Índice
Passados 10 dias da deflagração do esquema de corrupção que envolve produtores brasileiros de carne, a famosa “Operação Carne Fraca“, viu-se de tudo um pouco, inclusive a tentativa midiática de abafar, colocar panos quentes, para amenizar a situação e acalmar a opinião pública.
Foi uma penca de notícias do tipo “calma que não é tão grave assim” como alguns, dos muitos exemplos que encontrei, e que listei abaixo:
Papelão, ácido cancerígeno, exagero da PF: você entendeu a Carne Fraca? – UOL, 25/03
Juiz responsável pela operação Carne Fraca diz que não há comprovação de carnes impróprias para consumo – G1, 24/03
Cabeça suína não faz mal à saúde; confira esse e outros mitos da operação Carne Fraca – Gazeta do Povo, 20/03
Show midiático da “Carne Fraca” deveria envergonhar a PF e o país – Veja, 20/03
Ou seja, a impressão que dá é que tudo não passou de uma brincadeirinha da PF e que agora está tudo certo. Mas perguntem-se: será que os envolvidos no escândalo comem mesmo a carne que eles produzem, comercializam ou avaliam para liberarem o consumo?
Do tudo um pouco que rolou, na mídia e nas redes sociais, viu-se muitas opiniões do tipo complotista (aqueles que adoram a Teoria da Conspiração), que acreditam que a intenção do escândalo era desviar a atenção do povo para as propostas do governo (terceirização) e outros que juram que os Estados Unidos (sempre eles) estão por trás de tudo, destruíram a Petrobras e agora estão destruindo a nossa pecuária.
Mas teve também opiniões, digamos, mais concretas, de gente que jurou ter lido as 353 páginas do relatório da operação, como a bióloga molecular Simone G de Lima que viralizou no Facebook porque sua opinião, muito bem fundamentada, mereceu ser lida. Leia aqui.
Se você acha que a mídia realmente exagerou e que a coisa não é tão grave assim, ok, pegue a tua opinião e vá feliz e contente ao churrasco.
Mas se você não gosta de ser passado pra trás, BOICOTE a compra de carne pois ainda tem muita coisa para se saber sobre esta investigação e tantas outras que devem vir por aí.
Nada daquilo que a PF descobriu – como por exemplo as 18 toneladas de peru com salmonela, onde fiscais avisaram: “dá para fazer mortadela”, como noticiou o El País – for o suficiente (porque a investigação não representa a totalidade dos produtores de carne e sim, apenas alguns poucos deles);
Se na tua opinião a vitamina C em excesso não faz mal, nem mesmo se for para mascarar a carne vencida (aliás, sendo vitamina deve fazer bem e, enganar o consumidor é uma estratégia velha e aceita pelo mercado);
Se papelão mesmo, que seria a maior causa de nojo, não foi encontrado;
Se você acha que em vez de jogar fora, era melhor melhor mesmo usar a carne vencida para fazer salsicha (afinal quem quer saber como são feitas as salsichas?);
Se para você tá tudo realmente bem, “essa operação foi um complô, vamos protestar contra a terceirização” (olha que uma coisa não tem a ver com a outra e você pode fazer mil protestos se quiser), então, repito, vá ao churrasco feliz e contente.
Agora, se você acha que tem o direito de saber como é feito o teu alimento, se você não gosta de ser passado pra trás porque soube que o ácido ascórbico usado não era para vitaminar a carne que você compra e sim para MASCARAR a sua aparência de velha, vencida, imprópria para o consumo ou o ácido sórbico para alterar o resultado de análise clínica da inspeção da carne, então BOICOTE o consumo.
Faça uma semana sem carne, um mês, um ano. Mostre aos produtores que você não vai comprar carne fraca enquanto tudo não ficar bem esclarecido porque enquanto uns acham que a operação investigou poucos pecuaristas, e estes não representam a maioria, muitos acham que estes “poucos” representam mais do que o suficiente o que deve ter por aí.
E aqui, convenhamos…se fosse só este o problema da carne…Existem 1000 motivos para não comer carne, a Carne Fraca é realmente só mais um deles.
Boicote pelo Direito do Consumidor, boicote pelos impactos da pecuária sobre o homem, o meio ambiente, sobre os animais. Boicote como apoio à Polícia Federal, boicote como protesto contra a corrupção e contra o comércio inescrupuloso desta, e de tantas outras, mega indústrias.
Não temos carne fraca! O consumidor é quem deve ditar as regras do mercado. Se o Brasil é líder mundial em exportação de alguns setores de carne, que mantenha e até aumente a sua exportação mas, respeitando o mercado interno, os seus recursos naturais e prezando pela qualidade do seu produto, aqui dentro e lá fora.
O CONSUMO DE CARNE PROVOCA CÂNCER: O ALERTA CHOCANTE VEM DA OMS
CARNE VERMELHA AUMENTA A MORTALIDADE DO CÂNCER DE MAMA. NOVO ESTUDO
A CONTRADIÇÃO HUMANA NA PEGADINHA DA TV
COMER MENOS CARNE PARA SALVAR ANIMAIS SILVESTRES
CARNE DE PORCO: PENSE BEM ANTES DE COMÊ-LA
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER