Até a China parece estar cada vez mais interessada na segurança alimentar e na salubridade dos alimentos. Aproveitando essa onda, a gigante de comunicações Baidu web criou os hashi, pauzinhos chineses, capazes de informarem se um alimento é mais ou menos saudável.
Os novos pauzinhos inteligentes chamados Kuaisou, uma vez imersos na comida, alertam o consumidor se o que se está para comer é saudável ou não. Em particular, eles são capazes de avaliar se há muito sal na comida, acidez excessiva, se foram usados óleo velho ou panelas enferrujadas na preparação do alimento. Além disso, é possível calcular a temperatura e as calorias dos alimentos.
Os Kuaisou serão, portanto, úteis para lidar com o risco de comer alimentos pouco saudáveis não só em restaurantes, mas também em quiosques na rua, muito populares na China, como no Brasil, e nem sempre seguros do ponto de vista da higiene e da segurança alimentar. Nos últimos anos, de fato, houve muitos escândalos relacionados principalmente com o uso de óleo de baixa qualidade e ou reutilizado, na preparação culinária naquele país.
“No futuro, com o Baidu Kuaisou, você poderá saber a origem do óleo, da água e de outros ingredientes; se são adequados para o consumo, além dos nutrientes contidos nos alimentos”, disse Robin Li, CEO da Baidu em um discurso de apresentação do produto (atualmente ainda não disponível no mercado).
O vídeo abaixo, divulgado pela empresa chinesa, mostra como usar os pauzinhos que fornecem os dados se o usuário tiver conexão com smartphone, tablet ou PC.
Quem sabe, em breve inventem garfos com as mesmas características 🙂
Leia também: Pratos auto-laváveis para reduzir o desperdício de água e detergentes
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER