Uma inflamação nem sempre é um sintoma que deve ser subestimado. Muitas vezes está associada à doenças específicas, por isso, independentemente, deve-se considerá-la pois, uma simples inflamação pode comprometer, e muito, a saúde de todo o organismo.
Do câncer ao infarto, da obesidade à diabetes passando pelas doenças neurodegenerativas: muitas doenças partilham de mecanismos inflamatórios.
Quando não existe uma disfunção evidentemente inflamatória em curso, o principal problema é, de acordo com especialistas, identificar de onde vem a inflamação. É difícil conhecer os motivos, mas é verdade que existem alimentos comumente encontrados em nossa dieta, que podem causar ou piorar as inflamações.
O colesterol ruim (LDL) elevado, por exemplo, é um dos fatores que mais aumenta o nível de inflamação geral nos vasos. Para manter seus níveis baixos, é preciso levar um estilo de vida saudável, uma dieta equilibrada e fazer atividades físicas regularmente.
Aqui, então, todos os alimentos que pioram a inflamação:
- Gorduras saturadas e trans: evite doces e guloseimas prontas industrializadas, caldos de carne e mesmo de verduras, pãezinhos, biscoitinhos, brioches industrializadas;
- Refeições prontas: nuggets, peixes e frango empanados, sopas, molhos prontos, que promovem a inflamação devido à presença de aditivos, corantes, edulcorantes, aromas artificiais, realçadores de sabor, etc.
- Carnes processadas como salame, mortadela, salsicha, idem, bem como produtos lácteos super industrializados (sobremesas prontas etc);
- O álcool, se consumido em excesso;
- Açúcar, refrigerantes e sucos industrializados;
- Aspartame;
- Dados vegetais industrializados (porque contêm glutamato);
- leite e derivados;
- farinhas refinadas que contêm glúten.
Saiba mais em detalhes:
Você pode, em alternativa, consumir:
- Cereais e grãos integrais anti-inflamatórios naturais tais como: cevada, trigo mourisco, aveia, centeio, arroz, feijão, ervilha, lentilha, etc;
- Azeite extravirgem de oliva: devido à sua gordura monoinsaturada, vitamina E e polifenóis que reduzem a formação de moléculas pró-inflamatórias
- Frutas vermelhas selvagens (morangos, amoras, mirtilos, etc)
- Alho, com os seus compostos naturalmente anti-inflamatórios
Leia mais sobre Alimentação e Saúde:
LISTA DE ALIMENTOS TÓXICOS SE CONSUMIDOS EM EXCESSO OU DE MANEIRA ERRADA
12 BENEFÍCIOS DO FEIJÃO AZUKI E 5 RECEITAS GOSTOSAS
FÍGADO GORDO: NOVO ESTUDO CONFIRMA QUE A PROTEÍNA ANIMAL FAVORECE A ESTEATOSE HEPÁTICA
Redação greenMe
Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER