Índice
O alpiste não é só comida para passarinho – mas, são estes que mais fazem uso desta semente oleaginosa e alimentícia. Agora você vai aprender como usar o alpiste para controlar sua pressão arterial, a diabetes, melhorar o fígado e os rins.
Já falamos aqui como se faz o Leite de Alpiste. As duas receitas abaixo são bem diferentes – em uma você vai usar alpiste levemente torrado e fazer um chá, na outra, um pouco mais elaborada, você vai preparar uma “vitamina de oleaginosas” na qual o alpiste está presente.
O alpiste, Phalaris canariensis, é uma gramínea com propriedades anti-inflamatórias que atuam no fígado, rins e pâncreas.
Sua ação curativa ajuda no tratamento de doenças hepáticas, limpa o aparelho urinário, desintoxica o organismo.
É um alimento de ação depurativa e diurética, que ajuda na cura de gastrites e úlceras.
Mas, para qualquer dessas receitas abaixo, só use alpiste orgânico, sem aditivos ou conservantes.
Você também pode plantar alpiste em casa, para seu uso. É fácil pois, basta germinar as sementes em uma caixa com terra. Veja na foto como é essa plantinha:
Esta receita é muito fácil e rápida de se preparar.
Pegue um punhado de alpiste e jogue na frigideira seca, no fogo lento.
Vá mexendo até que as sementes comecem a estourar como pipoca.
Jogue essas sementes torradinhas em um litro de água fervente, cozinhe por uns minutos, apague o fogo, tampe a panela e deixe repousar por mais um tanto.
Coe e tome todo o líquido durante o dia.
A sua pressão, alta, baixará e se regulará.
Para esta receita você vai precisar de:
O melhor jeito é deixar todas as sementes de molho por algumas horas até amolecerem. Depois, coe e lave as sementes, coloque em um liquidificador com água e bata até que se forme uma mistura homogênea.
Coe esse batido em uma peneira grossa, guarde na geladeira e tome durante o dia.
Enquanto consumir essa vitamina, aumente seu consumo de água para melhorar o processo depurativo e evitar prisão de ventre.
Segundo os que já experimentaram essa receita, o uso frequente da vitamina de oleaginosas é ótimo para a saúde de rins, fígado e pâncreas, sendo uma boa maneira de se controlar os sintomas de diabetes.
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER