Índice
Conhecido pelo seu sabor pungente e pelo seu odor característico, o alho é geralmente um ingrediente que as pessoas amam ou odeiam. Sendo muito saudável e rico de propriedades nutricionais e medicinais, deveríamos comer alho com mais frequência. Mas como é melhor consumi-lo e cozinhá-lo para aproveitar todos os benefícios que ele pode oferecer ao nosso corpo?
O alho é uma uma planta perene cujo bulbo – a sua “cabeça” – geralmente é usada na cozinha como tempero, mas o alho também pode ser consumido para os benefícios da saúde, aproveitando de suas propriedades que o tornam um verdadeiro remédio natural, com poderes antibacteriana, fluidificante para o sangue, hipocolesterolêmico e anti-hipertensivo.
Veja como usar o alho e aproveitar ao máximo os seus benefícios:
O alho cozido perde a maioria de suas propriedades porque as altas temperaturas quebram o ingrediente ativo mais importante contido no bulbo: a alicina. Para aproveitar melhor os benefícios que ele oferece, é aconselhável sempre (ou, tanto quanto possível) consumi-lo, cru. Não se preocupe com o problema do hálito. Existem alguns truques para comê-lo cru sem comprometer o hálito.
Leia: Pesquisa revela truques para não ficar com mau hálito de alho
Em termos medicinais, além de comê-lo cru, seria melhor comê-lo picado ou mastigá-lo bem para que a alicina seja melhor liberada. O melhor jeito de comer alho então seria, picá-lo bem e esperar 10 a 15 minutos antes de consumi-lo.
Que tal colocá-lo cru e picadinho na salada?
Se alho cru é demais pra você, você pode comê-lo cozido como tempero em várias receitas mas, saiba que para melhor preservar as suas propriedades, você deve primeiro picar ou esmagar o alho, deixá-lo descansar por 10 minutos (alguns dizem para esperar até 45 minutos) para liberar toda a alicina e só depois cozinhá-lo usando-o como tempero. Desta forma, o precioso ingrediente ativo deve se tornar não só mais biodisponível ao corpo, como também um pouco mais resistente ao calor (tente no entanto cozinhá-lo o mínimo possível, à baixas temperaturas e evitando de fritá-lo).
Há quem diga no entanto que o ideal mesmo – para quem conseguir, é claro – seria consumir o alho cru, previamente picado e de estômago vazio! Portanto, em jejum. Dizem que excelentes benefícios para a saúde poderiam ser alcançados consumindo o alho todas as manhãs, logo ao acordar (contudo, nada de se automedicar nem mesmo com um remédio natural como o alho. PROCURE UM MÉDICO ANTES).
A “alma” do alho é aquele fio que se encontra no interior de cada “dente” e geralmente o responsável pela má digestão que o alho às vezes provoca. É preciso retirar a alma de cada dente, antes de picar o alho a ser usado nas receitas. Se o alho for novinho ele não terá “alma”. Quanto maior a alma, mais velho é o alho.
Um alho muito velho não garante a presença dos mesmos ingredientes ativos que contém o alho fresco. Já pensou em plantá-lo no jardim ou na varanda? Assim, você terá sempre alho fresco e orgânico em casa.
Veja Como plantar alho no balcão em 6 passos
Todos os dias podemos consumir 2 dentes de alho de tamanho médio. Quantidades menores não seriam suficientes para garantir os seus benefícios à saúde.
O alho é um poderoso antibiótico que pode ser consumido como remédio em forma de chá. Além do chá, como remédio, também se usa óleo de alho, tintura de alho e água de alho.
Leia tudo aqui: Chá de alho, poderoso antibiótico! receitas e contraindicações
Pasta de alho para passar no pão, para fazer torradas, bruschetas e também para usar como tempero base para preparar arroz, feijão e outros pratos. Veja aqui 5 receitas simples e gostosas para fazer pasta de alho.
Leia também:
ALHO → CONTRAINDICAÇÕES DE USO
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
Publicado em 26/04/2021 às 10:40 am [+]
Muito bom aprendi como consumir o alho,algo que antes não sabia.