Índice
Arroz é cultura de solos alagados. Solo com muita água também tem muito arsênico inorgânico. O arroz produzido nestes solos está contaminado e você deverá, a partir de agora, mudar o jeito de cozinhar para reduzir os riscos.
Uma das consequência da industrialização é a poluição – falando de arroz, o 3º cereal mais consumido no mundo em termos de alimentação, também temos de falar de arsênico, um semi-metal de símbolo As, presente no solo, nas chuvas (águas de precipitação) e na nossa panela e tigela.
Sim, o arroz que comemos está contaminado com arsênico na sua forma inorgânica o que é muito perigoso para a nossa saúde. Antigamente, digamos, no século passado, nem se pensava em uma possibilidade dessas, com certeza. Acontece que a poluição do solo e das águas é um processo acumulativo então, está piorando cada vez mais.
Pesquisas vêm constatando que todo tipo de arroz, seja ele integral ou não, está contaminado com arsênico inorgânico, o mais tóxico para o ser humano, também conhecido como arsenito (As3+).
Os crustáceos, camarões, por exemplo, podem conter arsênico orgânico que não faz mal ao nosso organismo.
Então, o arroz em grão e todos os seus derivados estão com níveis preocupantes de contaminação por arsênio. Veja a lista:
Segundo os cientistas que investigam a questão, deveremos mudar radicalmente a forma de cozinhar arroz para fugirmos da contaminação com arsênico.
E o X da questão está na quantidade de água que se usa pois este elemento é lavável e, por percolação, se reduz significativamente.
COMO FAZER ARROZ: A RECEITA MAIS SIMPLES DE TODAS
1. Aumentar a quantidade de água de cozimento
Em vez da proporção 1:2, de arroz e água para cozer, experimente a proporção 1:5 – quer dizer, para um copo de arroz você deverá usar 5 copos de água, pelo menos.
2. Deixar os grãos de arroz, de molho por 12 horas, coar, lavar e cozer (a partir deste ponto siga sua receita preferida).
SOPA DE ARROZ DO PAI JOSÉ, SEGUNDO SONIA HIRSCH
3. Cozinhar o arroz passando-o por água fervente, ou seja, lavando-o em água fervente de forma contínua – não é muito prático de se fazer mas é bastante eficiente para reduzir o arsênico.
A exposição crônica ao arsênico inorgânico presente no arroz pode estar associada ao desenvolvimento de problemas de saúde como:
Talvez te interesse ler também:
CONHEÇA OS TIPOS DE ARROZ E SEUS BENEFÍCIOS
ARROZ – ALGUNS USOS MEDICINAIS DESSE GRÃO QUE ALIMENTA MAIS DE METADE DA POPULAÇÃO MUNDIAL
DEIXAR GRÃOS E SEMENTES DE MOLHO: PRÓS E CONTRAS
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER