Há algum tempo circula um vídeo que mostra como se faz arroz de plástico na China (vídeo abaixo). Mas como não dá pra acreditar em tudo que rola na internet e como isso seria muito bizarro, muita gente não deu importância ao fato que, infelizmente, parece mesmo ser real. Existe arroz de plástico!
E toneladas deste arroz tentavam entrar no mercado nigeriano, passando como arroz verdadeiro para ser vendido no sul do país, quando foram apreendidos pelas autoridades locais.
Conforme noticiou o The Guardian, o episódio ocorreu em dezembro e o arroz era destinado para festas de Natal e Ano Novo, por causa dos altos preços do cereal no país em inflação.
Foram 2,5 toneladas de arroz de plástico apreendido pela polícia nigeriana de Lagos, comercializado por contrabandistas sob a marca “Best Tomato Rice”, proveniente da China.
Segundo a polícia, o arroz de plástico, pela sua forma, poderia ser facilmente confundido com o arroz real.
No país africano, para incentivar a produção local, a importação de arroz é proibida, mas este cereal é de fato o alimento mais consumido na região. O aumento dos preços no ano passado, levou 50 quilos de arroz a custar cerca de 60 dólares.
O arroz falsificado da China tinha sido embalado como os outros, o que dificultava ou impossibilitada seu reconhecimento como falso.
“O arroz era muito pegajoso depois de cozido. Mas ao toque não era visível nenhuma diferença com o autêntico. O que era suspeito e que levou a prosseguir com a análise, foi o cheiro químico que emanava”, disse à BBC Haruna Mamudu, chefe da Polícia Aduaneira de Lagos.
Após a prisão de uma pessoa no entanto, o governo nigeriano desmentiu a ação. De acordo com a declaração do Ministro nigeriano da Saúde, Isaac Adewole, a Agência de segurança alimentar não encontrou vestígios de plástico, e a polícia local não comentou mais o episódio.
Resta a incerteza, por conseguinte, sobre a composição do arroz. Mas pode ser mais uma fraude alimentar já documentada no passado também em outros países.
MARCAS DE TAPIOCA SÃO REPROVADAS EM TESTE
ANVISA RECOLHE LOTES DE 5 MARCAS FABRICANTES DE MOLHO DE TOMATE
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER