Índice
Os alimentos ultraprocessados são produtos industriais que contêm ingredientes pouco ou nada utilizados na culinária caseira. Esses alimentos são frequentemente ricos em aditivos químicos, corantes, aromatizantes e conservantes que melhoram sua aparência, sabor ou textura.
Os alimentos processados são aqueles que passaram por algum nível de processamento, como a adição de sal, açúcar ou óleo, mas ainda são compostos principalmente por ingredientes reconhecíveis. Exemplos incluem pão feito com farinha de trigo, água, sal e fermento. Já os ultraprocessados contêm muitos aditivos e ingredientes que não se encontram na culinária tradicional.
Lista com classificação de alimentos processados e ultraprocessados Fonte BBC
Não há evidências científicas definitivas sobre o impacto da ingestão de alimentos ultraprocessados na saúde, porém vários estudos têm associado seu consumo a diversos problemas, como:
Alimentos processados e ultraprocessados provavelmente fazem mal porque são frequentemente ricos em sal, açúcar e gorduras, contribuem para o vício alimentar e são considerados “calorias vazias” porque oferecem pouco ou zero nutriente.
Para reduzir o consumo de alimentos ultraprocessados:
Reconhecer e evitar esse tipo de alimento pode ser um passo importante para melhorar sua saúde e bem-estar. Opte por comida caseira, fresca sempre que puder, excluindo também restaurantes e comidas prontas de supermercado.
Leia também:
Coloque o Arroz Integral de Molho e Aumente o Seu Valor Nutricional
JILÓ: o amargo que faz bem! Veja Benefícios, Contraindicações e Receitas
Frutas e Verduras Congeladas São Tão Saudáveis Quanto as Frescas?
É verdade que comer muito açúcar envelhece a pele?
Estudo revela que há um tipo de carboidrato que ajuda a emagrecer
13 Opções Saudáveis para Substituir o Açúcar
Categorias: Alimentação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER