Índice
Mirtilo, uma frutinha azul, pequena, redonda e saborosa. Dizem ser ótima para melhorar a visão, ideal para os diabéticos e muito mais. Sim, essa fruta rica em antocianinas e resveratrol é mesmo uma dádiva da natureza tanto para a alimentação quanto para a saúde humana.
O mirtilo é um arbusto baixo da família das Ericaceae, nativo da Europa e Ásia, onde abunda nos campos e nas cidades. É uma planta de inverno forte, com gelo e neve, que rebrota na primavera e se enche de frutinhas azuis. O mirtilo também é conhecido como uva-do-monte ou arando (ou arándano, pois o nome é espanhol) é medicinal, extremamente nutritivo e muito gostoso.
Existem diversas espécies de Vaccinium conhecidas como mirtilo – na América do Sul, em regiões frias, são cultivadas as espécies americanas, Vaccinium ashei, cujas frutas são mais avermelhadas e melhor adaptado a climas temperados, o Vaccinium myrtillus, de origem europeia, que só resiste onde há inverno forte (precisa de frio e neve, com uma primavera explosiva, para brotar) e também o Vaccinium corymbosum, conhecido como “olho de coelho”.
Desde o século XVI o mirtilo é usado na alimentação humana e na medicina por suas propriedades antioxidantes e antibacterianas.
Segundo o Plantas que Curam um site muito sério de pesquisa sobre ervas medicinais, os mirtilos atuam, principalmente, na tonificação dos vasos sanguíneos periféricos e, é desta sua propriedade que resultariam muitos dos benefícios curativos desta planta – especificamente, no que se refere à recuperação da visão, a recuperação da vascularização dos pés em diabéticos, varizes e hemorróidas. Porém, no mundo todo o mirtilo é reconhecido também como:
A fruta reduz a taxa de açúcar no sangue, cura retinopatia diabética e pé diabético
Uma das propriedades mais conhecidas dos mirtilos é, sem dúvida, a sua capacidade de ajudar os olhos em suas funções, particularmente bom para a visão noturna.
Um estudo recente concluiu que uma pessoa hipertensa, ao comer 200 gramas de mirtilo por dia, durante um mês, conseguiu ter normalizada a sua pressão arterial.
Pesquisadores da Universidade de Louisiana evidenciaram as propriedades desta fruta também para tratar o assim chamado Transtorno de Estresse Pós-Traumático, ou seja, dos traumas são persistentes que só podem ser superados com antidepressivos e algumas sessões de psicoterapia.
Rico em água, os mirtilos favorecem a diurese e, graças a todos os ingredientes ativos que contêm, também previnem a cistite e outras infecções do trato urinário. Vários estudos comprovaram essa capacidade dos mirtilos e, em particular, o mirtilo americano (cranberry) mostrou-se capaz de impedir a adesão de bactérias à parede da bexiga, evitando a reprodução destas.
Algumas pesquisas também destacaram a capacidade do mirtilo em diminuir a concentração de colesterol ruim (LDL).
Mirtilos são frequentemente recomendados para aqueles que sofrem de problemas venosos: pernas inchadas, cãibras, varizes, hemorroidas e outros problemas circulatórios que se intensificam especialmente na estação quente.
“O mirtilo é uma das maiores fontes de antioxidantes que temos ao nosso dispor, com a vantagem de nos ser apresentado em doses fisiológicas, ou seja, às quais o nosso organismo está habituado, e não em “megadoses” como existem em muitos suplementos. Com um potencial antioxidante superior ao da maioria dos frutos e legumes mas também do vinho tinto e do chá verde, o mirtilo tem sido associado à prevenção de patologias como a hipertensão, diabetes tipo II, doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro. Também na diminuição do declínio cognitivo associado ao envelhecimento e na diminuição dos danos cerebrais em vítimas de AVC o mirtilo tem efeitos positivos e comprovados cientificamente”, informa Pedro de Carvalho, da Faculdade de Ciências e Nutrição do Porto, Portugal.
O chá das folhas de mirtilo é usado para casos de infecção urinária, cistite, problemas digestivos, inflamações da boca, prevenção de diarreia, gases intestinais e colite.
Segundo os entendidos, as folhas do mirtilo são muito mais ricas em antioxidantes e princípios curativos do que as frutinhas azuis.
Para fazer o chá de folha de mirtilo use o processo de infusão (colocar as folhas em água fervente e abafar) ou o de decocção (ferver as folhas junto com a água) pois o resultado é semelhante.
A quantidade de folhas que você vai usar para seu chá dependerá do tão concentrado que o queira tomar (eu indico um punhado de folhas frescas para 1 litro de água, ou a metade das folhas se estas forem secas).
Mas, as folhas de mirtilo, para chá, deverão ser colhidas na primavera e secadas à sombra para não perderem seu potencial curativo.
Caso prefira, ou não tenha folhas e sim frutos, faça o chá com frutas inteiras, com semente e tudo, por decocção, usando meia xícara de mirtilos amassados para meio litro de água.
Deixe ferver por até 10 minutos, abafe, coe e beba. Indica-se de 3 a 4 xícaras ao dia.
O suco de mirtilo, feito com as frutas frescas, tem os mesmos usos indicados para o chá, acrescentando-se todos aqueles em que as antocianinas sejam eficazes mas, principalmente, o consumo de frutas frescas de mirtilo é muito eficaz na recuperação da visão noturna.
Você pode usar mirtilos no café da manhã, junto com iogurte ou salada de frutas; como suco ou em vitaminas; em tortas, bolos ou para preparar geleias.
Na indústria alimentar o mirtilo entra em iogurtes, sorvetes e sucos de cor roxa, azulada. Esta é uma das “frutas vermelhas“, tão ricas em sabor e saúde.
As frutas frescas podem ser congeladas ou batidas em polpa, para uso futuro.
Também é possível secar as frutinhas sem que percam suas qualidades.
Bom, se você morar em um dos estados do sul do Brasil, em região elevada, onde as temperaturas de inverno cheguem praticamente ao zero graus, você terá sucesso no cultivo de mirtilos, especialmente os da espécie Vaccinium aschei.
Se for este o seu interesse, dê uma olhada neste material da Embrapa aqui.
Talvez te interesse ler também:
CRANBERRY: OS MARAVILHOSOS BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE E COMO CONSUMIR
FRUTAS VERMELHAS CONTRIBUEM PARA A SAÚDE DA MEMÓRIA
ARANDO OU OXICOCO – A CRANBERRY DE MUITOS USOS E BENEFÍCIOS
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER