Índice
Melancias contêm altos níveis de um notável antioxidante, chamado licopeno – também presente em tomates, por exemplo – que é responsável por manter o coração jovem e evitar os danos feitos por radicais livres. Além do licopeno, a melancia contém potássio, que reduz o risco de ataque cardíaco e ajuda a diminuir colesterol, melhora a pressão sanguínea e regula o ritmo cardíaco.
O licopeno alimentar tem sido reconhecido como um promotor da saúde dos ossos. Esse antioxidante poderoso reduz a atividade de células ósseas envolvidas no desenvolvimento da osteoporose. Seus níveis altos de potássio ajudam a reter cálcio, o que mantém os ossos e as juntas saudáveis e fortes.
Melancia é rica em água e tem baixa quantidade de calorias, fazendo dela uma ótima fruta para aqueles que desejam perder peso. A citrulina, encontrada em melancias, se converte em arginina – um aminoácido – que também tem efeito de queima de gordura corporal.
Melancias são ricas em flavonoides, carotenoides – como o licopeno – e triterpenoides. Têm exibido, principalmente o licopeno, grandes resultados na redução de inflamações e na neutralização dos radicais livres.
Novamente é o licopeno a peça-chave. Esse poderoso carotenoide tem sido associado à redução do risco de câncer de vários tipos, como próstata, mama, pulmões, útero e cólon.
Como uma boa fonte de potássio e citrulina, a melancia ajuda os músculos e nervos a funcionar de forma correta. Também controla a contração muscular e evita dores nessas áreas após exercícios de musculação mais pesados.
Comendo uma boa quantidade de melancia, pode-se desfrutar de uma boa saúde ocular, graças aos bons níveis de antioxidantes contidos neste fruta, como beta caroteno, vitamina C, luteína e zeaxantina.
Estes antixoxidantes protegem os olhos contra os efeitos decorrentes da idade, como a cegueira noturna, a degeneração ocular e o glaucoma.
Melancia contém uma boa quantidade de beta caroteno, que se converte em vitamina A. A vitamina A exerce um papel importante na produção de sebo pelo corpo e no crescimento muscular, o que serve também para manter a pele e o cabelos saudáveis e hidratados.
Melancias funcionam como um afrodisíaco natural. Aumenta a libido e promove circulação de sangue, de acordo com um estudo da Universidade A&M do Texas, nos EUA.
Melancias são ricas em líquido e, por isso, cheias de eletrólitos. Ingerir melancias diariamente pode ajudar a prevenir desidratação, especialmente nos meses de verão.
Uma última dica é a de ingerir a melancia também pelas sementes, que são ricas em proteína e em fotonutrientes que mantêm o corpo saudável. Melancias sem sementes só podem existir através de manipulação humana, o que pode ser arriscado. Escolha sempre as melancias com sementes. Pense em tua saúde!
Talvez te interesse ler também:
TODOS OS BENEFÍCIOS DA AMADA MELANCIA
DA MELANCIA NADA SE JOGA, TUDO SE CONSOME
SUCO DE MELANCIA: DETOX E REFRESCANTE
Categorias: Alimentação, Alimentar-se
ASSINE NOSSA NEWSLETTER