Índice
A batata-doce, (Ipomoea batatas) é uma planta originária das Américas tropicais, entre México e Colômbia, e que tem uso documentado já há mais de dez mil anos em toda a região antes ocupada pelos Maias. No Brasil, esse tubérculo gostoso é amplamente usado tanto na culinária quanto nas receitas da medicina popular e, muitas vezes, cultivado nos quintais e jardins.
A batata-doce é uma raiz muito popular, altamente nutritiva e livre de gorduras, rica em vitaminas e sais minerais, que sacia rapidamente pela qualidade do seu carboidrato, e cuja energia fornecida é gradualmente liberada, dado o seu baixo índice glicêmico.
Também tem baixo nível calórico, entre 90 a 100 calorias para cada porção de 100 gramas, por isso mesmo, a batata-doce é a queridinha do pessoal fitness.
Leia também nosso artigo sobre a batata-doce e a deficiência em vitamina A que fala de um projeto de nutrição em Moçambique, com a batata-doce de polpa cor de laranja. Há quinze anos que Moçambique vem introduzindo, com sucesso, essa variedade natural que é muito rica em betacaroteno e assim, buscando o controle da avitaminose A que ocorre em sua população.
Sua rama cresce rápido e dá uma folhagem forte, exuberante de verde escuro e é fácil de se fazer brotar num copo com água a partir de um pedaço da batata. Em pouco tempo essa rama que surgiu de um pedaço de batata que a gente pôs para brotar em um copo com água pode encher toda uma janela com seu esplendor, e florir, atrair abelhas que buscarão suas flores.
Além da própria batata, suas folhas podem ser comidas também, desde que refogadinhas como se faz com o espinafre, por exemplo (nunca consumir crua).
As folhas são ricas em betacaroteno e ajuda na ativação do sistema imunológico. Por essa sua propriedade, as folhas são bastante usadas em casos de gripe e outras afetações virais.
Diz-se que as folhas também são anticancerígenas, já que promovem a renovação celular. Uma coisa é certa, as folhas da batata-doce são comestíveis, gostosas e saudáveis.
Mas, um outro bom uso para as folhas da batata-doce é o seu chá, que além de gostoso é curativo, você sabia?
Para que serve o chá da folha da batata-doce?
É um poderoso anti-inflamatório e, dizem, um santo remédio para ajudar na redução do nível do HDL, o mau colesterol.
Como anti-inflamatório esse chá é muito usado para garganta, gengivas e dentes, em bochechos, várias vezes ao dia.
Mas um alerta é necessário! O chá das folhas, ou o seu refogado, só devem ser consumidos frescos, pois oxidam rápido, tornando-se prejudiciais à saúde. Nunca consuma as folhas cruas, pois apresentam toxicidade.
Nós já demos aqui várias receitas com este alimento supernutritivo:
Leia também: CHIPS PARA TODOS OS GOSTOS: 10 RECEITAS ALTERNATIVAS PARA A BATATINHA FRITA
E agora vamos dar outras receitas novas e diferentes porque variar, é sempre preciso!
O vídeo abaixo é super rápido e mostra como fazer panqueca de batata-doce para ser servida com calda natural de frutas:
O Canal Amor Pela Comida ensina essa receita fácil e fit (sem farinha, proteico, nutritivo, sem glúten e sem lactose) para quem está buscando seguir uma dieta com menos farinha e carboidrato.
E que tal um hambúrguer vegetariano, super saudável, super nutritivo e que sacia a tua fome? Esta receita leva feijão e tantas especiarias deliciosas:
Talvez te interesse ler também:
MAÇÃ: TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO ESCOLHER A MELHOR MAÇÃ DO MERCADO
JAMELÃO → A FRUTA COM SURPREENDENTES PROPRIEDADES DE CURA!
RAÍZES DE CURA → GENGIBRE, GINSENG, DENTE-DE-LEÃO, INHAME, EQUINÁCEA, GALANGA
Categorias: Alimentação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER