Índice
Uma alimentação saudável é a base para a boa saúde. É por isso que, no meio de tantas possiblidades, devemos nos alimentar principalmente do que faz bem para o nosso organismo e o que nos fornece os nutrientes necessários para vivermos o cotidiano.
A linhaça, por exemplo, um grão bem pequeno, pode mudar a sua vida! Consumir sementes de linhaça evita o risco de desenvolvermos doenças crônicas, como diabetes ou hipertensão.
Além dos benefícios para a saúde, a linhaça é um alimento versátil, que dá pra adicionar em várias receitas e pratos, salgados ou doces.
Recentemente, estudos revelaram uma surpresa quase que milagrosa: uma pesquisa da Harvard mostrou que, realmente, a semente de linhaça reduz a pressão arterial, o açúcar no sangue e previne a deterioração celular.
Um relatório da Universidade de Harvard, publicado na revista Harvard Health Publishing, revelou que o consumo, não só de sementes de linhaça, mas de outros grãos integrais, oferece grandes benefícios para a saúde reduzindo:
Além disso, as sementes de linhaça, que são cheias de fibras, são ideais para combater a prisão de ventre e proteger a saúde digestiva.
Yael Hasbani, da área de Saúde e Nutrição Holística, explica:
“É um componente que regula o fluxo intestinal e que reduz a absorção de açúcar e gordura. Combate o mau colesterol (LDL), evitando que as artérias entupam, e protege o coração de possíveis patologias”.
A linhaça também é fonte de:
E, graças a todos esses nutrientes, que a linhaça mostrou ser uma grande aliada da saúde.
O relatório da Harvard University demonstou resultados quase que milagrosos: cita pesquisas que constatam que pessoas que consumiam uma quantidade maior de grãos integrais, ou seja, pelo menos uma porção diária, tinham 9% menos chance de contrair doenças cardíacas.
Linhaça: estudo de Harvard mostra que a semente reduz a pressão arterial, o açúcar no sangue e previne a deterioração celular https://t.co/owU47dbvg4
— Jornal O Globo (@JornalOGlobo) February 27, 2023
Já passou da hora de comermos mais linhaça… se for ao mercado, não se esqueça, é um item fundamental da lista de compras.
Segundo Hasbani, a melhor opção para consumir a linhaça é moendo as sementes para que formem um pó.
O recomendado, de acordo com a especialista, é consumir uma colher por dia, que é igual a 7 gramas de linhaça e corresponde a 2 gramas de fibra.
O pó deve ser moído no momento em que for usado (caso contrário, pode ser exposto ao ar e oxidar). Ele pode ser incorporado a todos os tipos de comida como, por exemplo, iogurtes e saladas, bem como em preparações, como pães, sobremesas ou qualquer tipo de massa.
Aproveite para arriscar nas receitas. Cozinhar é tudo de bom!
Fonte: O Globo
Talvez te interesse ler também:
Sementes de Linhaça: Benefícios, Contraindicações e Como consumir corretamente
Óleo de linhaça → TODOS os Usos Alimentares e Cosméticos
Linhaça: como utilizá-la para a saúde e beleza dos cabelos
Farinha de linhaça: propriedades, calorias, usos e receitas
Categorias: Alimentação
ASSINE NOSSA NEWSLETTER