Índice
Volta e meia aparece uma nova dieta – é a busca, desesperada, pelo milagre do emagrecimento fácil. Só que emagrecer não é milagre, ou é doença ou é resultado de muito suor, poucas calorias, mais saúde e persistência. Vamos conhecer a Dieta da Toranja, então, e ver o que podemos tirar dela em nosso benefício.
Essa é uma dieta, de tantas, que promete perda rápida de peso – de 5 a 10 kg por quinzena – o que não é nada saudável, diga-se de passagem. Mas, bem, acontece que não existe dieta que emagreça com saúde sem que você faça exercícios diariamente.
Vou te explicar: no começo da dieta, de qualquer dieta, você passa por uma desintoxicação radical e perde líquidos, e peso porque os líquidos pesam, e muito. Isso acontece nos primeiros 3 dias e não pode se prolongar por mais de 7, sem riscos sérios para a sua saúde.
Na verdade, toda dieta, para ser boa mesmo, tem que aportar todos os nutrientes que seu organismo vai precisar – então não existe dieta boa que seja de um alimento só, seja ele qual for, está certo?
Mas, existe processo de desintoxicação que se faz com um só alimento: abacaxi, água, arroz, maçã, são alguns exemplos de dieta de desintoxicação que você pode seguir por, no máximo 3 dias. E o famoso jejum, já reconhecido como uma forma de cura.
A toranja, Citrus maxima ou C. grandis, é um híbrido de laranja com pomelo, portanto, algo entre laranja e limão, com o tamanhão do pomelo que é a maior laranja do mundo e gomos bonitos de cores vibrantes, sabor ácido-amargo.
Esta é uma fruta cheia de líquido – 90% de toda a sua massa – e muito rica em vitamina C, o que a torna um alimento importante nos processos de antioxidação e imunidade.
Também é uma fruta rica em fibras e, principalmente, em pectina, o que contribui para o aumento das sensação de saciedade que temos após ingerí-la.
Para além do mais, é uma fruta pouco calórica – uma toranja tem entre 65 e 85 calorias dependendo da sua cor (e quantidade de doçura, é claro).
Outra vantagem da toranja para uma dieta de emagrecimento é que esta fruta tem baixo índice glicêmico e algumas enzimas muito especiais que aceleram a degradação de gorduras e proteínas.
Normalmente se aconselha que a dieta da toranja seja feita em ciclos de 12 dias com um intervalo de 2 dias entre cada ciclo.
Mas, toranja emagrece na verdade? E a dieta da toranja tem uma lista de alimentos bastante restritiva então, tem a desvantagem de ser monótona e não aportar com todos os nutrientes necessários, está bem?
A seguir te dou umas dicas de menu diário durante um ciclo – claro que você poderá adaptar para seu uso mas, tenha em atenção as restrições:
Café-da- manhã:
Almoço:
Jantar
Ceia
Em alguns locais se indica que as toranjas do dia devem ser comidas antes das refeições, até 30 minutos, mas em outros lugares se indica tomar o suco das metades de toranja meia hora após as refeições.
Essas diferenças têm a ver com os efeitos que se procura obter: antes das refeições a toranja vai melhorar a condição de digestibilidade aumentando a acidez estomacal, aumentando a saciedade, melhorando a absorção de nutrientes e, depois das refeições, o suco de toranja funciona mais como digestivo para gorduras e proteínas.
A toranja interage, de maneira bastante perigosa, com 85 medicamentos de uso corriqueiro (para controle de colesterol, pressão arterial, glicemia, depressão e outros, veja na lista aqui que é um apendice do artigo científico “Grapefruit and medication interactions: forbidden fruit or avoidable consequences?” do qual já falei neste outro artigo meu sobre os benefícios da toranja.
Esta dieta costuma baixar os níveis de insulina de forma bastante significativa então, se você é insulino-dependente ou faz uso de medicamento para diabetes, tenha cuidados e controle seus açúcares para não sofrer uma crise hipoglicêmica grave.
Como esta dieta é monótona e com pouca variedade, é recomendado o uso de um polivitamínico, diariamente, para complementar sais minerais e vitaminas necessárias.
Esta dieta funciona bem porque é hipocalórica e sem carboidratos. Por isso ela emagrece rápido. Mas, por essa mesma razão não pode ser usada indefinidamente pois provocará subnutrição e outras dificuldades.
Bom, e nos finalmentes é preciso lembrar que, antes de começar qualquer dieta radical (a dieta da toranja é uma delas) é melhor você consultar um médico de sua confiança para não sofrer sustos no meio do processo, está bem?
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER