Índice
Os carboidratos levam a fama de engordar e quem busca emagrecer geralmente corre deles, mas os carboidratos têm suas funções em nosso corpo e também é importante em qualquer dieta. Vejamos um pouco de tudo sobre os carboidratos, o que são, para que servem, quais alimentos são ricos e o que sua falta pode ocasionar em nosso organismo.
Carboidratos ou, hidratos de carbono, são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio e são as biomoléculas mais abundantes na natureza.
De acordo com seu tamanho, os carboidratos se classificam em:
Mas, simplificando a questão química, os carboidratos são chamados de simples e complexos:
CARBOIDRATOS SIMPLES, OU REFINADOS
Que são os menos saudáveis, contêm alto índice glicêmico (aumenta o nível de insulina no corpo) e são os que mais costumamos comer: pães, arroz branco, farinha refinada, pizzas, bolos, massas, açúcares, alimentos industrializados, etc.
CARBOIDRATOS COMPLEXOS
Possuem baixo índice glicêmico (ou seja, são absorvidos mais lentamente pelo organismo, geram menos insulina e não dá aquele pico de energia que contribui para o ganho de peso e a diabetes, além de não saciar a fome por muito tempo). São exemplos de carboidratos complexos os alimentos integrais.
Os carboidratos desempenham basicamente 2 funções em nosso organismo:
Carboidratos não existem somente em massas e pães. Como dito, é bom escolher carboidratos do tipo complexo, ou seja, alimentos feitos de farinha integral, alimentos inteiros, cereais, legumes, tubérculos, frutas etc.
Inclusive na hora de emagrecer, tirar o carboidrato da dieta, querendo perder peso, pode não ser uma boa opção. Além de não alcançar o objetivo, você se sentirá cansado e cairá na primeira pizza que vir pela frente.
Esportistas podem fazer uso do carboidrato refinado que dá a energia imediata que eles precisam, mas devem sempre procurarum nutricionista em qualquer dúvida.
Aqui vai uma lista de alimentos ricos em carboidratos bons:
Como dito acima, carboidratossão as biomoléculas mais abundantes na natureza, portanto, o difícil seria fugir deles, mas não precisa evitá-los, basta saber escolhê-los.
Eles são tão importantes que a sua falta pode causar muitos mal-estares. Veja só!
A falta de carboidrato causa cansaço, fadiga, desânimo, perda da concentração e de cognição, vertigens, náuseas, queda de pressão e muitos outros problemas.
Quem quer emagrecer e tira o carboidrato da dieta se dá mal porque o organismo irá queimar músculos em vez de gordura, para obter a energia necessária.
Os carboidratos constituem a energia rápida que damos ao corpo para que este queime gorduras e proteínas. Sem esta energia, nos sentimos fracos e nossa pressão arterial cai.
Carboidratos também são fonte de energia para os neurônios, é por isso que a falta deles pode causar problemas de cognição, memória, concentração.
Os carboidratos desempenham papel até em nosso humor pois eles induzem a síntese da serotonina, o neurotransmissor da serenidade, da tranquilidade.
Os carboidratos refinados estão ligados à doenças como diabetes, pois aumentam o nível de açúcar no sangue de maneira abrupta mas, os integrais, ao contrario, são aliados da saúde pois melhoram os níveis de colesterol no sangue e reduzem riscos de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e avc.
Retirar os carboidratos da dieta também podem causar mudanças no intestino. Os integrais, que são boas fontes de fibras, ajudam o intestino a trabalhar melhor.
Mas qual seria a quantidade justa de carboidratos a ser consumida diariamente sem correr o risco de engordar e fazer mal à saúde? Explicou a nutricionista Mayra Madi para o GNT:
“Em um prato balanceado, metade tem que ser de verduras ou legumes, crus ou cozidos; um quarto de carboidratos e um quarto de proteínas”.
A quantidade de energia necessária para cada organismo depende da quantidade de energia que cada pessoa gasta. Geralmente os carboidratos podem representar de 40% a 45% do total de calorias ingeridas diárias mas, como esta é uma questão pessoal, o melhor mesmo é procurar um nutricionista para fazer uma dieta balanceada para a necessidade de cada pessoa em particular.
Tendo todas estas considerações em vista, libere o carboidrato na tua vida e procure um nutricionista ou profissional de saúde para qualquer problema ou dúvidas que tiver. Somente um profissional poderá te indicar a melhor dieta considerando as tuas necessidades em particular.
Talvez te interesse ler também:
Quer viver mais? Não elimine o carboidrato da dieta! Palavra da ciência!
O carboidrato é o elixir da juventude nesta ilha japonesa
Os 20 alimentos mais ricos em carboidrato
Tipos de alimentos: como a alimentação pode influenciar nossa energia
Fontes veganas para aumentar a produção de colágeno e outros cuidados
Alimentos ricos em zinco para previnir Covid e outras doenças
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
Publicado em 22/04/2021 às 6:19 pm [+]
FUNDAMENTAL A ORIENTAÇÃO DAQUELES DISPOSTOS A CONJUGAR OS ELEMENTOS APROPRIADOS A LEVAR – NOS A UMA VIDA DE LONGEVIDADE SÃ…