializados em suplementos da internet. Dê preferência para os sites veganos, pois os suplementos são feitos a partir de fontes vegetais e os produtos veganos não são testado em animais.
As apresentações do suplemento são na forma de pó ou cápsulas.
Quando o corpo apresenta perda muscular é indício que algo não vai bem, por isso é necessário observar e colocar atenção nas alterações físicas que ocorrem.
Os músculos nos dão força, firmeza e sustentação, por isso é recomendável cuidar bem deles e que este conteúdo seja muito útil nesse sentido.
Recapitulando cuidados fundamentais para nosso corpo:
Alimentação saudável e balanceada
Dormir bem
Bom-humor
Hidratação, beber pelo menos 2 litros de água por dia
Atividade física de forma frequente
E, caso necessário, suplementação
Quando cuidamos de nosso corpo, ele nos retribui com força, disposição e bem-estar!
Talvez te interesse ler também:
15 ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL RICOS EM PROTEÍNAS
OH, POPEYE!: ESTUDO INVESTIGA A RELAÇÃO DO ESPINAFRE COM GANHO MUSCULAR
VIGOREXIA: EPIDEMIA EM CURSO NA BUSCA PELO CORPO PERFEITO
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER