Índice
A batata-doce tem propriedades que contribuem para a boa formação muscular. Por isso, pessoas que praticam musculação e outras atividades físicas com o objetivo de exercitar e fortalecer os músculos, incluem em suas dietas este riquíssimo alimento.
Independentemente dessa tendência da batata-doce ser muito apreciada pelo pessoal que frequenta acadêmia de ginástica, consumi-la é muito saudável, não só para nossa parte muscular, mas para nosso organismo em geral.
Confira os benefícios da batata-doce e, se você exercita o corpo e quer ter essa aliada na alimentação para fortalecer os músculos, seguem informações a este respeito.
{index}
Batata-doce contribui para o emagrecimento
A batata-doce tem índices de carboidrato e glicêmico baixos, é rica em fibras e promove por maior tempo a saciedade. Por isso, é um ótimo alimento para quem quer emagrecer.
Esse alimento fornece energia de modo equilibrado evitando picos de insulina que, em excesso no sangue, faz com que o organismo estoque gordura.
Batata doce-auxilia a ter mais massa muscular
Quem quer fortalecer e desenvolver os músculos, deve incluir a batata-doce em suas refeições, pois ela confere energia e contribui para a constituição muscular.
A batata doce é um alimento que possui um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, é rica em fibras, tem vitaminas A, B, C, E e minerais como fósforo, ferro, magnésio, potássio, cálcio, potássio, entre outros nutrientes. Por isso, este alimento traz os seguintes benefícios para nossa saúde:
Além dos benefícios para manter a boa forma física, a batata-doce contribui para o bom funcionamento do nosso organismo em geral.
Vejam outros benefícios que a batata-doce traz para nosso corpo:
Além de evitar a diabetes, a batata-doce com seu amido resistente diminui os níveis de LDL, o colesterol ruim, e o triglicérides, protegendo o coração das doenças cardiovasculares.
O carboidrato da batata-doce auxilia a evitar prisão de ventre, hemorroidas e doenças inflamatórias intestinais.
A espécie de batata-doce com polpa cor laranja tem betacaroteno e a variedade roxa contém antocianina e vitaminas C e E, nutrientes que funcionam como antioxidantes protegendo o corpo contra o envelhecimento precoce.
Podemos nos alimentar de batata-doce de várias maneiras: cozida, assada, chips, refogada em forma de purê ou como base para a massa de diversos tipos de receitas.
Para quem pratica musculação, treinos físicos, esportes ou ginástica, a batata-doce, não falta na mesa.
A batata-doce é a queridinha daqueles que querem manter os músculos em forma, manter o peso em dia e ter energia para malhar e fazer atividades físicas.
Quem consome a batata-doce com esses objetivos, o faz principalmente no pré-treino ou antes das atividades físicas, seja ginástica, musculação ou outras.
O ideal é que o seu consumo seja feito duas horas antes do treino, para dar tempo do organismo digerir e absorver os nutrientes deste alimento. Tudo isso porque a batata-doce contém amido resistente, um tipo de carboidrato de baixo índice glicêmico.
A batata-doce fornece energia de forma gradativa, contribuindo para se ter disposição antes, durante e depois da atividade física. Este alimento promove no organismo a liberação lenta de açúcar no sangue, mantendo os níveis de glicogênio, que serve de combustível para a atividade muscular, impedindo que no treino ocorra a perda de massa muscular.
E para aproveitar ainda mais os benefícios da batata-doce, seguem 3 sugestões de receitas para incluir, de variadas formas, esse alimento no cardápio do dia a dia:
1. BOMBOM DE BATATA-DOCE
(Baseada na Receita do site Presunto Vegetariano)
Ingredientes:
Modo de preparo
Amasse batata-doce cozida, ainda morna, com um garfo ou espremedor.
Acrescente o açúcar, o cacau e a canela e misture até ficar uma massa uniforme, se preferir adicione mais cacau e açúcar.
Faça bolinha com a massa no formato de bombom ou trufa, e passe no confeito(s) de sua preferência.
Rende, em média, 20 bombons.
Caso não consuma tudo em um dia, guarde em um potinho na geladeira, até 3 dias.
2. RECEITA DE TORTA SEM GLÚTEN COM BATATA-DOCE E CEBOLA CARAMELADA
(Baseada na receita do site: Cozinha Travessa)
Ingredientes:
Modo de Preparo
Amasse a batata-doce cozida com o garfo.
Adicione, ao purê de batata-doce, a aveia, linhaça, azeite e sal, amasse e misture com as mãos.
Molde na forma com cuidado e leve ao forno médio, preaquecido, deixe assar por 20 minutos.
Enquanto isso em uma panela prepare o recheio,colocando a cebola, óleo de coco e sal.
Mexa o preparado, enquanto cozinha, ficará pronto quando a cebola estiver transparente.
Reserve o recheio de cebola.
Desenforme a torta com cuidado, pois, a massa é delicada, deixe esfriar e recheie com a cebola.
3. HAMBÚRGUER FIT DE BATATA-DOCE
(Baseada na receita do site Lucilia Diniz)
Ingredientes
Modo de preparo
Refogue a cebola, o pimentão e o sal por dois minutos.
Junte o refogado com a batata doce amassada, a salsinha e a cebolinha.
Adicione a quinoa e misture bem.
Modele os hambúrgueres.
Frite os hambúrgueres, em uma frigideira antiaderente, por dois minutos de cada lado.
Retire e sirva em seguida.
Agora já deu para perceber que sobram motivos para incluir a batata-doce em nosso cardápio diário, pois, além de tudo, existem várias formas de poder consumi-la e de usufruir de suas propriedades e benefícios.
Outra vantagem do consumo da batata-doce é que é um alimento de baixo custo e fácil de achar para compra em mercados, feiras e caso, se queira cultivá-la no quintal ou jardim, é um vegetal que germina com facilidade.
E, então, que tal uma refeição com batata-doce, hoje, hein?
Este vídeo mostra uma reportagem abordando o porquê da batata-doce ajudar no desenvolvimento muscular.
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER