Índice
Nabo, nabiça, grelo-de-nabo e o rabanete branco que nós, brasileiros, chamamos de nabo, são alimentos muito saudáveis, curativos e que podem entrar em uma grande diversidade de receitas como você verá a seguir.
O nabo é uma planta da família das couves, a Brassica rapa, que tem raíz tuberosa e folhas, ambas comestíveis. Há séculos os nabos têm uma forte presença na alimentação dos povos mediterrânicos, especialmente entre os gregos e os romanos.
Mas, no Brasil, o que nós chamamos de nabo é outra planta – na verdade é uma variedade de rabanete branco, o Raphanus sativus, outra crucífera muito saudável também é de uso frequente na culinária asiática, especialmente no Japão. Também pode ser conhecido como daikon, raiz grande, no idioma japonês.
Nabos são pouco calóricos, ricos em cálcio, potássio, magnésio, fósforo e vitamina C.
Estes componentes maioritários e as fibras solúveis que ele contêm, fazem do nabo um dos legumes de eleição em caso de recuperação da vitalidade, necessidade de desintoxicação e em casos inflamatórios crônicos.
E, principalmente, o consumo de nabo é ideal para agilizar o metabolismo aumentando nosso gasto calórico. Isso por que nabos têm calorias negativas e ajudam nosso corpo a queimar gorduras acumuladas.
A raiz é rica em vitamina C e fibras.
As folhas são ricas em fitonutrientes que estimulam a ação antioxidante do nabo, protegem as células e combatem os radicais livres. As folhas do nabo são também ricas em vitaminas diversas (A, C, K), betacaroteno, manganês e ômega 3.
O nabo tem um sabor mais amargo do que estamos acostumados mas, combinado com os alimentos e condimentos certos, se torna muito saboroso.
Tanto se pode comer a raiz, preparada de diferentes maneiras, crua ou cozida, em conserva ou assados, como as folhas verdes e as flores, também conhecidas como grelos-de-nabo.
É muito agradável o nabo cortado, em fatias fininhas, quase transparentes, temperado com azeite, limão e sal, compondo com uma salada de folhagens variadas.
Veja essa super salada com nabo e outros vegetais no vídeo a seguir:
Conserva de nabo em vinagre é uma ótima alternativa também:
Para fazer um purê de nabo é preciso cozinhar a raiz, descascada e cortadinha em cubos pequenos (para ser mais rápido o cozimento) durante 15 minutos (até que fiquem macias).
Depois de cozidas, escorra os cubinhos de nabo, coloque em uma vasilha e amasse bem.
Coloque um bom pedaço de manteiga e deixe-a derreter no nabo quente, mexendo sempre para que a mistura fique homogênea (veganos podem usar margarina).
Esta será a sua base do purê de nabos que pode ser misturada com outros ingrediente, salgados ou doces (o nabo cozido tem um sabor meio neutro) – a partir deste purê de nabos você poderá preparar tortas de forno, pizzas, tortilhas, pães e bolos ou mesmo, serví-lo simples, temperado com azeite, sal, limão e coentro de montão acompanhando seus pratos proteicos.
E que tal uma deliciosa sopa de nabos, tipicamente latina?
Veja o vídeo:
Você vai precisar de nabos, alho poró, pimenta preta, sal e azeite de oliva.
Os nabos podem ser cozidos com pele ou não – vai depender da pele ser fina, sem buracos onde possa ter sujeiras.
Corte os nabos em cubos. Ponha o azeite para esquentar na panela. Corte o alho poró e ponha no azeite quente.
Em seguida, coloque os cubos de nabo até que estes peguem o aroma do poró.
Tempere com sal a gosto e cubra tudo com água.
Deixe cozinhando até que os cubos de nabo estejam macios.
Ajuste o sal, bata no mixer e complete o sabor com um pouco de pimenta preta moída na hora.
Acompanhe cada passo no vídeo abaixo:
Essa dupla: nabo e cenoura, dá muito certo! A amargura de um com a doçura do outro combinam perfeitamente. Confira essa receita muito simples no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=DB3pxc2cIis
Talvez te interesse ler também:
Sanduíche Natural – 10 Receitas Simples, Rápidas e Gostosas
JILÓ: o amargo que faz bem! Veja Benefícios, Contraindicações e Receitas
Avelã – Propriedades, Benefícios e Como Consumir
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER