Índice
As goji berries tornaram-se famosas também no Brasil. São essas pequenas frutas vermelhas originárias do Tibet, China e Mongólia, cultivadas agora um pouco por toda a parte do mundo, dada a grande demanda dos consumidores atraídos pelos seus vários benefícios: antioxidante, energético, estimulante, entre outros.
Não é incomum no entanto, que surjam dúvidas sobre as verdadeiras propriedades das goji berries, bem como as melhores maneiras de utilizá-las. Então vamos às duvidas mais frequentes:
Muitas das propriedades que têm as bagas de goji foram testadas por vários estudos científicos. Se você estiver interessado em se aprofundar, visite o site PubMed (um banco de dados de estudos de todo o mundo constantemente atualizado) e faça sua pesquisa usando as palavras-chave: Lycium barbarum ou Goji.
O fruto não deve ser considerado como uma panacéia milagrosa para todos os males. Seguir um estilo de vida saudável e uma dieta equilibrada são as recomendações básicas para quem busca saúde e bem-estar, lembrando que soluções rápidas e simples não existem!
Acredita-se que os frutos da variedade Lycium barbarum, em especial os de proveniência da Ningxia (região autônoma da China que faz fronteira com a Mongólia) são de longe os melhores. Isto porque o solo dessas áreas seriam particularmente ricos em minerais graças ao fato de que alí corre o rio Amarelo, o 6° maior rio do mundo, dotado de um fertilizante natural particularmente valioso para o solo. Além disso, é muito benéfico para o bom desenvolvimento desta planta que ela seja cultivada em áreas sem poluição e em grandes altitudes. No seu habitat natural, as gojy berries produzem substâncias especiais que enriquecem ainda mais as suas qualidades nutritivas.
A quantidade geralmente recomendada é de 10 a 20 gramas, ou uma ou duas colheres de sopa por dia por pelo menos 3 ou 4 semanas.
Muitas pessoas plantam goji berry em casa, afinal, na nossa terra, tudo dá. Mas há que se considerar que não é possível determinar a real qualidade dos frutos em termos de nutrientes.
Leia também: COMO PLANTAR GOJI BERRY EM CASA
As bagas de goji podem ser usadas de muitas maneiras, um pouco como todas as outras frutas secas: ficam excelentes, por exemplo, adicionadas ao muesli, mas também simplesmente comidas sozinhas como merenda. Existem também em alguns lugares a variedade em pó que pode ser adicionada à água ou aos sucos de frutas para torná-los ainda mais nutritivos. Também podem ser usadas em receitas de bolos, biscoitos, e barrinhas de cereais feitas em casa.
Existem pessoas que, sendo acostumadas ao consumo de goji berry antes, continuaram a consumi-las durante a gravidez e amamentação mas, uma vez que não é um alimento essencial, seria melhor evitar. A gravidez é um período delicado e você não sabe os efeitos que o consumo regular desses pequenos frutos possa ter sobre a mãe e sobre o bebê quando você estiver grávida ou amamentando. Entre outras coisas, eles contêm uma dose muito elevada de selênio e a fruta em si pode ser alergênica.
As bagas de goji fazem parte dos vegetais nightshades assim como o tomate, o pimentão, a batata e a berinjela. Àqueles que são alérgicos a um ou mais desses alimentos, seria melhor evitar consumir estes frutos.
Existem alguns casos em que é melhor evitar o consumo de goji berry ou pelo menos seria bom perguntar antes um aconselhamento ao médico.
As situações delicadas são aquelas onde existe interação medicamentosa com anticoagulantes ou com remédios para a pressão arterial alta, já que alguns ingredientes ativos destas bagas podem interferir com os medicamentos. Mesmo no caso de diabetes, é melhor pedir um conselho médico antes e, como já mencionado antes, também evitar o consumo durante a gravidez e a a amamentação.
A secagem dos frutos é um momento muito importante para garantir a qualidade do produto. Certifique-se de comprar bagas de goji secas ao sol, de modo a manter intactas todas as propriedades nelas contidas. Dada a grande demanda por este produto, em escala industrial muitas vezes os frutos são secos em máquinas, o que resulta em uma depleção de nutrientes.
Sim, pois estes pequenos frutos são capazes de absorver muitas das substâncias contidas no solo, seja para o seu bem seja para o seu mal. Sendo assim, é evidente que a presença de pesticidas químicos contaminam a planta e acaba afetando os seus efeitos benéficos conhecidos.
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER