Índice
Talvez ele não figure na lista de preferências da maioria das pessoas. No entanto, deveria. Além do sabor, esse vegetal é também um super alimento, sem nenhum exagero! Veja bem!
Rico em antioxidantes, ácido fólico, ferro, fibras e muita vitaminas, o brócolis pode fazer toda a diferença na dieta de quem o consume regularmente.
Membro da família das crucíferas, essa verdura é ainda versátil e vai muito bem em saladas, cozidos e pratos especiais, tais como suflês e cremes.
Saiba agora todos os benefícios desse vegetal e inclua-o mais no teu cardápio a partir de agora.
O brócolis é um vegetal rico em ferro, na verdade, entre as hortaliças é o que tem maior concentração desse mineral. Além disso, é uma excelente fonte de cálcio, magnésio, potássio, vitaminas A, C, ácido fólico, zinco, proteína e fibras.
Entre as propriedades, destaca-se o excelente poder antioxidantes, anti-inflamatório, diurético e até calmante.
E tudo isso junto traz à saúde uma série de benefícios. Quer ver só:
As vitaminas presentes no brócolis o tornam um excelente aliado da boa digestão. Em conjunto com as fibras, o vegetal melhora o trânsito intestinal, evitando problemas digestivos, além de promover a sensação de saciedade. Um estudo da revista Cancer Prevention Research apontou, por exemplo, que o consumo de brócolis reduz o nível de infecção de uma bactéria, que, em longo prazo, pode provocar gastrite, úlceras e câncer de estômago.
O brócolis é rico em antioxidantes, que ajudam a combater a ação dos radicais livres, promovendo a correta eliminação de toxinas, e impedindo a formação de células cancerígenas. Além disso, o sulforafano, potássio e glutationa encontrados no vegetal ajudam a prevenir e amenizar os efeitos da artrite e artrose. O brócolis é ainda um excelente aliado para evitar complicações da diabetes, de acordo com um estudo da Universidade de Warwick, Reino Unido.
Os antioxidantes também são importantes para prevenir o envelhecimento precoce, tendo em vista que combatem a ação dos radicais livres, que danificam as células mais rapidamente. Por esse motivo consumir brócolis é uma forma de manter a pele saudável e bonita, por mais tempo.
As propriedades nutricionais do brócolis atuam também limpando o pulmão de substâncias nocivas, que entram no organismo pela respiração. Pessoas com doenças pulmonares, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) também são beneficiadas, quando ingerem esse vegetal com frequência, como aponta um estudo da Universidade Jonhs Hopkins, EUA.
Tantos nutrientes fazem do brócolis também um aliado no fortalecimento do sistema imunológico, de modo geral, principalmente graças a ação do ácido fólico.
E por falar em ácido fólico, saiba que esse nutriente é essencial para uma boa gestação. O feto precisa de boas quantidades de ácido fólico para conseguir um pleno desenvolvimento e evitar problemas, como má formações.
Ainda falando sobre ácido fólico, já é comprovado que ele tem um efeito protetor sobre a saúde cerebral, e diminui as chances de desenvolvimento de doenças neurológicas, como Mal de Alzheimer.
Por conter altas quantidades de ferro, o brócolis ajuda a prevenir a anemia, na medida em que o ferro é o grande responsável por levar o oxigênio às células, de modo a promover o bom funcionamento do organismo.
O brócolis ajuda também na produção de dopamina, uma substância essencial para o cérebro, que diminui o estresse e a ansiedade. Esse vegetal auxilia ainda a combater a insônia, melhorar a vitalidade e regular os batimentos cardíacos.
Além das fibras, o brócolis conta ainda com boas quantidades de potássio, o que ajuda no equilíbrio dos níveis de sal do organismo, prevenindo a retenção de líquidos.
Quem quer ganhar massa muscular não pode esquecer de incluir o brócolis na dieta.
Esse vegetal, além de excelente fonte de proteínas e fibras, contém minerais essenciais, como o cálcio, ácido fólico e vitamina C.
O cálcio ajuda na contração muscular, evitando as câimbras.
Já a vitamina C atua recuperando as fibras musculares, que ficam desgastadas após um treino intenso.
Além de tudo isso, os nutrientes presentes no brócolis auxiliam na renovação e boa oxigenação celular e também no equilíbrio hormonal.
Nem só de benefícios se faz um vegetal. O brócolis pode ser contraindicado, em alguns casos.
Por exemplo, quem sofre com hipotireoidismo deve fazer um consumo mais controlado do vegetal, tendo em vista que, em excesso, o brócolis pode prejudicar o correto funcionamento da glândula tireoide, segundo estudo feito pelo Instituto Linus Pauling da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos.
Já a acidez do brócolis, principalmente quando consumido assado, pode corroer o sistema dentário, e também piorar o quadro de pessoas que têm acidez gástrica elevada.
O excesso de vitaminas também pode fazer mal, levando a um problema conhecido como hipervitaminose.
O brócolis consumido cru não é recomendado para quem tem problemas renais.
No entanto, em geral, o grande problema é mesmo o excesso. Pois brócolis é saudável, e isso ninguém pode negar.
Agora que você sabe do tanto de benefícios e propriedades nutricionais que o brócolis contém, que tal fazer brócolis para o almoço ou janta? Veja abaixo 10 dicas de receitas fáceis e gostosas:
10 RECEITAS COM BRÓCOLIS – SABOROSAS E FÁCEIS
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER