Um aditivo muito comumente encontrado nos cereais matinais e em outros produtos de uso diário, interfere em nosso sistema hormonal e é acusado de provocar obesidade. É o que revela um novo estudo realizado nos Estados Unidos.
Não é a primeira vez que o hidroxitolueno butilado (BHT na sigla em inglês), antioxidante químico usado como aditivo alimentar e conservante em cosméticos, remédios e outros produtos, é acusado de ser prejudicial à nossa saúde.
Esta substância, que pode ser encontrada nos rótulos dos produtos com o código E321, é amplamente utilizada nos EUA nos cereais matinais que não apenas estariam cheios de açúcar, mas seriam também ricos em aditivos que podem aumentar ainda mais o problema da obesidade.
Até então, tinha sido demonstrada a influência negativa deste aditivo no ganho de peso unicamente em modelo animal mas, agora os seus efeitos negativos sobre os seres humanos também foram confirmados.
Uma equipe de investigação liderada por Dhruv Sareen do Cedars-Sinai Medical Center examinou 3 desreguladores endócrinos, incluindo o BHT.
No estudo, publicado na revista Nature Communications, os pesquisadores desenvolveram um novo método para testar os efeitos dos desreguladores endócrinos nos seres humanos. Eles examinaram a exposição dos três produtos químicos sobre os tecidos que produzem hormônios a partir de células estaminais humanas. O objetivo foi analisar como uma exposição crônica a esses produtos químicos poderiam interferir com os sinais do sistema digestivo ao cérebro, essenciais porque eles permitem que as pessoas experimentem a sensação de saciedade durante as refeições.
Quando este sistema de mensagens é interrompido, as pessoas continuam a comer e, inevitavelmente, ganham peso. O que, portanto, descobriram os pesquisadores?
O BHT, mas também os outros dois compostos analisados (o ácido perfluorooctanoico – PFOA e o tributilestanho – TBT) produzem efeitos particularmente prejudiciais. Estas substâncias, de fato, prejudicam os hormônios que são responsáveis pela comunicação entre o intestino e o cérebro, e o BHT parece ter-se demonstrado o pior a este respeito.
Por causa das dúvidas sobre os efeitos na saúde deste aditivo, antes até desta última pesquisa, diferentes marcas de cereais, mesmo nos Estados Unidos, limitaram o seu uso, substituindo-o pelo E320 (faria menos mal?). Mas há o problema de que as etiquetas dos cereais nos Estados nem sempre são tão claras sobre quais substâncias efetivamente são adicionadas.
Para evitar a exposição a este e a outros aditivos, leia atentamente os rótulos de tudo o que você comprar. Preferivelmente, evite comprar alimentos industrializados em geral. Prefira sempre alimentos frescos e comida caseira. Tua saúde agradece!
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER