Índice
Embora já seja conhecida há milênios segundo alguns registros históricos, somente de alguns anos para cá a linhaça começou a se popularizar graças aos seus nutrientes que vão das fibras aos ácidos graxos, tais como o ômega-3 e ômega-6. Este alimento pode ser aproveitado através de sua semente, farinha ou mesmo óleo.
Conheça os benefícios das sementes de linhaça, assim como suas contraindicações.
Por possuir uma alta concentração de fibras e também dos ácidos linolênico e linoleico, respectivamente ômega-3 e ômega-6, a linhaça não é indicada para todos, em especial não é indicada em alguns casos específicos de sensibilidade aos ácidos insaturados.
Comprovadamente, o consumo da linhaça é capaz de trazer diversos benefícios ao organismo se consumida regularmente e de forma equilibrada.
Por ser fonte de fibras, inicialmente a linhaça é muito benéfica no controle da regularização do intestino.
Ainda no sistema digestivo, a linhaça se mostrou capaz de prevenir o câncer de cólon, funcionando também como um laxante natural.
Além disso, estudos mostram que por auxiliar na prevenção de hipertensão, a linhaça também é capaz de prevenir doenças cardiovasculares devido ao ômega-3 em sua composição.
Por reduzir níveis de colesterol e ser naturalmente anti-inflamatória, a linhaça combate e previne os mais diversos problemas de circulação sanguínea.
Ainda para quem busca resultados de renovação estética, a linhaça é uma semente muito eficaz deixando a pele com aspectos saudáveis.
E muito além dos benefícios supracitados, a linhaça trará diversos outros resultados significativos no tratamento de asma, osteoporose, artrite, sintomas de menopausa e até mesmo depressão.
Leia mais: O QUE ACONTECE AO CORPO SE CONSUMIRMOS UM PUNHADO DE LINHAÇA AO DIA?
Apesar de tantos benefícios, a linhaça possui algumas contraindicações às quais você precisa saber.
Podemos citar o caso de pessoas com esclerose sistêmica que por vias gerais não devem ingerir sementes de linhaça, pois seu consumo pode causar obstrução intestinal, ou também a conhecida prisão de ventre.
É também contraindicado o grande consumo (ou consumo excessivo) de linhaça de forma repentina, pois pode causar reações alérgicas diversas. Por isso, caso opte pelo consumo de linhaça, o mesmo deve ser feito aos poucos, de forma gradual, até alcançar o montante ideal recomendado pelo médico ou nutricionista.
Sobre consumir linhaça durante a gravidez, alguns médicos e organizações de saúde não recomendam o seu consumo (ou pelo menos não o seu consumo excessivo) por possível ocorrência de parto prematuro ou por questões hormonais. Mas a questão é controversa e existem poucos estudos sobre isso.
É importante frisar que a linhaça não deve ser consumida se outros medicamentos estiverem sendo ingeridos no mesmo período, tal como em um tratamento médico. Esta contraindicação se refere ao fato de que a linhaça pode vir a bloquear ou dificultar a absorção de medicamentos pelo organismo.
Consulte um médico se estiver tomando medicamentos hormonais, e ou quaisquer outros, por causa de possível interação medicamentosa.
RESUMO
Resumidamente, podemos dizer que as sementes de linhaça são contraindicadas ou devem ser consumidas com moderação em casos de:
A linhaça pode ser consumida de diversas formas.
Perguntamos à nutricionista Michelle Bortoletto como ela indica o consumo de linhaça e ela aconselha a tostar e a moer as sementes antes, pois os seus benefícios aumentam quando se utiliza este processo. Depois de tostar, você pode triturar as sementes em um pilão ou liquidificador e consumi-las com frutas, vitaminas e até mesmo sobremesas.
A semente bem triturada (fica uma espécie de farinha) pode ser usada também para complementar massas de pães, bolos, biscoitos, tapiocas, crepes, etc.
O conselho de não comer as sementes de linhaça sem antes triturá-las se dá, porque nosso corpo não consegue assimilá-las e pode expulsá-las do organismo sem tê-las absorvido.
Use-as para enriquecer iogurtes, mueslis, batidas, sucos, sopas, saladas, feijões, farofas, na banana amassada ou com outras frutas, garantindo assim uma alimentação saudável.
Para consumir cápsulas ou suplementos de linhaça, é aconselhável consultar um médico ou nutricionista antes.
Embora não haja recomendações específicas, consumir de 1 a 2 colheres de sopa de sementes de linhaça moída por dia para seguir a recomendação de consumir diariamente 1 ou 2 porções de alimentos que contenham ômega-3. Uma colher de sopa de linhaça moída contém 37 calorias.
Vimos então que a linhaça pode trazer muitos benefícios para o organismo, mas também possui diversas contraindicações. Por tal motivo, é fortemente recomendado que um médico ou nutricionista seja consultado antes que você adote a linhaça em sua dieta.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
SEMENTES DE ABÓBORA: PROPRIEDADES E USOS
SEMENTE DE CHIA: PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS E USOS
EMENTES DE GIRASSOL: PROPRIEDADES E COMO USAR
15 ÓLEOS VEGETAIS PRECIOSOS PARA SAÚDE E BELEZA
Categorias: Usos e benefícios
Publicado em 13/08/2021 às 1:02 am [+]
Obg pelas informações. Vou começar a adicionar linhaça na minha dieta.
Publicado em 14/08/2021 às 11:12 am [+]
<3
Publicado em 08/04/2023 às 7:24 am [+]
Como diariamente com yogurts cerca de uma colher de chá de semente de linhaça triturada.
Sinto que me faz bem aos intestinos contudo passados poucos minutos sintoma sensação desagradável e uma manutenção acentuada do sabor da linhaça
Publicado em 12/04/2023 às 5:58 pm [+]
Eliseu, talvez você não esteja digerindo bem. Consulte um médico ou nutricionista. As informações não substituem uma consulta. Um abraço
Publicado em 24/01/2024 às 11:05 am [+]
A linhaça provoca coceira na pele?
Faço pão usando a linhaça que ficou de molho por 12 horas e após consumo por alguns dias, minha pele fica coçando e alguns pontos formam feridinhas de tanto coçar 😳…
O pão é uma delícia mas acho que vou ter que parar de aprecià-lo no café 🙁☕