Índice
Para cada alimento, o seu tempero certo. O mundo das ervas e das especiarias utilizadas na cozinha é realmente fascinante. Alguns destes ingredientes são usados principalmente para melhorar o sabor, mas muitos têm propriedades benéficas, que ajudam na digestão ou que melhoram a saúde.
Considere por exemplo, o orégano, a erva-doce ou o gengibre que, sabemos, acrescentam sabor e saúde aos pratos mas, nem sempre sabemos o que fica bom com o quê e ficamos com medo de fazer combinações estranhas que estraguem a receita.
Então vamos mostrar algumas combinações entre ervas, especiarias e temperos que dão certo com verduras, hortaliças, leguminosas e outros alimentos:
Podemos exaltar o suave sabor do brócolis usando uma erva não muito conhecida para nós e super usada na culinária grega, o dill, planta também conhecida como endro ou aneto.
Esta erva aromática ajuda a eliminar gases que podem se formar no estômago e no intestino por causa da digestão do brócolis.
Alternativamente, noz-moscada, páprica ou manjericão também combinam com brócolis. Descubra aqui -> por que você deveria comer com mais frequência os brócolis.
Dê um toque especial às cenouras cozidas no vapor ou às cenouras cruas marinadas com azeite e suco de limão, usando uma pitada de curry ou de açafrão.
Cenouras também vão bem com gengibre em pó, canela e louro. Se você usar o açafrão, adicione também uma pitada de pimenta-do-reino preta para incrementar suas propriedades.
A couve-flor temperada com gengibre em pó fica ótima, ou pode adicionar o gengibre fresco até mesmo na água durante o cozimento para deixar a couve—flor mais facilmente digerível e evitar a formação de gases.
Outras ervas e especiarias que também ajudam a evitar a formação dos gases são o orégano e as sementes de erva-doce.
Leia também
Aquela verdura que se parece com um pequeno repolho, combina muito bem com noz-moscada. Se você nunca provou esta verdura, ela poderá te surpreender. Use-a por exemplo em uma receita de lasanha vegetariana com molho bechamel.
Outras ervas e especiarias que ficam boas com a couve-de-bruxelas são: mostarda, páprica, gengibre e pimenta-do-reino preta.
Leia também
O pepino é um excelente e delicioso até sem nada ou simplesmente adicionando uma pitada de sal e um fio de azeite.
Algumas preparações típicas feitas com pepinos, como o molho tzatziki, levam o endro ou a hortelã como tempero.
Leia também
Se você quiser preparar cebolas fritas ou caramelizadas, não se esqueça de adicionar uma pitada de canela para impressionar seus convidados. Outras ervas e especiarias que combinam com cebolas são: hortelã, tomilho, manjericão, pimenta e coentro.
Deliciosas levemente cozidas e temperadas com limão, sal e azeite, podem, no entanto, receberem um tratamento mais exótico com uma pitada de cravo em pó ou com a adição de dois ou três cravos inteiros na água de cozimento da vagem.
Outras ervas e especiarias recomendadas para a vagem são: folhas de louro, sálvia, orégano, manjerona e pimenta-do-reino preta.
Quais ervas e especiarias escolher para dar sabor aos aspargos? O estragão, um tempero típico da culinária francesa é uma herbácea perene (Artemisia dracunculus) de sabor levemente parecido com a erva doce.
Esta erva tem propriedade digestiva e depurativa.
Outras combinações boas para aspargos são: pimenta-do-reino branca, dill, mostarda e curry.
O condimento mais comum para a berinjela grelhada é, definitivamente, a salsinha picada, mas você pode chegar a novos sabores escolhendo folhas frescas de coentro que têm um sabor mais forte. Caso contrário, se você estiver procurando por uma combinação mais delicada, opte por folhas de manjericão fresco.
Páprica ou sementes de cominho: escolha uma dessas duas especiarias, se você quiser fazer batatas especiais e simplesmente cozidas no vapor. Eles ficam boas nas batatas cozidas ou assadas. A páprica é típica da preparação das batatas húngaras, enquanto o cominho está nas receitas de batatas no estilo indiano, no purê ou nas batatas usadas como recheio de tortas.
Outras ervas e especiarias que ficam ótimas com batatas: curry, açafrão, pimenta-do-reino, orégano, manjericão, alecrim e a clássica salsinha.
Leia mais
Para os pimentões escolha ervas como o tomilho e a manjerona se você quiser ficar nos sabores clássicos, e nas especiarias como o curry e o gengibre em pó, se você quiser dar um sabor oriental ao prato.
As ervilhas amam as folhas de hortelã e essa combinação dará aos seus pratos um sabor fresco inesperado, ideal na primavera e no verão.
Quanto aos tomates, as combinações clássicas são: para o molho de tomates, o manjericão é inevitável, já para os tomates em salada não perca o sabor do orégano ou da manjerona. Mas se você está procurando algo diferente do habitual, tente adicionar cebolinha picada bem fitinha, ou ciboulette, que irá se conectar muito bem à sua salada de tomate.
O alho-poró combina muito bem com as batatas na preparação de sopas, caldos e cremes, mas também para dar sabor ao risoto. O alho-poró pode combinar também com cebolinha, tomilho, orégano e manjerona.
Uma combinação especial para a beterraba é a alcaravia (Carum carvi) também conhecida como cariz, cominho-armênio, cominho-dos-prados, cominho-romano. Especialmente no Norte da Europa esta especiaria é usada para dar sabor ao pão de centeio.
Se você quiser dar um toque especial ao seu prato de espinafre, tente a pimenta dioica (popularmente conhecida como pimenta-da-jamaica). Outras excelentes combinações para o espinafre são as sementes de gergelim e o gengibre.
Outro alimento que ama as folhas de hortelã é a abobrinha.
Outras dicas: açafrão, coentro, orégano e pimenta-do-reino preta.
Veja aqui -> ideias para cozinhar abobrinha.
Uma combinação clássica para a abóbora? A sálvia, que pode ser adicionada à preparação da abóbora cozida, mas também para decorar o creme de abóbora. Outra especiaria que combina demais com a abóbora é o alecrim.
Gostaram dessas combinações? Vivendo e aprendendo. Um tempero a mais nunca é demais 🙂
Talvez te interesse ler também:
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
Publicado em 01/01/2021 às 2:22 pm [+]
Eu gosto de fazer uma salada crua com: Abobrinha, pepino, cenoura, alho poro, hortelã (tudo picado bem pequeno), um pouco de gengibre ralado e azeite. O que poderia acrescentar??
Publicado em 02/01/2021 às 11:34 am [+]
Hummmm, essa sua receita parece bem boa, refrescante XD Como tempero eu acrescentaria somente um pitadinha bem leve de pimenta-do-reino e como ingrediente acrescentaria um tomate-cereja. Na tua receita já tem pouco de doce da cenoura, o levemente ácido do alho-poró e refrescância do pepino. Se você não tivesse falado do hortelã, com certeza eu teria dito. Agradecemos teu comentário <3