Índice
Quais são as melhores e as piores dietas da atualidade? A US News compilou uma lista que inclui 35 dietas, com o apoio de uma equipe de especialistas em saúde e nutrição. A revista norte-americana fornece uma classificação geral e uma classificação parcial (que considera as dietas especificas para alguns problemas de saúde ou metas).
O que faz uma dieta ser melhor que a outra? Para a criação do ranking, os especialistas expressaram seus pontos de vista, levando em consideração também as dietas que possuem produtos específicos que são oferecidos ao público, como a Vigilantes do Peso. A intenção é permitir que as pessoas se orientem entre as várias dietas e os benefícios que prometem.
Para cada dieta, os especialistas consideraram a perda de peso a curto e a longo prazo, a facilidade no acompanhamento, o cumprimento das normas nutricionais vigentes, o risco para a saúde e que possam resultar em problemas como diabetes ou doenças do coração. Aqui está a classificação geral e aqui a parcial.
A dieta DASH foi desenvolvida para combater a pressão alta. Está localizada no topo da classificação dos especialistas que lhe deram uma pontuação alta por sua integridade nutricional, segurança, capacidade de prevenir ou controlar diabetes e pelo seu papel no apoio à saúde do coração. Pontuação: 4.1 de 5.
A dieta TLC é mais conhecida como Therapeutic Lifestyle Changes e é um programa criado pelo National Institute of Health. É considerada adequada para promover a saúde cardiovascular e é tida como segura e muito saudável. Sua pontuação total é de 4 em 5.
A Mayo Clinic Diet é projetada para fazer da alimentação saudável, um bom hábito permanente. Obteve notas altas em termos de nutrição, segurança e para a prevenção da diabetes. A perda de peso seria moderadamente eficaz. Pontuação 3.9 de 5.
Parecida com a Mayo Clinic Diet, encontramos a dieta mediterrânea, que foi reconhecida por sua ênfase em frutas, legumes e pratos saudáveis. Observações foram positivas e avaliaram positivamente a dieta mediterrânea. Pontuação: 3.9 de 5.
A conhecida dieta dos Vigilantes do Peso foi avaliada como eficaz e inteligente e superou outros planos de dieta no mercado. É considerada fácil de seguir e útil para a perda de peso. As vantagens são especialmente: a riqueza de frutas e legumes e a presença de um grupo de apoio. Pontuação: 3.9 de 5.
Um bom plano de dieta com uma abordagem adequada para toda a família. Veja como especialistas têm chamado a dieta Flexitarian, que enfatiza o consumo de frutas, legumes, grãos integrais e proteínas vegetais em prevalência às proteínas de origem animal. Especialistas consideram mais fácil de seguir e eficaz para a perda de peso em longo prazo. Pontuação: 3.8 de 5.
A par com a dieta Flexitarian encontramos a dieta Volumetrics, que rendeu alta pontuação por ser considerada saudável e nutritiva. Especialistas acreditam que esta dieta possa trazer efeitos benéficos para o coração e para a diabetes, como um plano alimentar do qual todos podem se beneficiar. Pontuação: 3.8 de 5.
Especialistas a elogiam porque é fácil de seguir e consideram segura e completa do ponto de vista nutricional. Não consideram, no entanto, particularmente adequada para quem sofre de diabetes e tem problemas do coração. Além disso outro ponto negativo é que essa dieta resultaria muito cara e não acessível a todos. Pontuação: 3.7 de 5.
Esta dieta recebeu alta pontuação para a perda de peso em curto prazo, para a segurança e eficácia para a saúde do coração. Mas alguns especialistas não a consideraram tão especial como outras dietas. Neste caso é apenas questão de exploração da fama no programa de televisão de mesmo nome – no Brasil, ganhou o nome de Além do Peso. Pontuação: 3.6 de 5.
A dieta Ornish recebeu uma reação mista entre os especialistas. Por um lado é considerada nutricionalmente saudável e segura para o coração, enquanto, por outro é considerada não muito fácil de seguir e bastante restritiva. Ajudaria tanto para perder peso, quanto para reduzir a pressão arterial. Pontuação: 3.6 de 5.
A Traditional Asian Diet, ou seja, a dieta tradicional asiática, tem sido definida como uma escolha razoável para um modelo nutricional saudável. Especialistas deram pontuação alta para a nutrição e segurança, mas eles duvidam que esse tipo de alimentação possa contribuir para a perda de peso. Pontuação: 3.5 de 5.
Os especialistas manifestaram opiniões positivas sobre a dieta vegetariana. Eles a definem como uma dieta sólida para a saúde e capaz de produzir uma rápida perda de peso. Também seria forte em outras áreas, especialmente no que diz respeito à saúde do coração e da integridade nutricional, que provavelmente representam os aspectos mais importantes. Pontuação: 3.5 de 5.
Esta dieta seria boa do ponto de vista nutricional, mas especialistas temem que seja complicado segui-la e que lhe falte uma supervisão, ao lado de alegações infundadas, notadamente sobre os benefícios do uso de suplementos, uma vez que a população (no caso norte-americana) poderia conseguir os nutrientes deficientes simplesmente aumentando o consumo de frutas e verduras. Pontuação: 3.3 de 5.
A dieta Slim Fast, segundo os especialistas, pode ser considerada razoável. Excedeu outras dietas concorrentes no que diz respeito à perda de peso, é muito bem estruturada e bastante fácil de seguir. Mas teve menor pontuação em relação à proteção da saúde do coração. Pontuação: 3.3 de 5.
Alguns especialistas não estão muito convencidos dos benefícios a longo prazo desta dieta estruturada em exercícios e na redução de calorias. Outros especialistas acreditam que essa dieta pode realmente trazer, àqueles que seguem, a perda de peso. Pontuação: 3.3 de 5.
A dieta da barriga Flat está localizada no meio da tabela porque obteve pontuações médias. Pontuações mais altas foram alcançadas em matéria de segurança e nutrição. Esta dieta promete a perda de peso rapidamente, especialmente no abdômen. Pontuação: 3.2 de 5.
A dieta HMR recebeu pontuação moderada na maioria dos critérios. É considerada útil para a perda de peso a curto prazo, mas também cara e não é muito prática para a maioria das pessoas. Pontuação: 3.2 de 5.
Esta dieta é considerada bastante fácil de seguir, segura e com pequenos defeitos nutricionais, na opinião dos especialistas. Mas considerada inadequada como uma dieta para o coração. Pontuação: 3.2 de 5.
Especialistas consideram que esta seja uma dieta moderadamente eficaz para a perda de peso rápida. A dieta promete a perda de peso de até 12 kg de gordura da barriga em apenas duas semanas. Especialistas pretendem colocá-la em discussão. Pontuação: 3 de 5.
Os especialistas reconheceram os benefícios para a saúde, em particular no que diz respeito ao coração e diabetes, esta dieta, mas também criticou seu programa desnecessariamente restritiva, que nem sequer particularmente inovador. Pontuação: 3 de 5.
A dieta de South Beach já recebeu pareceres favoráveis em relação à perda de peso rápida, mas suas restrições podem torná-la imprópria para eliminar os quilos extras a longo prazo. Pontuação: 3 de 5.
Especialistas atribuem pontuações bastante altas para a dieta vegan no que diz respeito à proteção contra à diabetes e às doenças do coração, mas de acordo com algumas declarações dos peritos entrevistados, esta dieta seria extremamente restritiva e não forneceria quantidades suficientes de alguns nutrientes. Pontuação: 3 de 5.
A dieta da zona seria complicada e tediosa de se estruturar a cada refeição para alcançar as necessidades específicas em matéria de macronutrientes. Especialistas estriam bastante perplexos com esta dieta. Pontuação: 2.9 de 5.
Um dos especialistas disse que a dieta Eco-Atkins é mais saudável do que a dieta Atkins tradicional, mas, em sua opinião, é provável que seja mais difícil de seguir. É restritiva e precisa de um guia para seguir em detalhe. Pontuação: 2.9 de 5.
Os especialistas lhe deram baixa pontuação com relação à perda de peso a longo prazo, os benefícios para o coração e a facilidade em segui-la. Pontuação: 2.9 de 5.
Os especialistas consultados deram pouco crédito à dieta macrobiótica por vários fatores. Esta requereria uma mudança radical em relação à dieta americana padrão e teria um regime muito rigoroso para seguir. Pontuação: 2.7 de 5.
A dieta Medifast tem atraído escores positivos apenas no que diz respeito à perda de peso em curto prazo, enquanto que teve baixa pontuação em relação à maioria das categorias. Os objetivos desta dieta são perda de peso e controle do diabetes. Pontuação 2.7 de 5.
Esta dieta recebeu baixas pontuações em todas as categorias. Seria difícil de segui-la e não representaria uma garantia para a perda de peso ou para a prevenção de diabetes e doenças cardíacas. Pontuação: 2.6 de 5.
De acordo com os especialistas consultados é uma dieta ridícula, que não promove a perda de peso a longo prazo ou a melhoria do comportamento alimentar. Recebeu pontuações medíocres em todas as categorias. Pontuação: 2.6 de 5.
Especialistas se mostraram pouco animados com essa dieta que recebeu pontuações medíocres em todas as categorias. Seria uma dieta pouco saudável e não muito útil para perder peso em longo prazo. Pontuação: 2.5 de 5.
É a dieta do jejum em que os especialistas manifestaram várias preocupações, argumentando que isso poderia levar a escolhas alimentares “pobres” e a uma falta de controle das porções nos dias em que não se faz jejum. Pontuação: 2.5 de 5.
Especialistas descobriram que a dieta Atkins, popular dieta low-carb, deixa muito a desejar. Poderia superar quase todas as dietas concorrentes no que diz respeito à perda de peso em curto prazo, mas teve baixa pontuação em relação a perda de peso no longo prazo, nutrição e saúde do coração. Pontuação: 2.3 de 5.
Especialistas deram pontuações positivas para a dieta dos alimentos crus que diz respeito à perda de peso, tanto a curto como a longo prazo, mas eles avaliaram como quase impossível de seguir. Na opinião de um especialista, envolve grande esforço e trabalho duro, conhecimento e sacrifício, enquanto haveria outras dietas igualmente saudáveis que exigem menos esforço. Pontuação: 2.3 de 5.
A dieta Dukan tem pontuações muito baixas, bem abaixo da média. Os especialistas entrevistados a definiram como muito restrita, com muitas regras e nenhuma evidência de que realmente funcione. Pontuação: 2 de 5.
Especialistas têm contestado esta dieta sob todos os pontos de vista e concluem que em relação à alimentação, seria melhor escolher outros programas alimentares. Seria difícil aplicar este sistema aos tempos modernos comendo carne “pura” e muitas plantas selvagens. Pontuação: 2 de 5.
Veja aqui todos os resultados parciais das dietas. Veja aqui o ranking completo de US News com os detalhes de cada dieta.
Talvez te interesse ler também:
DESCUBRA QUAL É A DIETA QUE MAIS EMAGRECE
Fonte foto: nummytummy.com
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER