Abraço: bom para prevenir resfriados e viver melhor


Um abraço por dia mantém o médico longe. Os abraços são bons para prevenir resfriados, aliviar o estresse e estimular o sistema imunológico. A ciência comprova tudo isso.

Um novo estudo mostrou que os abraços são uma verdadeira bênção para a saúde. Pesquisadores da Carnegie Mellon University explicaram que as relações sociais entre as pessoas têm muito a ver com o seu estado de saúde.

Os corpos de pessoas que estão em conflito com outras, seriam os mais vulnerável aos vírus. Quem tem interação social menos estressante tem mais sorte neste ponto de vista, uma vez que goza de uma imunidade mais forte.

Os vínculos sociais positivos, que nos permitem aproximar de uma pessoa e até mesmo abraçá-la, com benevolência, nos protege da ansiedade e da depressão, bem como dos transtornos “triviais”, como o resfriado comum.

Os voluntários que participaram do estudo responderam a um questionário. Entre as perguntas mais frequentes foram os relacionados aos abraços, em especial, os participantes tinham de indicar se tinham recebido um abraço durante um determinado dia.

Mais tarde, os participantes foram deliberadamente infectados com o vírus da gripe. Especialistas descobriram que as pessoas que receberam mais abraços e maior apoio social se desenvolveram sintomas mais leves.

De acordo com especialistas, isso mostra que abraços e sinais de afeto, como beijos e carinhos, podem ser úteis na redução dos fatores de estresse e do risco de ficar doente. Em particular, parece que um abraço por dia pode ser o suficiente para melhorar a saúde.

“O aparente efeito protetor dos abraços pode ser devido ao contato físico ou à sensação de apoio e intimidade que a pessoa experimenta. Em ambos os casos, aqueles que os recebem são um pouco mais protegidos do contágio” – disseram os especialistas.

Este estudo, liderado por Sheldon Cohen, envolveu 400 participantes e foi publicado na revista Psychological Science, com o título: “Does Hugging Provide Stress-Buffering Social Support?”.

Lembre-se que um abraço é um presente muito precioso.

Leia também: A fim de um chamego? Cuddle Up To Me: nos Estados Unidos uma loja vende carinho




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...