Índice
Na culinária, o termo PANC (Planta Alimentícia Não Convencional) está cada vez mais presente com uma variedade de plantas que até então eram tidas como ervas daninhas nas plantações, mas que vêm ganhando espaço devido aos inúmeros benefícios que os pesquisadores provaram ter.
O coração de bananeira, iguaria pouco conhecida no Brasil, é caracterizada como uma PANC, pois além de não convencional, pode ser utilizada em diversas receitas devido aos muitos benefícios que possui.
Por este motivo, vamos falar um pouco mais sobre essa planta tão disponível, conhecer suas propriedades e aprender como consumir.
O coração de bananeira, também conhecido como umbigo ou flor de bananeira, é aquela parte onde nascem os cachos de banana e é retirado enquanto as bananas ainda estão verdes. Tem esse nome devido ao formato e coloração iguais ao de um coração, mas a parte que é consumida é a interna, que possui coloração branca e formato de pião.
O coração de Musa paradisíaca (o nome científico da planta, bananeira, como também é chamado por pesquisadores e especialistas) deve ser consumido imediatamente, pois do contrário, a planta escurece devido ao alto teor de umidade e oxidação (assim como ocorre com as próprias bananas).
Seu gosto é amargo e a textura é parecida com a do palmito.
Na Ásia, o coração de bananeira é consumido como um vegetal, mas no Brasil essa iguaria é pouco conhecida, sendo consumida em poucas regiões, como por exemplo no interior de Minas Gerais, onde também é conhecida como mangará.
Em outras regiões do país, o coração de bananeira é pouco utilizado devido à falta de conhecimento dos seus benefícios por parte da população. Porém, esta iguaria pode ser considerada como um super alimento, ajudando até mesmo a combater a fome e a desnutrição em muitas regiões do país.
O coração de bananeira é rico em carboidratos e nutrientes que ajudam a saciar a fome. Além disso, pesquisadores afirmam que essa planta possui flavonóides, antioxidantes e ácidos que neutralizam os radicais livres e eliminam os danos oxidativos causadores do câncer.
Outros benefícios indicados pelos pesquisadores são as fibras, proteínas e minerais que esta planta possui, que dão saciedade, ajudam a melhorar o humor e diminuem a ansiedade por causa do magnésio presente na composição.
Diz-se ainda que o coração de bananeira é indicado no tratamento das seguintes patologias:
Apesar de todas essas descobertas, muitos estudos ainda estão sendo realizados para verificar os possíveis benefícios adicionais que o coração de bananeira pode oferecer para o organismo, além desses que já foram comprovados.
Devido ao sabor amargo, o preparo do coração de bananeira requer um passo a passo um pouco trabalhoso, mas pelas pesquisas realizadas e os benefícios citados, vale muito a pena.
Uma das indicações de consumo é fazê-lo refogado e utilizá-lo como recheio de tortas e pastéis. Também é possível consumir as flores que são encontradas no seu interior logo que o coração de bananeira é descascado, mas estas possuem um sabor ainda mais amargo.
Por ser fonte de carboidratos, proteínas e minerais, o coração de bananeira é uma ótima opção de pratos vegano e vegetariano, sendo utilizado inclusive como ingrediente principal.
Há ainda indicações de consumir o coração de bananeira em forma de xarope no tratamento de doenças respiratórias como a asma, por exemplo. Porém, suas propriedades continuam sendo estudadas para que se possa comprovar a sua eficácia.
E você? Já experimentou alguma receita com o coração de bananeira? Apesar do sabor amargo, vale a pena inserir os benefícios dessa PANC como alimento alternativo ou medicamento natural. Vamos acompanhar as pesquisas e testar essa iguaria em nossos pratos, pois trata-se de um alimento de baixo custo e super fácil de encontrar!
E para finalizar, segue um vídeo do Presunto Vegetariano sobre como utilizar, limpar e cozinhar o coração de bananeira. Bom apetite e boa saúde!
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
REMÉDIO CASEIRO PARA CURAR BRONQUITE COM CORAÇÃO DE BANANEIRA
Conheça outras PANCs:
ORA-PRO-NÓBIS: BENEFÍCIOS, CULTIVO E COMO USAR
TABOA, UMA PLANTA COMESTÍVEL! MAS PARA QUE SERVE E QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
PEIXINHO DA HORTA OU LAMBARI – A FOLHA FRITA É DELICIOSA E NUTRITIVA
Categorias: Alimentação
Publicado em 04/06/2021 às 9:34 pm [+]
Amei essas dicas gosto muito de coisas naturais
Publicado em 07/06/2021 às 6:46 am [+]
<3